A internet é um meio que está em
constante mudança e, cada dia mais, se faz presente no cotidiano das pessoas. Estamos
vivendo em uma sociedade que se caracteriza pela grande quantidade de
informações e o acesso a muitos recursos tecnológicos. Isto implica em uma
mudança na forma de ensinar e aprender. Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE este ano, 49,4% da
população brasileira já tem acessou a internet pelo menos uma vez em um período de 90 dias anteriores
à realização das entrevistas.
Entre
2008 e 2010, segundo o MEC, 56 mil escolas brasileiras ganharam acesso à
internet beneficiando 2,4 milhões de crianças. Neste contexto, temos os
ambientes virtuais de aprendizagem, ou simplesmente AVA, que nada mais é que
softwares que
auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do
curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD,
são usados para complementar aulas presenciais.
Os AVAs estão transformando a maneira de ensinar
e de aprender. A demanda educativa deixou de ser exclusividade única de uma
faixa etária que frequenta escolas e universidades. Os indivíduos que já
possuem uma formação tem a necessidade de estar atualizado para competir no
mercado de trabalho, ou apenas para se manter ativo na sociedade.
Cada vez mais, os AVAs apresentam
interfaces amigáveis, facilitando sua utilização tanto por aprendizes quanto
por professores. Desta forma, os professores podem planejar, produzir e
implantar o material didático da aula, com o beneficio de pode ser acessado a
qualquer momento e em qualquer lugar pelos aprendizes. Os AVAs também podem ser
considerados como um recurso a mais para deixar o conteúdo de uma aula mais
interessante aos olhos de um aluno.
O desenvolvimento de AVAs ainda
encontra-se em sua fase embrionária, muitos recursos já apontados por pesquisas
tecnológicas continuam sendo pouco implementadas em ambientes de aprendizagem,
pois requerem além de profissionais especializados, altos custos de
implementação e estudos avançados de sua aplicabilidade pedagógica.
Por fim, o emprego dos Ambientes
Virtuais de Aprendizagem na educação tem proporcionado novas formas de ensinar
e aprender. Através da interação entre os alunos, o tutor e o conteúdo ocorre o
aprendizado individual e o coletivo.
PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; SCHMITT,
Valdenise; DIAS, Maria Regina Álvares C.. Ambientes
Virtuais de Aprendizagem. Disponível em:
<http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/ava/2259532.pdf>.
Acesso em: 02 dez. 2015.
SILVA, Siony da. Reflexões
Sobre A Importância Dos Ambientes Virtuais De Aprendizagem Na Construção Da
Autonomia Do Aluno. Disponível em:
<http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2011_n3/pdf_s/segmentos/artigo_04_v12_n3.pdf>.
Acesso em: 02 dez. 2015.
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