sábado, 2 de novembro de 2024

A Inteligência Artificial e seu Impacto no Aprendizado Personalizado e Inclusivo

Disciplina: Amientes Vituais de Aprendizagem

Autor: Thauine Rodrigues Vieira

Matrícula: 20203741

        O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem promovido transformações significativas no cenário educacional, proporcionando suporte educacional mais adaptativo e inclusivo. Este artigo examina como ferramentas de IA, como chatbots e sistemas de análise de dados, contribuem para um aprendizado adaptativo e acessível, ajustando-se às necessidades individuais dos estudantes e otimizando a experiência de ensino. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas, que integram tecnologia e inovação, permite que estudantes se envolvam em suas jornadas de aprendizado de forma mais autônoma e personalizada, tornando a IA um recurso valioso para o futuro da educação.

        Com a IA, ferramentas como o ChatGPT têm se mostrado eficazes no auxílio a estudantes em atividades acadêmicas diversas. Essas tecnologias respondem a dúvidas frequentes e oferecem suporte tutorial, melhorando o acesso à informação e promovendo maior engajamento. Como discutem Bacich e Moran (2018), as metodologias ativas podem ser potencializadas pela IA, proporcionando uma educação inovadora e prática que apoia a autonomia e o desenvolvimento dos estudantes, permitindo que sejam protagonistas no processo de aprendizagem.

        A personalização do aprendizado, uma das principais contribuições da IA, ocorre por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, que monitoram o progresso dos estudantes e identificam áreas onde eles encontram dificuldades. Esses sistemas oferecem conteúdos adaptados, proporcionando uma educação mais focada e eficiente. Segundo estudos sobre os desafios da IA na educação, a tecnologia possibilita uma adaptação do ensino às necessidades de cada estudante, promovendo uma experiência mais inclusiva e acessível para diferentes perfis de alunos (AZAMBUJA, C. C.; SILVA, G. F., 2024).


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        Instituições como o Georgia Institute of Technology já implementaram assistentes de IA, como o Jill Watson Virtual Teaching Assistant, em fóruns virtuais para atender estudantes e responder suas dúvidas de forma dinâmica e eficaz. Esses sistemas, disponíveis 24 horas por dia, possibilitam que estudantes tenham um suporte acadêmico contínuo, o que contribui para o aumento da inclusão no ensino superior. Essa tecnologia amplia o acesso e o engajamento dos alunos, permitindo que eles interajam com uma IA que responde instantaneamente e oferece uma assistência significativa ao processo educacional (GEORGIA INSTITUTE OF TECHNOLOGY, 2024).

        Apesar das vantagens, o uso da IA no setor educacional também traz desafios consideráveis, principalmente em relação à privacidade e ao potencial de vieses algorítmicos. É fundamental que o desenvolvimento desses sistemas considere as implicações éticas, especialmente em relação ao armazenamento e análise de dados dos alunos. Conforme discutido por Rodrigues, O. S. e Rodrigues, K. S (2023), a IA deve ser projetada com responsabilidade para evitar vieses e proteger a privacidade dos estudantes, assegurando uma aplicação equitativa e ética da tecnologia.

        Conclui-se que a IA tem o potencial de transformar a educação, promovendo um aprendizado mais inclusivo e personalizado. No entanto, para que a implementação seja benéfica, é necessário um compromisso contínuo com a ética e a proteção da privacidade. É recomendável que as instituições educacionais invistam em treinamentos e infraestrutura para maximizar os benefícios da IA garantindo uma experiência educacional segura e eficaz para os alunos. A criação de regulamentações para o uso de IA na educação pode também promover uma implementação responsável, alinhada com os direitos dos alunos e os princípios de inclusão e equidade.

 


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BACICH, L.; MORAN, J. M. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: Metodologias Ativas para uma educação inovadora - uma abordagem teórico-prática — Português (Brasil) . Acesso em: 30 out. 2024.

GEORGIA INSTITUTE OF TECHNOLOGY. How Georgia Tech's Jill Watson Virtual Teaching Assistant is Breaking New Ground in Higher Education. Disponível em: https://www.gatech.edu. Acesso em: 30 out. 2024.

RODRIGUES, O. S.; RODRIGUES, K. S.. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Artificial Intelligence in Education: The Challenges of ChatGPT. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, 2023. Disponível em: SciELO - Brasil - A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Acesso em: 30 out. 2024.

AZAMBUJA, C. C.; SILVA, G. F. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. New Challenges for Education in the Age of Artificial Intelligence. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2024. Disponível em: https://orcid.org/0000-0002-6994-454X e https://orcid.org/0000-0003-2255-5173. Acesso em: 30 out. 2024.

    * Durante a preparação deste trabalho, o autor utilizou ferramentas de IA incluindo o ChatGPT, para planejar e aprimorar o texto. Após o uso dessas ferramentas, o conteúdo foi revisado e editado conforme os padrões científicos. O autor assume total responsabilidade pelo conteúdo aqui publicado.Referências.

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