“Marketing é um conjunto de atividades
orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de
Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou
usuário”(Rafael Rez).
“Podemos definir o marketing digital como o
modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização
de ações promocionais, que têm a finalidade de divulgar produtos, negócios,
serviços ou atributos de marca. E que envolve o uso de dispositivos conectados
à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing”
(INTERNET INNOVATION).
(INTERNET INNOVATION) 29 DE AGOSTO DE 2012
“Microempresa será a sociedade
empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade
limitada e o empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que
tenha um faturamento anual (receita bruta) igual ou inferior a R$ 360.000,00 emprega
até nove pessoas no caso do comércio e serviços, ou até 19, no caso dos setores
industrial ou de construção. Já a empresa de
pequeno porte ou Pequenas Empresas são aquelas que possuem um faturamento anual
superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior é R$ 3.600.000,00 empregam de 10 a
49 pessoas, no caso de comércio e serviços, e 20 a 99 pessoas, no caso de
indústria e empresas de construção” (Tagplus).
Segundo a ONU ( Organização da Nações Unidas) cerca de 3 bilhões de
pessoas possuem acesso á internet, isto representa 40% da população mundial,
para um empresário de visão um dado como esse não pode passar despercebido e
ser ignorado, pois imagine o número de possibilidades existentes, o quão grande
sua empresa pode se tornar se conseguir chegar aos olhos de todos estes
indivíduos. Pois bem isto é possível, a internet está ai, a maior parte dos
dispositivos eletrônicos comercializados atualmente, possuem, acesso a esta
tecnologia, engana-se quem acha que os acessos são realizados apenas através de
computadores, desktops ou notebooks, hoje em dia a internet nos rodeia, podemos
acessar pelos smartphones, tablete, relógio e inúmeros outros dispositivos.
A internet está ai, as
oportunidades estão a sua frente, com um simples click você consegue obter
contato com qualquer pessoa do planeta, parece simples não é? Mas não se
engane, há inúmeros outros como você lutando por sua parte neste mercado, e
para conseguir se destacar perante estes outros fortes concorrentes um bom
plano de ação é necessário, faça um plano de negócio, encontre seu público
alvo, descubra quais meios de acesso eles mais utilizam, certifique-se se seu produto condiz com as expectativas dos seus clientes, e acima de tudo faça, pois não adianta ter boas idéias, uma boa capacitação e condição se você não der o primeiro passo.
Uma boa promoção da sua marca e produto são essenciais, o marketing digital é uma ótima ferramenta, mas, isso não significa também que você deve desprezar as formas mais convencionais de marketing, pois como afirma, Valle "Quando indicamos o caminho do marketing digital para pequenas empresas, não estamos de maneira alguma dizendo que você deve ignorar daqui por diante o marketing tradicional, muito pelo contrário, estamos falando na sinergia do marketing digital com o convencional." Você deve procurar a receita certa para seu produto, buscar o ponto certo de equilíbrio entre os dois meios que trará um maior retorno, pois não se esqueça, seus recursos são finitos. Após colher todas as informações necessárias do seu publico alvo e dos seu produtos, veja o recurso que você tem disponível para investir na divulgação, para então elaborar seu plano de marketing, pois a internet disponibiliza vários meios de divulgação e cada um com seu custo. Se a sua disponibilidade de investimento é alta, pode aliar propagandas em grandes sites com televisão, jornais e outdoor, o que traria uma visibilidade rápida, mas se o seu capital é mais limitado, não se apavore, pois a promoção em mídias sociais na maioria das vezes não requer grandes custos, e trás muita visibilidade também, claro que desde que bem feita.
Por tanto, não fique pensando que porque sua empresa é muito pequena ou por que seus recursos estão muito limitados que sua empresa deve ficar no escuro, não procure a receita das grandes empresas como Nestle por exemplo, pois a realidade dela é bem diferente da sua, assim como também seu público provavelmente. Analise sua empresa e faça o melhor plano de negócio possível, não saia atirando para tudo que é lado, foque e vá no ponto certo, e não se esqueça tudo começa com o primeiro passo, então levante e faça, seu sucesso só depende de você.
O texto a baixo produzido pela resultados digitais, onde o CEO Eric Santos reforça um pouco mais sobre marketing digital.
(resultados digitais, 2013)
Referências:
REZ, Rafael. O
QUE É MARKETING – CONCEITO E DEFINIÇÕES: comunicação corporativa. 2012. Publicado por RAFAEL REZ.
Disponível em:
<http://www.marketingdeconteudo.com.br/comunicacao-corporativa/o-que-e-marketing-conceito-e-definicoes/>.
Acesso em: 04 DE NOVEMBRO DE 2016.
INTERNET INNOVATION (Brasil). FÓrum E-commerce. MARKETING
DIGITAL - CONCEITO E DEFINIÇÃO: DIGITAL BUSINESS SCHOOL. 2012. POSTADO POR INTERT INNOVATION.
Disponível em:
<https://www.internetinnovation.com.br/blog/marketing-digital-conceito-e-definicao/>.
Acesso em: 04 DE NOVEMBRO DE 2016.
TAGPLUS (Brasil). ENTENDA
QUAL É A DIFERENÇA DE MICRO E PEQUENA EMPRESA: Qual a diferença de micro e pequena empresa?. 2015. Postado
por consultor TAGPLUS+. Disponível em:
<http://blog.tagplus.com.br/entenda-qual-e-a-diferenca-de-micro-e-pequena-empresa/>.
Acesso em: 04 nov. 2016.
VALLE, Alberto. Academia do marketing: marketing digital para pequenas empresas. Por Alberto Valle. Disponível em: <http://www.academiadomarketing.com.br/marketing-digital-para-pequenas-empresas/>. Acesso em: 04 nov. 2016.
MARKETING Digital Para Pequenas Empresas. Realização de Resultados Digitais. Intérpretes: Eric Santos. 2013. (5 min.), color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WCcy2F-OSmQ>. Acesso em: 04 nov. 2016.
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