sexta-feira, 15 de julho de 2016

O uso da realidade virtual para o tratamento de fobias

Graduando: Tiago Dalsasso        Matricula:12101339

O uso da realidade virtual para o tratamento de fobias

            A realidade virtual vem como um meio de ligar o usuário por meio virtual a alguma realidade, de tal forma que de a impressão de algo real. É uma tecnologia de interface, que justamente por um meio virtual, proporciona ao usuário a experiência de viver tal situação, de forma que o leve a crer que os acontecimentos são reais, elevando o nível de experiência de cada um. A mesma possibilita uma sensação tanto visual como sonora e tátil, que leva o ser humano a uma imersão antes jamais imaginável.
            O termo realidade virtual foi utilizado a primeira vez pelo autor Antonin Artaud em 1938, o mesmo citou tal termo, para propor um teatro onde a ilusão natural criaria um cenário de realidade virtual.
            Esta imagem abaixo representa o tataravô, da geração de óculos que competem a realidade virtual:
            View Master, o tataravô do Oculus Rift (Foto: Reprodução / Wikipedia) 

            Esta outra imagem já traz um óculos das últimas gerações e demonstra um soldado norte americano em treinamento de salto de paraquedas:

Soldado norte-americano em treinamento simulado de salto de paraquedas (Foto: Reprodução / Wikipédia)

            Buscando aproximar o presente trabalho do tema proposto, a realidade virtual nos últimos anos tem tido avanços significativos, através de softwares e drivers, o que tem possibilitado que a mesma seja utilizada em diversas áreas.
            Uma delas é ligada a saúde, milhares de pessoas hoje pelo mundo possuem traumas, fobias referentes a diversos assuntos, utilizando como exemplo o medo com alturas, ou a fobia com elevadores, e até mesmo com aviões.
            Com estudos desenvolvidos, chegou-se ao nível de criar um tratamento para estas doenças utilizando a realidade virtual, mas não se baseia em apenas submeter a pessoa a utilizar a realidade virtual, pois a mesma pode se desesperar e com isto passar mal, pois levaria a mesma diretamente ao problema que lhe aflige. Logo a pessoa passar por uma série de exames e acompanhamentos médicos desde médicos de coração, psicólogos, dentre demais áreas que possibilitem tratar tal paciente até o mesmo estar apto a utilizar a realidade virtual em si. Isto por que este tratamento é composto por níveis, e a medida em que o paciente avança cada um deles, é que se torna possível e confiável submeter o mesmo a tal tratamento.
            Aqui tratamos de um pequeno impacto em que a realidade virtual impacta, porem a mesma hoje é fundamental no setor de games, em treinamentos de empresas e de forças armadas e no ensino propriamente dito.

            Com o engajamento dos governos e de empresas privadas, a mesma poderá impactar uma grande fatia da população, porém é necessário investimentos e conscientização de que a mesma passa de uma descoberta para algo fundamental em políticas de saúde pública e de educação, de ensino.

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