Graduando: Tiago Dalsasso Matricula:12101339
O
uso da realidade virtual para o tratamento de fobias
A realidade virtual vem como um meio de ligar o usuário por
meio virtual a alguma realidade, de tal forma que de a impressão de algo real.
É uma tecnologia de interface, que justamente por um meio virtual, proporciona
ao usuário a experiência de viver tal situação, de forma que o leve a crer que
os acontecimentos são reais, elevando o nível de experiência de cada um. A
mesma possibilita uma sensação tanto visual como sonora e tátil, que leva o ser
humano a uma imersão antes jamais imaginável.
O termo realidade
virtual foi utilizado a primeira vez pelo autor Antonin Artaud em 1938, o
mesmo citou tal termo, para propor um teatro onde a ilusão natural criaria um
cenário de realidade virtual.
Esta imagem abaixo representa o tataravô, da geração de óculos
que competem a realidade virtual:
Esta outra imagem já traz um óculos das últimas gerações
e demonstra um soldado norte americano em treinamento de salto de paraquedas:
Buscando aproximar o presente trabalho do tema proposto,
a realidade virtual nos últimos anos tem tido avanços significativos, através
de softwares e drivers, o que tem possibilitado que a mesma seja utilizada em
diversas áreas.
Uma delas é ligada a saúde, milhares de pessoas hoje pelo
mundo possuem traumas, fobias referentes a diversos assuntos, utilizando como
exemplo o medo com alturas, ou a fobia com elevadores, e até mesmo com aviões.
Com estudos desenvolvidos, chegou-se ao nível de criar um
tratamento para estas doenças utilizando a realidade virtual, mas não se baseia
em apenas submeter a pessoa a utilizar a realidade virtual, pois a mesma pode
se desesperar e com isto passar mal, pois levaria a mesma diretamente ao
problema que lhe aflige. Logo a pessoa passar por uma série de exames e
acompanhamentos médicos desde médicos de coração, psicólogos, dentre demais
áreas que possibilitem tratar tal paciente até o mesmo estar apto a utilizar a
realidade virtual em si. Isto por que este tratamento é composto por níveis, e
a medida em que o paciente avança cada um deles, é que se torna possível e confiável
submeter o mesmo a tal tratamento.
Aqui tratamos de um pequeno impacto em que a realidade
virtual impacta, porem a mesma hoje é fundamental no setor de games, em
treinamentos de empresas e de forças armadas e no ensino propriamente dito.
Com o engajamento dos governos e de empresas privadas, a
mesma poderá impactar uma grande fatia da população, porém é necessário
investimentos e conscientização de que a mesma passa de uma descoberta para
algo fundamental em políticas de saúde pública e de educação, de ensino.
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