quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Nome: Pâmela Cristina Magalhães 
Matrícula: 13201350
 
 
Plataformas Populares que Disseminam o Conhecimento 

             Este artigo pretende ressaltar os avanços conquistados a partir das redes sociais juntamente com a inclusão digital e social com o apoio das redes sociais. É possível Encontramos inúmeros métodos e recursos úteis em cada uma dessas ferramentas. O presente artigo ira mostras as plataformas do Moodle e o Facebook, e como elas vem auxiliando como forma de aprendizado.
A internet e o mundo virtual são assuntos fundamentalmente importantes atualmente no mundo. A união da educação com os meios virtuais têm sido algo muito frequente nos últimos anos, o que torna bastante interessante compreender melhor esse assunto.
             O mundo virtual tem sido, cada vez mais, utilizado como forma de interação entre as pessoas. A troca de conhecimento fácil e simples que é disponibilizada pela internet, incentiva as pessoas a procurarem por esse método. 
            Constantemente as pessoas vêm buscando o mundo virtual como forma de interação e troca de conhecimento.
     Com a frequência que isso vem acontecendo, algumas universidades resolveram investir nesta forma de obtenção de conhecimento através da mídia social, procurando uma maior interação e participação dos usuários que utilizariam aquele conteúdo, já que ao contrário do meio de comunicação impresso, a internet é um meio interativo, que amplia as formas de se obter conhecimento.
    Com isso, é interessante conhecer melhor essas plataformas utilizadas para disseminar o conhecimento, utilizadas constantemente hoje em dia.
             Primeiramente é interessante conhecer conceitualmente o que é uma rede social. A rede social mais antiga que existe é a sociedade. A sociedade é formada por interações estimuladas pelos indivíduos, e a partir dai desenvolvemos identificação e ligações, que fortalecem a esfera social. Segundo Tomaél et al. (2005, p. 93 apud Marteleto 2001, p. 72), as redes sociais representam “[…]
um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”. Ainda segundo Tomaél et al. (2005, p. 95), a partir do desenvolvimento dos meios de comunicação, principalmente da internet, as relações sociais dispensam o espaço físico e geográfico, elas ocorrem independentemente do tempo e/ou do espaço.
              A interação ocasionada pelas redes sociais é o principal elemento abordado neste artigo. A atualidade e o mundo de possibilidades disponível através da internet, faz com que cada vez mais seja discutido e explorado as formas de interação, e como isso pode ser otimizado e aperfeiçoado no meio acadêmico. Segundo Tomaél et al. (2005, p. 95 apud Marteleto 2001, p. 72) a constante interação possibilita mudanças estruturais e, em relação as interações em que a troca é a informação, a mudança estrutural que pode ser compreendida é a do conhecimento, quanto mais informações comutarmos com o ambiente que nos cerca, com os atores da nossa rede, maior será nossa bagagem de conhecimento, maior será nosso estoque de informação.
              A partir dessa interação, os meios acadêmicos veem adotando plataformas que auxiliem no aprendizado dos alunos e que aproximem o contato da universidade para com seu aluno, através de uma maior interação via ambiente virtual.
          Com isso, tomamos conhecimento então de plataformas que veem auxiliando não só no processo de interação, como também na aprendizagem, cada vez mais autônoma e participativa.
Uma das plataformas utilizadas para dissiminar este tipo de conhecimento, é o Facebook, uma das principais e mais populares redes sociais, que foi criado nos Estados Unidos, por Mark Zuckerberg.
     O Facebook é uma rede social pessoal onde permite que seus usuários possam publicar, compartilhar e ter acesso à publicações de seus amigos.
      Em relação a disseminação de conhecimento, são diversas possibilidades que o Facebook disponibiliza. Permitindo que sejam postados vídeos, carregue fotos em álbuns, compartilhem e acompanhem notícias. É possível também ter controle através de autorizações para que outros usuários possam ver suas publicações, tendo uma vasta área de possibilidades e entretenimento.
        Tendo em vista as amplas possibilidades disponibilizadas por esta plataforma, alguns professores têm adotado esta rede para auxiliar na interação com seus alunos, auxiliando para aproximar o estudante da universidade, a partir de uma ferramenta presente no seu dia a dia, a partir de grupos de observação, como utilizamos nas aulas de redes sociais e virtuais, para que sejam postadas notícias e informações relacionadas ao conteúdo estudado. Esta prática ainda é relativamente nova, porém, é uma grande alternativa criativa e inovadora para o meio acadêmico, uma vez que o usuário/estudante, passa a utilizar uma ferramenta já incorporada no seu cotidiano para obter cada vez mais conhecimento.

        Já o Moodle é uma plataforma mais conhecida, em relação a propagação de conhecimento acadêmico, utilizada em muitas instituições de ensino, com diversas finalidades, tanto para grupos de estudo, quanto para aprendizagem de ensino a distância. É um software gratuito, que pode ser baixado, utilizado e modificado por qualquer indivíduo em todo o mundo.
           Para Sabbatini (p.1, 2007), o Moodle contém uma das maiores bases de usuário do mundo, com mais de 25 mil instalações, mais de 360mil cursos e mais de 4 milhões de alunos em 155 países.
No dia a dia acadêmico essa plataforma se mostra cada vez mais eficiente e eficaz, onde os professores conseguem organizar trabalhos, disponibilizar textos, notas, trocas de informações, abrir chats com os alunos, tornando um método de ensino mais agradável e interativo.
Já Sabbatini (p.2, 2007) conceitua o Moodle como uma filosofia construcionismo, que afirma que o conhecimento é construído na mente do estudante, em vez de ser transmitido sem mudanças a partir de livros, aulas expositivas ou outros recursos tradicionais de instrução.
Os cursos desenvolvidos no |Moodle são criados em um ambiente focado no estudante e não no professor. O professor contribui para que o aluno construa o conhecimento com base nas suas habilidades e conhecimentos próprios, em vez de simplesmente publicar e transmitir este conhecimento.
          Sendo assim, no decorrer da pesquisa para formular este artigo, foi possível analisar que ambas plataformas escolhidas para difundir o conhecimento via web, veem contribuindo considerável e significativamente, para a contribuição de melhorar e desenvolver novos métodos para propagar a informação e a inclusão social através do meio digital, já que cada vez mais necessitamos dessas plataformas para se comunicar, estudar, organizar, compartilhar e acessar diversas áreas do nosso cotidiano. O mais interessante é notar que esses novos métodos têm sido bem aceitos pelos alunos, uma vez que introduzir meios já utilizados, instigam os estudantes a querer explorar melhor essas plataformas. 
 

REFERÊNCIA

BARROS, Arthur de Alvarenga; CARMO, Michelle F. A. C.; SILVA, Rafael L. S. A Influencia das Redes Sociais e seu Papel na Sociedade. Maio 2012.

CORREIA, Pedro M. A. R.; MOREIRA, Maria F. R. Novas formas de comunicação: História do Facebook - Uma história necessariamente breve. Alceu, v.14, n. 28, p. 168 a 187, jan./jun. 2014.

SABBATINI, Renato M. E. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via internet A Plataforma Moodle. Instituto EduMed. Outubro 2007.

TOMAÉL, Maria I.; ALCARÁ, Adriana R.; CHIARA, Ivone G. D. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasilia, v. 34, n. 2, p. 93 - 104, maio/ago, 2005.

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