Grande parte das empresas que buscam iniciar uma estratégia de marketing digital para adquirir mais clientes, pensam na rede social mais presente no dia-a-dia das pessoas: a rede social Facebook. Porém, ao mesmo tempo muitas possuem certa dificuldade para entender como podem vender através do Facebook. Muitas por exemplo, acreditam que quanto for maior o número de curtidas, consequentemente, podem vender mais. O que muitas vezes não é o caso. Portanto tentarei exemplificar:
Ao trabalhar na Resultados Digitais, atualmente a maior empresa de marketing digital do país, na área de pré-vendas, quando questiono analistas e gerentes de marketing sobre qual é o retorno em vendas que essa mídia social está trazendo para a sua empresa, de forma muitas vezes cômica, eles relatam que não sabem. Constantemente fico me perguntando. Como uma área de marketing de uma empresa coloca publicações no facebook, ou seja, tira um período do seu dia para publicar algo em um local que o seu público-alvo está e não sabe como essa ação está dando de retorno?
Ao trabalhar na Resultados Digitais, atualmente a maior empresa de marketing digital do país, na área de pré-vendas, quando questiono analistas e gerentes de marketing sobre qual é o retorno em vendas que essa mídia social está trazendo para a sua empresa, de forma muitas vezes cômica, eles relatam que não sabem. Constantemente fico me perguntando. Como uma área de marketing de uma empresa coloca publicações no facebook, ou seja, tira um período do seu dia para publicar algo em um local que o seu público-alvo está e não sabe como essa ação está dando de retorno?
Para realizar uma ação efetiva no Facebook a empresa deve monitorar o que é falado sobre ela, seus produtos e seus concorrentes. A empresa pode ainda estender seus canais de comunicação às redes sociais, possibilitando que o próprio usuário entre em contato e fale mais sobre suas necessidades.
Esse é o meu trabalho na RD. Educar em um primeiro momento o mercado a alcançar resultados em vendas usando estratégias que muitas empresas fazem, mas infelizmente por falta de instrução, não sabem fazer de forma efetiva gerando vendas para a empresa.
Por isso, nesse post quero dar algumas dicas para as empresas que querem gerar mais vendas através da rede social mais popular do mundo, o Facebook.
Dica Nº1 - Crie uma página da sua empresa no Facebook
Diferentemente de um perfil, a página de uma empresa no Facebook pode trazer uma série de benefícios, como por exemplo identificar quem são as pessoas que estão curtindo a sua página e identificando se elas realmente são o público alvo que a sua empresa quer atingir. Faça também uma boa descrição da sua empresa na sua página.
Dica Nº2 - Use abas personalizadas na página da sua empresa
Abas (ou aplicativos) são aquelas janelinhas que aparecem logo abaixo da foto de capa da página. Explore o contexto do seu negócio e pense em opções interessantes e que ajudem as pessoas a encontrar informações sobre seus produtos e serviços.
Dica Nº3 - Crie botões de Call-to-action
As chamadas para ação têm por objetivo incentivar as pessoas a realizarem ações importantes em sua Fan Page como: baixar um aplicativo, gerar um Lead ou efetuar uma compra no seu site. Como por exemplo: Reservar agora, Fale conosco, Usar aplicativo, Jogar, Comprar, entre outros.
Dica Nº4 - Crie uma estratégia de marketing de conteúdo nas primeiras postagens
É importante prestar atenção se o que você publica é atraente para o usuário, ou seja, se não há motivo para ele continuar te seguindo, com certeza ele não vai curtir e nem espalhar a sua mensagem pelo grupo de amigos que ele tem no Facebook. Por isso é importante comunicar o que o seu público-alvo quer ouvir e não o que você quer que ele ouça.
O primeiro passo é definir quem é o seu cliente, ou seja, identificar o que ele faz no seu dia a dia, qual é o tipo de empresa ou pessoa que compra a sua solução, produto ou serviço, qual o nível de instrução do seu público e quais são seus desafios e obstáculos. quanto de conhecimento ele já tem sobre o seu mercado, entre outros.
Dica Nº5 - Crie links entre a sua página e o site da sua empresa
Ao longo desses anos também percebi que é muitas empresas não criam links entre a página e o site da sua empresa, onde consta mais informações sobre os produtos e serviços que essa empresa oferece e também a possibilidade de o potencial consumidor solicitar um orçamento ou um contato da empresa para comprar esses produtos e serviços. Esse tipo de experiência pode acarretar em muitas vendas, pois na maioria das vezes o público alvo que está curtindo a sua página fica com curiosidade ao ter mais engajamento em identificar o que a sua empresa faz. Se o conteúdo for relevante pra ela, com certeza ela vai querer saber o que você faz e como você pode ajudar ela..
Dica Nº6 - Analise quem são as pessoas que estão curtindo a sua página e suas ações no Facebook.
Analise quem está curtindo a sua página, ou seja, qual o perfil do público alvo que curte a sua página. Se você vende vestidos femininos e a maioria do seu público for homens, talvez algo esteja bem errado. É importante também analisar o engajamento das pessoas com as suas postagens, isto pode gerar cada vez mais curtidas, através de um conceito do marketing digital chamado Marketing de Impulso ou Flywheel Marketing.
Dica Nº7 - Impulsione as suas publicações para alcançar mais pessoas
Aquelas publicações que você teve maior engajamento, é importante que você crie ações no Facebook Ads através de investimento financeiro para conseguir alcançar mais pessoas que podem ser seu potencial cliente. Isso pode fazer com que mais pessoas acompanhem a sua página e compartilhe com pessoas próximas a elas.
Espero que tenham sido dicas valiosas e que você consiga muitos clientes usando uma boa estratégia de Marketing Digital no Facebook.
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