sexta-feira, 15 de julho de 2016

Miitomo - Uma rede social diferenciada

Por: Gabriel A. W.

MiiTomo, a nova rede social da gigante dos games japonesa, Nintendo, traz uma proposta diferente das redes sociais padrão que temos.
(Imagem ilustrativa do Miitomo)

Com base nos Miis, pequenos avatars animados criados para o console Wii, a nova proposta pretende se inserir no mercado de redes sociais para além de apenas gamers.

MiiTomo não  foi a primeira rede social para os nintenbros (como são chamados os gamers fãs da Nintendo). O MiiVerse, originalmente, criado para ser utilizado pelos donos dos consoles atuais da Nintendo, o 3DS e o WiiU, já é bastante popular na rede. 

(Logo da rede Miiverse)

Apesar de também estar disponível para celulares, o MiiVerse ainda possui muitas restrições, como forçar os usuários a criar a sua conta através de um dos consoles para poder utilizá-lo. Ainda, como todos os “fóruns” e a grande maioria das postagens são relacionados à games da Nintendo, o público acaba sendo tanto unido, quanto restrito, além de não haver compatibilidade da rede com outras redes sociais.

(Miis tristes por não conseguirem interagir com seus amigos não-Nintenbros)

Assim, com o objetivo de alcançar uma maior gama de usuários, a empresa opta por criar uma rede irreverente, bastante diferente das mais conhecidas, o Miitomo (nome inspirado nos personagens Mii e na palavra japonesa "Tomodachi", que significa "Amigo").

Inspirado no irreverente jogo de slice of life "Tomodachi Life", a rede social busca se destacar das outras, apostando nos Miis, que podem ser feitos para combinar com o usuário, ou para representar qualquer identidade desejada.

O Miitomo aposta num sistema totalmente novo: Os "Miis" fazem perguntas aos usuários, e estes podem respondê-las, além de visualizar as respostas de seus amigos e comentar. Um aspecto divertido dessas perguntas é que elas não são as mesmas "comuns" de sempre, e às vezes são bem inesperadas.


(Um exemplo de uma pergunta de um Mii)

O legal dessa idéia é que os usuários acabam comentando sobre vários assuntos que talvez não comentassem com seus amigos, e isso gera muitas curiosidades e também aproxima os usuários. Pode ser que você acabe descobrindo que gosta do mesmo tipo de sanduíche que um amigo seu e vocês nem sabiam!

Outro aspecto muito divertido do Miitomo, que já invadiu também o Twitter, são as #Miifotos!
Com as Miifotos, os usuários podem transformar a batida "foto do almoço" com os seus Miis e os dos seus amigos, além de compartilhar vários momentos e sentimentos com os amigos.

(#Miifoto de um usuário do Twitter)

Combinando essas duas características, temos uma rede que pode ser muito mais "pessoal" do que outras como Facebook. Ao passo que muitas pessoas geralmente só visitam o Facebook para dar uma rápida olhada sobre coisas superficiais a respeito da vida dos amigos, no Miitomo as pessoas se engajam muito mais. Como cita um escritor to The Guardian: "O Miitomo é muito mais como estar na casa de um amigo, relaxando e jogando conversa fora, sem se preocupar em ser incomodado por estranhos, como poderia ocorrer no Twitter"

(Uma usuária do Twitter numa #Miifoto jogando com as amigas)

O sucesso de mais de 10 milhões de downloads do aplicativo é bastante estrondoso, e demonstra que apesar de não necessariamente ser um substituto ao Facebook (como muitas redes tentam ser), ainda é possível atrair muitos usuários com propostas únicas e inovadoras.

E você? Qual o seu sabor de sorvete favorito pra quando está muito frio lá fora? Os Miis estão morrendo de vontade de descobrir!
(Uma Mii dando um tchauzinho)

*Todas as referências estão linkadas diretamente de onde provém



Nenhum comentário:

Postar um comentário