Com as evoluções tecnológicas,
surgiram novas formas de interação na sociedade. Dentre elas, podemos destacar
as redes sociais e virtuais. Além da interação entre as pessoas, as redes
sociais permitiram que conselhos e opiniões fossem compartilhados, influenciando
o comportamento dos consumidores. Há muitos estudiosos que acreditam que por volta de 2017 a
população estará muito mais conectada entre si e em grupos que sejam de seu
interesse, encaixando o perfil do consumidor nessa era da informação
(SILVEIRA; SOARES; 2011).
A evolução da Web 1.o para a Web
2.0 também possibilitou mais interatividade e colaboração entre internautas. Hoje
sabemos que redes como Facebook, YouTube, Instagram, entre outras, causam
efeito significativo na tomada de decisão de compra. Atrelada à influência das
redes sociais no comportamento dos consumidores, estão as estratégias de
marketing que abrem espaço para uma comunicação personalizada e diferenciada
entre empresas e consumidores.
Há diversas intenções quando se
busca por um produto em uma rede social: busca simples por informações, por
lojas próximas, por opiniões sobre qualidade ou até mesmo por opiniões sobre
compras insatisfatórias. As redes sociais são ponto de referência para busca de
informações, onde as trocas são contínuas e instantâneas. Os dados expostos nas
redes sociais podem ser usados pelos consumidores no momento em que eles têm
interesse em realizar alguma compra, tanto pela internet, como em loja física.
Por exemplo, uma página no Facebook pode ser utilizada para pessoas expressarem
opiniões e fazerem críticas a respeito de produtos que compraram. No YouTube,
podem ser feitos vídeos apresentando os produtos de forma a atrair novos
clientes. As experiências de outras pessoas contam muito na decisão de compra
do consumidor. Quando ele recorre às redes sociais, é isso que mais lhe
interessa saber. Os novos consumidores da era
digital mudaram seus hábitos e exigem das empresas uma forma diferente de
relacionamento, pautada na hiperconectividade e facilidade com o qual as
pessoas trocam informações atualmente. Eles estão menos tolerantes às
burocracias e demoras nos processos de compra.
Um levantamento realizado PricewaterhouseCoopers para avaliar os fatores de mudança do varejo apontou que 77% dos consumidores brasileiros é influenciado na decisão de compra por meio das redes sociais, tanto em lojas virtuais como em lojas físicas. Já nos outros 19 países pesquisados, 62% dos mais de 19 mil consumidores entrevistados confirmaram a força das redes sociais na decisão de compra. Alguns outros dados importantes da pesquisa em relação ao Brasil:
- 3% dos brasileiros disseram que descobriram marcas pelas redes sociais;
- 43% revelaram que pesquisam o retorno (feedback) de uma marca;
- 39% seguem suas marcas favoritas;
- 35% assistem vídeos sobre marcas ou produtos nas redes sociais.
Do ponto de vista empresarial, as
redes sociais contribuem de forma bastante significativa para exposição das
marcas e, a partir de estratégias, as empresas podem alcançar vantagens
competitivas no mercado. As redes sociais constituem uma oportunidade de se
comunicar e atingir novos consumidores, antes mesmo deles se tornarem clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint, as maiores
empresas do mundo aumentaram seu lucro em 18% nos últimos anos depois que
passaram a investir em redes sociais. Além disso, através das redes sociais as
empresas conseguem monitorar os comentários que surgem sobre seus produtos
negativos e trabalhar rapidamente para que corrigir os eventuais problemas. Em
suma, o importante é transmitir uma boa imagem da marca, transmitir conteúdo
relevante, atingir o público alvo e saber lidar com o consumidor insatisfeito.
Um das mais influentes redes
sociais no Brasil é o Facebook. Cerca de 93,3% das pessoas curtem páginas de
empresas, produtos ou serviços para atualizarem sobre novidades ou apoiarem as
marcas que mais simpatizam.
As redes sociais antes eram
apenas espaços de divertimento e relacionamento, porém, hoje são importantes
ambientes de troca de experiência entre usuários sobre as marcas (PEREIRA
2011). De fato esta
realidade é perceptível nos dias atuais, pois as pessoas são influenciadas
diretamente pelas propagandas e ações nas redes sociais. Os que os consumidores
querem experiências enriquecedoras, que transformem sua maneira de agir,
pensar e se relacionar com a marca.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Pwc. Total Retail 2016 - A
revolução que os consumidores almejam, com a execução que os conquista. Disponível em:
<http://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividade/produtos-consumo-varejo/2016/total-retail-2016-revolucao-consumidores-almejam-execucao-conquista.html>.
Acesso em: 16 nov. 2016.
FLAMOO. Como as redes sociais influenciam o processo de compra? Disponível em: <http://flammo.com.br/blog/como-as-redes-sociais-influenciam-o-processo-de-compra/>.
Acesso em: 16 nov. 2016.
PEREIRA, Janaina Fernanda de Oliveira. A influência das redes
sociais no comportamento de compra. 2011. 20 f. Monografia (Especialização) - Curso de
Gestão Estratégica de Marketing, Centro Universitário Una, Belo Horizonte, 2011.
REZ, Rafael. Decisão de compra é cada vez
mais baseada em comentários. Disponível em: <http://www.marketingdeconteudo.com.br/comportamento-do-consumidor-digital/decisao-de-compra-e-cada-vez-mais-baseada-em-comentarios/>.
Acesso em: 17 nov. 2016.
SILVEIRA, Robert Cerqueira; SOARES, Thereza
Olívia Rodrigues. A influência das redes
sociais no comportamento do consumidor: um estudo sobre as decisões de compra
do consumidor nas comunidades virtuais. In: VII congresso nacional de
excelência em gestão, 7, 2011. Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário