Nos
dias de hoje, com o mundo cada vez mais interligado e as relações sociais cada
vez mais virtuais, a realidade do marketing também vem mudando, isto porque há
métodos muito mais eficientes, seja pelo baixo custo, pelo maior alcance ou
pelo direcionamento maior de público, do que os métodos tradicionais. Segundo Torres (2009), as mídias sociais são sites na internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação. Elas recebem esse nome porque são sociais, ou seja, são livres e abertas à colaboração e interação de todos, e porque são mídias, ou seja, meios de transmissão de informação e conteúdo.
Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. A partir disto, há uma discussão cada vez maior de como as mídias sociais e o marketing digital podem ajudar em um negócio. Dado isto, as empresas buscam se atualizar e fazer um bom trabalho digital para captação e fidelização de clientes.
Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. A partir disto, há uma discussão cada vez maior de como as mídias sociais e o marketing digital podem ajudar em um negócio. Dado isto, as empresas buscam se atualizar e fazer um bom trabalho digital para captação e fidelização de clientes.
Existem
vários métodos de atrair um cliente por mídias sociais, que devem estar
conectados para que possa manter este relacionamento. Dentre eles os básicos,
como bom atendimento e clareza na passagem da mensagem. Fora esses, há os que
são essenciais para um fenômeno conhecido como viralização, dentre eles o modo
que se passa a mensagem. Muitas empresas conversam com seus clientes utilizando
da linguagem atual, de expressões, gírias e até os “memes” feitos nestas
mídias, tudo isto para mostrar proximidade com o cliente, demonstrar que sabem
o que acontece no mundo aqui fora, que não ignoram o comportamento das pessoas
e sim tentam compreende-lo para atrair cada vez mais novas pessoas ao seu
negócio. A seguir, um case que registra isto:
Recentemente,
a rede de Fast Foods McDonald’s obteve uma conquista grande que pode
desestabilizar fortemente um de seus grandes concorrentes, o Bob’s. A história
é a seguinte, o McDonalds conseguiu fazer um contrato de exclusividade para uso
da marca, isto é, poderia rotular seu Milk-Shake de Ovomaltine com o nome desta
segunda marca, tirando assim o direito do Bob’s chamar o seu Milk-Shake assim,
mas não que o produto deixasse de existir, apenas mudou de nome, passando a se
chamar Crocante.
A
partir disto, o marketing digital começou a trabalhar. Houveram diversas
campanhas nas mídias sociais por meio dos concorrentes do McDonalds (e até de
marcas sem relação direta com este produto) demonstrando que também utilizavam
produtos com base no Ovomaltine. O mais marcante foi o Bob’s, que, com suas
iniciativas brilhantes e bem fomentadas, conseguiram viralizar estas
propagandas e alcançar grande parte do público, para que não tivessem a ideia de
que a rede não o produziria mais, demonstrando que o produzirá sim, apenas com
outro nome. Inclusive, uma das ações do Bob’s foi de chamar o Milk-shake da
concorrente de Milk-Fake, fazendo um trocadilho em que colocavam como tendo o
original e o concorrente apenas tentaria imitar seu produto tão bem-sucedido.
A
seguir, imagens que demonstram as campanhas relacionadas ao tema:
O
causador do problema
A
primeira resposta do Bob’s
Burger
King e Giraffas também entram na briga
Além
disso, o Bob’s, principal adversário do McDonalds nesta batalha, teve a
iniciativa de lançar uma promoção que se baseava na seguinte frase “não bebo
milk-fake” que, a cada compra de um trio, dava direito a um Milk-Shake Crocante
(novo nome do antigo produto).
O Bob's se mostra muito atento as mídias sociais, visto que também usou o youtuber Whindersson, um dos influentes do Brasil, para criticar o concorrente. O vídeo se passa com ele tentando comprar um Milk-Shake e um vendedor paraguaio tentando lhe vender uma imitação.
A
partir disto, podemos ver que graças à internet e as mídias sociais, algo que
poderia em tempos passados soar como a derrocada de uma empresa se mostrou como
grande alavancagem para novas promoções e divulgação de seus produtos, além de
mostrar eficiência na gestão de seus canais de comunicação com seus clientes,
que se divertiram ao ver toda esta “batalha”.
Referências:
KOTLER, P. KELLER, K. L., Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006.
750p.
TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital. 1ª edição. São Paulo: Novatec, 2009.
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