segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Redes Sociais e Inteligência Artificial: O Impacto na Circulação do Conhecimento

 
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Aluno: Samuel Reis Domiciano Borota Matricula: 21102325

    Com o passar do tempo, a Inteligência Artificial (IA) impacta cada vez mais diversas áreas da sociedade, exercendo influência desde os processos produtivos até as dinâmicas sociais nas plataformas digitais. Nesse contexto, um dos aspectos mais marcantes da evolução que se pode acompanhar da IA é o seu papel na difusão do conhecimento. Como exemplo, evidencia-se a realidade das redes sociais, as quais, através de algoritmos moldados por IA, têm potencializado a forma como o conhecimento é distribuído e acessado pelos usuários, moldando o comportamento e influenciando as tomadas de decisão dos usuários, os quais, na maioria das vezes, não estão cientes de tamanha influência.



    Ademais, o uso de algoritmos de IA para filtrar e recomendar conteúdos nas redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo, transformou a forma como as pessoas interagem com a informação, posto que a inteligência artificial é projetada para maximizar o tempo em que os os usuários passam na rede. Isso se torna possível, uma vez que, durante todo o tempo de utilização, a IA sugere ao usuário conteúdos que correspondam aos seus interesses ou comportamentos, criando uma bolha de informação personalizada. Essa prática, conhecida como personalização algorítmica, favorece a disseminação de informações direcionadas, mas também pode limitar a diversidade de perspectivas com as quais os usuários interagem, contribuindo para o que se denomina "bolha de filtro" (Pariser, 2011). Essa bolha de filtro limita a circulação de informações e promove o consumo repetitivo de conteúdos alinhados às preferências já registradas dos usuários. Nesse cenário, a inteligência artificial possui um papel crucial na modelagem das interações digitais, selecionando os conteúdos que são priorizados ou negligenciados dentro dessas redes, gerando impactos diretos na maneira como o conhecimento é difundido (Almeida, 2021).

    Além de filtrar e personalizar a informação a fim de aumentar o tempo de tela de cada usuário, os algoritmos de IA também são responsáveis pela monetização das plataformas de redes sociais. Isso ocorre, pois, prevendo comportamentos, a IA oferece oportunidades de publicidade direcionada, permitindo que as empresas atinjam possíveis compradores de seus produtos com maior precisão e, mesmo que isso pareça ser eficiente do ponto de vista comercial, também cria desafios em termos de integridade da difusão do conhecimento. Assim, dado que as informações que mais circulam nas redes são aquelas que geram maior engajamento, muitas vezes, esse engajamento é impulsionado por conteúdos polarizadores ou sensacionalistas, que nem sempre refletem a veracidade ou o valor educacional da informação (Cohen et al., 2019).

Conclusão

    Pode-se concluir que a inteligência artificial transforma de maneira perceptível a forma como o conhecimento é difundido na sociedade e os algoritmos que controlam as redes sociais, ao mesmo tempo que ampliam o alcance da informação, também impõem desafios à sua pluralidade e veracidade. Dessa forma, para que a IA possa contribuir de maneira positiva para a difusão do conhecimento na sociedade, é necessário um equilíbrio entre a personalização gerada pelos algoritmos na entrega de conteúdos ao usuário e a exposição deste com visões diversas e não apenas ao mesmo ponto de vista, criando uma bolha individual. Assim, entende-se que o papel da inteligência artificial no futuro da difusão do conhecimento carrega diversas oportunidades e complicações, haja vista que, ao mesmo tempo que a IA pode tornar o conhecimento mais acessível, através de recomendações inteligentes e conteúdo adaptado às realidades individuais, também existe o risco de que esse conhecimento se torne fragmentado e enviesado. Portanto, é essencial que a utilização da IA nas plataformas digitais seja regulada de forma a preservar a diversidade e a integridade da informação disseminada, promovendo o respeito e a inclusão.

Referências

Almeida, R. F. (2021). A inteligência artificial e as redes sociais: uma entrevista com o professor Reinaldo de Figueiredo Almeida. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 167(2), 45-57.

Cohen, J., Hull, G., & Freeman, M. (2019). The Algorithmic Amplification of Fake News: The Role of AI in Shaping Information Landscapes. Journal of Artificial Intelligence Research, 62, 123-139.

Pariser, E. (2011). The Filter Bubble: What the Internet Is Hiding from You. Penguin Press.

Almeida, R. F. (2021). Redes sociais e inteligência artificial: desafios para o controle e difusão do conhecimento. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 167(2), 25-35.

Declaração de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita: durante a preparação deste trabalho, os autores utilizaram ferramentas de IAG (Exemplos: ChatGPT, Claude, outros) no processo de planejamento, para aperfeiçoamento do texto e melhoria da legibilidade. Após o uso destas ferramentas, os textos foram revisados, editados e o conteúdo está em conformidade com o método científico. O(s) autor(es) assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário