quinta-feira, 26 de novembro de 2015

EDUCAÇÃO ONLINE: REALIDADE MUNDIAL - AVA

EDUCAÇÃO ONLINE: REALIDADE MUNDIAL (DISCIPLINA AVA)


Com o passar dos anos e com a evolução dos sistemas de ensino, evoluíram também os ambientes de aprendizado que acercam as escolas, universidades, corporações e centros de treinamentos. A principal mudança eavanço nesta área foi a transformação destes ambientes de aprendizado, onde um espaço antes físico passou a ser um ambiente virtual. Este espaço criado nada mais é do que um ambiente de aprendizagem onde professor e aluno interagem através de uma plataforma virtual, em que softwares auxiliam e servem como uma extensão a sala de aula. Estas ferramentas vivem em constante evolução, pois necessitam de manutenção e atualização regularmente. As plataformas de ensino transformaram o sistema de ensino mundial, pois é possível acessar a sala de aula e conectar-se ao ambiente virtual de qualquer lugar do mundo.
Nos últimos anos, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) estão sendo cada vez mais utilizados no âmbito acadêmico e corporativo como uma opção tecnológica para atender uma demanda educacional. Apartir disso, verifica-se a importância de um entendimento mais crítico sobre oconceito que orienta o desenvolvimento ou o uso desses ambientes, assim como, o tipo de estrutura humana e tecnológica que oferece suporte ao processo ensino- aprendizagem (PEREIRA, 2007, p.4)
Os primeiros ambientes virtuais de aprendizagemsurgiram com iniciativas isoladas dentro das IES –Instituições de Ensino –, utilizando os recursos da própriaweb, há cerca de 10 anos. Os cursos a distância seapresentavam essencialmente como páginas web, versões eletrônicas dos livros, com muitos textos, poucasfiguras e animações e com pouquíssimas possibilidadesde interação – feita quase que exclusivamente por meiodo tradicional correio eletrônico (MAIA, 2002).
Em termos conceituais, os AVAs consistem em mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo (PEREIRA, 2007, p.4). Sendo assim, a qualidade do processo de educação depende do envolvimento do aluno, da proposta pedagógica, dos materiais veiculados, da estrutura e qualidade de professores, tutores, monitores e equipe técnica, assim como das ferramentas e recursos tecnológicos utilizados no ambiente.
A Educação a Distância (EAD) surge na verdade como uma solução através de uma ferramenta capaz de organizar de maneira mais controlada e organizada aulas, cursos e treinamentos a distância, permitindo que alunos possam acessar este conteúdo e fazer postagens de qualquer lugar a qualquer momento, utilizando apenas uma conexão com a rede.
Entre as principais características dos estudos online esta principalmente a possibilidade de promover autonomia ao estudante,este é considerado um dosaspectos mais importantes que diferenciaa modalidade a distância da presencial. Os estudantes precisam assumir a responsabilidade pelo seu próprio estudo, decidindo quanto tempo, em qual intensidade e em que momento realizarão as tarefas. Os estudos através da EAD, promovem um espaço para formas do estudo mais autônomo e autodirigido, esta autonomia desonera a memória dos estudantes em função da grande capacidade de armazenamento de dados, abrindo novas dimensões para a aprendizagem,possibilitando acesso a uma grande quantidade de informação e o rápido acesso a estas informações.Este ambiente permite também a demonstração e a comunicação dos resultados mais precisamente efacilita a realização de análises estatísticas a partir de uma grande quantidade de dados. Assim como ele apresenta a possibilidade de realização de atividades de aprendizagem que destaquem o papel ativo dos alunos e permite aos estudantes o acesso a conversações com companheiros individualmente ou com comunidades de conhecimento.
Atualmente existem diversas opções de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, alguns são gratuitos e outros pagos, eles podem ser de software livre ou proprietário, mas cada um deles dispõe-se de facilidades diferentes.
No Brasil o MOODLE é a plataforma mais conhecida e mais usada entre os acadêmicos,é o AVA mais utilizado nos sistemas de ensino por ser um software livre que pode ser modificado e adaptado por desenvolvedores especialistas de acordo com as necessidades de casa projeto. Este é um dos ambientes virtuais de aprendizagem mais conhecido mundialmente, com mais de 4 milhões de alunos em 155 países. Um de seus pontos fortes é a diversidade de atividades que permite realizar: debates, wikis, lições guiadas, glossários, testes, etc.A plataforma permite a transmissão e organização dos conteúdos de materiais de apoio às aulas, pelo fato de ser uma ferramenta que permite produzir cursos e páginas da Web, facilita a comunicação, possibilitando contribuir para um padrão superior seja no ensino presencial ou no ensino a distância.

Porém, além do moodle existem diversas outras plataformas conhecidas como o TelEduc, que é outro ambiente de aprendizagem para a criação, participação e administração de cursos na Web. É um ambiente enxuto, aberto e gratuito. Essa facilidade contribui para a flexibilidade de uso do ambiente em vários contextos formais e não formais de ensino e aprendizagem. Esta plataforma é utilizada praticamente em todos os estados do Brasil.
                                              

Além do famoso moodle e do TelEduc existem outras plataformas muito completas como o ELEVENporém esta é uma das opções pagas mais completas.Ela permite um alto grau de personalização na organização de grupos de usuários, sendo muito adequada para trabalhar com grupos de reforços e projetos multidisciplinares.A interface da plataforma é amigável e o design oferece uma boa experiência ao usuário. Um de seus aspectos de destaque é o completo editor de exercícios autoavaliativos.

Dentro destas plataformas estão crescendo também os ensinos utilizando conhecimentos  em canais abertos, como vídeos educativos no site YOUTUBE e criação de  redes sociais como o EDMODOEsta é a maior rede social educacional voltada a educação, onde os docentes podem se inscrever e enviar um convite personalizado a todos os alunos e, desta maneira, é possível criar um grupo para cada classe.A ferramenta pode ser usada tanto por professores quanto por alunos. A plataforma permite compartilhar conteúdos, organizar debates, realizar votações, dispor de uma agenda. Portanto, é uma rede social com as funcionalidades de um AVA.Essas plataformas são serviços on-line que não necessitam de instalação específica, bastando entrar em seu site na internet.

Outra rede social especifica é a PASSEIDIRETO, uma rede social acadêmica para a troca de informações sobre as disciplinas. Disponível em versão web, Androide iOS, o serviço oferece aos universitários uma grande quantidade de funcionalidades úteis para o dia a dia na faculdade.Disponível em todas as universidades do Brasil, segundo os desenvolvedores, o app possui um sistema bastante prático de funcionamento. Depois de realizar o login, com dados do FACEBOOK ou um endereço de e-mail, o usuário ganha acesso a um painel de recursos que ficam organizados no menu do lado esquerdo. Dente eles estão: Compartilhamento de arquivos, divisão de tarefas por disciplina e agendamento de aulas, apresentações e compromissos em um calendário. Além disso, há as atividades recentes, onde são exibidas as ações suas e de seus amigos.

É necessário avaliar e levar em consideração que o Governo Federal Brasileiro junto ao Ministério da Educação – MEC, vem investindo cada vez mais nesta parte de corporação Educativa, e que essas novas tendências são fenômenos que vem transformando o sistema de Educação mundial, fazendo com que a Educação online tenha um leque de opções aberto para esta nova geração de sistemas. Existem ainda muitos paradigmas, mas cada vez mais as relações entre a Educação e a internet estão integradas e interagindo nas redes procurando novos canais. Com toda essa revolução, é inquestionável que a educação online já é uma realidade mundial.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MAIA, Carmem. Guia Brasileiro de educação a distância. São Paulo: EditoraEsfera, 2002.

PEREIRA, C. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2007.



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