EDUCAÇÃO ONLINE: REALIDADE MUNDIAL (DISCIPLINA AVA)
Nos
últimos anos, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) estão sendo cada vez
mais utilizados no âmbito acadêmico e corporativo como uma opção tecnológica
para atender uma demanda educacional. Apartir disso, verifica-se a importância
de um entendimento mais crítico sobre oconceito que orienta o desenvolvimento
ou o uso desses ambientes, assim como, o tipo de estrutura humana e tecnológica
que oferece suporte ao processo ensino- aprendizagem (PEREIRA, 2007, p.4)
Os
primeiros ambientes virtuais de aprendizagemsurgiram com iniciativas isoladas
dentro das IES –Instituições de Ensino –, utilizando os recursos da própriaweb,
há cerca de 10 anos. Os cursos a distância seapresentavam essencialmente como
páginas web, versões eletrônicas dos livros, com muitos textos, poucasfiguras e
animações e com pouquíssimas possibilidadesde interação – feita quase que
exclusivamente por meiodo tradicional correio eletrônico (MAIA, 2002).
Em
termos conceituais, os AVAs consistem em mídias que utilizam o ciberespaço para
veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo (PEREIRA,
2007, p.4). Sendo assim, a qualidade do processo de educação depende do envolvimento
do aluno, da proposta pedagógica, dos materiais veiculados, da estrutura e
qualidade de professores, tutores, monitores e equipe técnica, assim como das
ferramentas e recursos tecnológicos utilizados no ambiente.
A Educação a Distância (EAD) surge na verdade como uma solução através de
uma ferramenta capaz de organizar de maneira mais controlada e organizada
aulas, cursos e treinamentos a distância, permitindo que alunos possam acessar
este conteúdo e fazer postagens de qualquer lugar a qualquer momento,
utilizando apenas uma conexão com a rede.
Atualmente existem diversas opções de Ambientes Virtuais de Aprendizagem,
alguns são gratuitos e outros pagos, eles podem ser de software
livre ou proprietário, mas cada um deles dispõe-se de facilidades
diferentes.
No Brasil o MOODLE é a plataforma mais
conhecida e mais usada entre os acadêmicos,é o AVA mais utilizado nos sistemas
de ensino por ser um software livre que pode ser modificado e adaptado por
desenvolvedores especialistas de acordo com as necessidades de casa projeto. Este
é um dos ambientes virtuais de aprendizagem mais conhecido mundialmente, com
mais de 4 milhões de alunos em 155 países. Um de seus pontos fortes é a
diversidade de atividades que permite realizar: debates, wikis, lições guiadas,
glossários, testes, etc.A plataforma permite a transmissão e organização dos
conteúdos de materiais de apoio às aulas, pelo fato de ser uma ferramenta que
permite produzir cursos e páginas da Web, facilita a comunicação,
possibilitando contribuir para um padrão superior seja no ensino presencial ou
no ensino a distância.
Porém, além do
moodle existem diversas outras plataformas conhecidas como o TelEduc, que é outro ambiente de
aprendizagem para a criação, participação e administração de cursos
na Web. É um ambiente enxuto, aberto e gratuito. Essa facilidade contribui para
a flexibilidade de uso do ambiente em vários contextos formais e não formais de
ensino e aprendizagem. Esta plataforma é utilizada praticamente em todos os
estados do Brasil.
Além do famoso
moodle e do TelEduc existem outras plataformas muito completas como o ELEVEN, porém esta é uma das opções
pagas mais completas.Ela permite um alto grau de personalização na organização
de grupos de usuários, sendo muito adequada para trabalhar com grupos de
reforços e projetos multidisciplinares.A interface da plataforma é amigável e o
design oferece uma boa experiência ao usuário. Um de seus aspectos de destaque
é o completo editor de exercícios autoavaliativos.
Dentro destas
plataformas estão crescendo também os ensinos utilizando conhecimentos em canais abertos, como vídeos educativos no
site YOUTUBE e criação
de redes sociais como o EDMODO. Esta é a maior rede
social educacional voltada a educação, onde os docentes podem se inscrever e
enviar um convite personalizado a todos os alunos e, desta maneira, é possível
criar um grupo para cada classe.A ferramenta pode ser usada tanto por
professores quanto por alunos. A plataforma permite compartilhar conteúdos,
organizar debates, realizar votações, dispor de uma agenda. Portanto, é uma
rede social com as funcionalidades de um AVA.Essas plataformas são serviços
on-line que não necessitam de instalação específica, bastando entrar em seu
site na internet.
Outra rede social especifica é a
PASSEIDIRETO, uma rede social acadêmica para
a troca de informações sobre as disciplinas. Disponível em versão web, Androide iOS, o serviço oferece aos universitários uma grande quantidade
de funcionalidades úteis para o dia a dia na faculdade.Disponível em todas as
universidades do Brasil, segundo os desenvolvedores, o app possui um sistema
bastante prático de funcionamento. Depois de realizar o login, com dados do FACEBOOK ou um endereço de
e-mail, o usuário ganha acesso a um painel de recursos que ficam organizados no
menu do lado esquerdo. Dente eles estão: Compartilhamento de arquivos, divisão
de tarefas por disciplina e agendamento de aulas, apresentações e compromissos
em um calendário. Além disso, há as atividades recentes, onde são exibidas as
ações suas e de seus amigos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
MAIA, Carmem. Guia Brasileiro de educação a distância. São Paulo: EditoraEsfera, 2002.
PEREIRA, C. Modelos
Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SITES VISITADOS
http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf Acesso em 25/11/15
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/passei-direto.htmlAcesso em 25/11/15
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