INTRODUÇÃO
A inteligência artificial (IA) tem evoluído de forma extremamente veloz atualmente, sendo um dos assuntos mais discutidos do momento, seja pelos benefícios que ela pode trazer, seja pelos impactos negativos que pode causar. De qualquer maneira, é inconcebível negar que a IA está abrindo novas possibilidades para a sociedade, sendo cada vez mais inserida em diversos setores, como saúde, economia, educação, segurança, transporte e entretenimento, entre outros.
Com o intenso desenvolvimento em termos de tecnologia de armazenamento de dados e computadores cada vez mais potentes, permite-se, dessa forma, algoritmos de IA mais sofisticados e precisos, marcando uma tendência de ampliação da capacidade computacional e do volume de dados utilizados. Essa é uma das principais tendências que permeiam esse cenário das IAs, possibilitando o aprimoramento de processos, o aumento da eficiência, a redução de custos e as melhorias na qualidade de vida, auxiliando até em problemas globais, como mudanças climáticas, doenças, fome e energia renovável.
Por outro lado, também é necessário entender e reconhecer que todo esse cenário traz consigo questões éticas e impactos negativos. A utilização das IAs traz problemas como perda de privacidade, falta de transparência, responsabilidade na tomada de decisões e um dos mais falados: o desemprego estrutural. Cabe, então, à sociedade como um todo possuir consciência dessas questões, tomando bastante cuidado com todos os processos e decisões relacionados a isso.
Os jogos são uma área de destaque nas pesquisas de IA. Embora os jogos de tabuleiro tenham sido cruciais nas fases iniciais dessas pesquisas, os videogames passaram a ocupar um papel central como plataforma para testar e desenvolver novos algoritmos nas últimas décadas. Ao mesmo tempo, os videogames se transformaram, ganhando mais variedade e complexidade. Muitos deles agora utilizam avanços em IA para controlar personagens não-jogadores, criar conteúdo procedural e se adaptar ao comportamento dos jogadores, enriquecendo a experiência interativa. (YANNAKAKIS et al., 2018).
Descrito o contexto em que as IAs estão inseridas, o objetivo deste artigo é discorrer de forma mais profunda e exclusiva sobre os impactos positivos da utilização das mesmas dentro do universo dos jogos eletrônicos, compreendendo o cenário futuro que se espera alcançar com toda essa transformação tecnológica.
NPCs realistas e comportamentos mais sofisticados
NPC significa "Non-Player Character" em inglês, já no português significa "Personagem Não-Jogável". São personagens existentes em jogos eletrônicos que não são controlados pelo jogador, mas possuem interações de alguma forma com o mesmo. Eles podem ser amigos ou inimigos, e sua presença é essencial para uma imersão mais completa do jogador no universo do jogo. Os NPCs conseguem ser programados para executar determinadas tarefas, ter diálogos com o jogador, dar informações, oferecer missões e outras ações que contribuem para o desenvolvimento da trama do jogo. Com o avanço da inteligência artificial, os NPCs estão se tornando pouco a pouco mais realistas e interativos, tornando a experiência de jogo ainda mais imersiva, como veremos alguns exemplos a seguir.
Exemplos de jogos que já utilizam IA para melhorar a interação com os NPCs
O primeiro exemplo é do jogo "Red Dead Redemption 2", um jogo da Rockstar Games lançado em 2018, que utiliza IA para otimizar o comportamento dos NPCs, tornando-os mais realistas e capazes de se adaptar ao ambiente e às ações do jogador. Eles possuem suas próprias atividades diárias e podem inclusive recordar das ações do jogador, reagindo de acordo com elas.
O uso de IA para a criação procedural de conteúdo espacial em jogos
Segundo o artigo "O uso de IA para a criação procedural de conteúdo espacial em jogos", discute-se a utilização de técnicas de inteligência artificial para a criação automática de conteúdo espacial em jogos eletrônicos. A criação procedural de conteúdo é uma técnica que permite aos desenvolvedores criarem vastos ambientes em jogos de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de modelagem manual. Essa técnica é particularmente útil para jogos que envolvem mundos abertos ou exploração espacial.
Os autores do artigo discutem vários algoritmos de geração procedural de conteúdo espacial, incluindo algoritmos baseados em fractais, algoritmos de simulação de galáxias e algoritmos de otimização. Eles também exploram o uso de técnicas de aprendizado de máquina para criar conteúdo espacial mais realista e variado.
Eles também argumentam que a utilização de IA para a criação procedural de conteúdo espacial tem um grande potencial para melhorar a jogabilidade e a imersão em jogos eletrônicos. Eles também discutem algumas das limitações atuais dessa tecnologia, como a necessidade de grandes conjuntos de dados e o desafio de equilibrar a geração procedural com a narrativa e o design de níveis.
Por fim, o artigo destaca a importância de continuar pesquisando e desenvolvendo técnicas de criação procedural de conteúdo espacial em jogos eletrônicos, tanto para melhorar a experiência do usuário quanto para aumentar a eficiência dos desenvolvedores.
CONCLUSÃO
Em conclusão, a utilização da inteligência artificial nos jogos eletrônicos tem trazido grandes avanços em termos de imersão, interatividade e realismo, proporcionando experiências mais enriquecedoras para os jogadores. Desde NPCs mais realistas e interativos até ambientes criados automaticamente por algoritmos, a IA está transformando a forma como os jogos são desenvolvidos e jogados.
No entanto, é importante lembrar que o uso da IA também pode trazer impactos negativos, como perda de privacidade e desemprego estrutural. Por isso, é necessário que a sociedade como um todo esteja atenta e consciente dessas questões, tomando cuidado com todos os processos e decisões relacionados à IA.
De qualquer forma, é inegável que a utilização da IA nos jogos eletrônicos está abrindo novas possibilidades e oportunidades para o futuro, e é interessante pensar no que ainda a IA pode agregar nesse universo em constante evolução.
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, André. Inteligência artificial em jogos eletrônicos. Academic research about Artificial Intelligence for games, 2004.
https://canaltech.com.br/games/jogos-com-inteligencia-artificial/
https://www.youtube.com/watch?v=vg5xeDUv1u4
FUJITA, EDUARDO. Algoritmos de IA para jogos. Paraná: Universidade Estadual de Londrina, 2005.
YANNAKAKIS, Georgios N.; TOGELIUS, Julian. **Artificial Intelligence and Games**. [S.l.]: Springer, 2018. ISBN 978-3-319-63518-7.
Declaração de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita: durante a preparação deste trabalho, os autores utilizaram ferramentas de IAG (ChatGPT) no processo de planejamento, para aperfeiçoamento do texto e melhoria da legibilidade. Após o uso destas ferramentas, os textos foram revisados, editados e o conteúdo está em conformidade com o método científico. O(s) autor(es) assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.
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