A cada dia que passa estamos vivendo em um mundo mais conectado, onde as redes sociais ganharam um papel importante no empreendedorismo moderno. Pois, as empresas/negócios não são mais como antigamente, a internet criou um novo jeito de produzir, vender e inovar. Neste artigo abordaremos o empreendedorismo conjuntamente com as redes sociais.
Hoje, muito se discute sobre o empreendedorismo, se trata de fazer algo novo, diferente, de uma mudança da situação atual, com um foco em inovação e criação de valor. Então, se trata de relações de escolha, da liberdade de cada um de fazer escolhas. Os empreendedores precisam de empresas que acolham suas ideias e sirva de terra fértil para estas. Daí então há a criação de empresas, se inserindo em redes socais.
A internet se tornou um meio em que os empreendedores conseguem observar os seus empreendimentos, pois estamos em uma era em que os consumidores interagem com as marcas e empresas. Em 2010 52% dos consumidores já haviam feito esta interação, e 80% alegam que confiam nas recomendações de amigos. Ainda hoje as empresas e empreendedores utilizam redes sociais para o compartilhamento de imagens, pois uma boa imagem atrai consumidores, uma rede muito utilizada é o Instagram, onde as empresas interagem e colocam fotos de produtos ou de serviços, atraindo os consumidores.
Entramos em um novo tipo de empreendedor, o digital, este é aquele que tem um negócio cujos processos e relacionamentos com parceiros, clientes e funcionários, e são realizados principalmente por meio digital. O principal interesse dos consumidores não é receber as mensagens comerciais, então a abordagem é diferente, as empresas não podem sair vendendo o seu serviço ou produto, e sim se deve explorar a estratégia social, como melhorar as relações empresa – cliente, como criação de novas formas com que a necessidade dos consumidores seja satisfeitas.
O Facebook é um grande meio para isto, pois é uma rede de massa onde pessoas podem ter acesso a varias paginas de empresas, onde estas mostram suas inovações, compartilham seus produtos, fazendo com que haja muita interação com os clientes. Então como se pode perceber, mudou o jeito de empreender, os empreendedores estão mais ativos, e são mais inovadores, então sempre em busca de melhorar seu relacionamento com o cliente, então as redes sociais se tornaram um meio que possibilita esta interação, fazendo com que os clientes sejam satisfeitos, tornando a empresa conhecida em seu ramo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário