Como se tornar famoso e ganhar uma prefeitura? Eu não tenho a resposta para essa pergunta, mas Topázio Neto (PSD) então candidato à prefeitura de Florianópolis pode ajudar na busca de uma resposta. Um empresário até então desconhecido, é reeleito com 58% no primeiro turno da eleição municipal de 2024, para entender como isso aconteceu é necessário voltar 2 anos na história, voltar para 2022.
Em 2022, o então vice-prefeito Topázio Neto assumiu a prefeitura de Florianópolis após a renúncia do então prefeito Gean Loureiro (União Brasil) para disputar a eleição de 2022 ao executivo estadual (VEJA, 2023). A gestão de Topázio já assumiu visando a eleição de 2024, transformar o agora nomeado prefeito em uma figura conhecida na capital catarinense foi um dos principais desafios da equipe de comunicação da prefeitura. Logo, uma tática usada para ganhar popularidade foi o uso das redes sociais, principalmente o TikTok.
Print de autoria propría do vídeo "Prefeito TikToker?" |
Essa tática de usar o TikTok não surge do nada, pelo contrário, os pesquisadores Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano ao analisar o uso dessa rede nas eleições gerais de 2022 já constaram que candidatos/personalidades de Direita tendem a ter mais presença no TikTok gerando mais engajamento que a esquerda (Chagas e Stefano, 2023). Mesmo que o partido de Topázio, o Partido Social Democrático (PSD), se autodenomine de centro, há comentaristas que consideram de centro-direita.
Um ponto de destaque na tentativa sucedida de se tornar famoso, é que a alimentação das redes de Topázio não se limitou ao período eleitoral (16/08/24 – 05/10/24) mas o processo começou antes, se diferenciando do que é exposto por Chagas e Stefano quando apresentam que muitos candidatos não continuam alimentando às redes sociais, especialmente o TikTok, pós-eleição, i.e., essas ferramentas midiáticas têm um uso massivo somente durante os períodos eleitorais (Chagas e Stefano, 2022). Produzindo vídeos constantemente, antes e depois das eleições, concedem ao candidato uma vantagem sobre os demais, pois já terá preparado uma comunidade/base de apoio virtual.
Isso pode ser notado ao analisar o número de seguidores dos principais candidatos à prefeitura de Florianópolis na data de 22/08/24:
Print de autoria propría dos perfis dos candidatos à prefeitura |
Como pode ser visto na imagem acima, há uma discrepância entre os números de seguidores dos candidatos no TikTok e a presença de Topázio é massiva. Já que, além dos seguidores, o perfil de Topázio passa das 9 milhões de curtidas, demonstrando o sucesso dos vídeos produzidos antes do período eleitoral. Porém me proponho a analisar os três vídeos mais visualizados do perfil de Topázio no TikTok produzidos durante as eleições:
Prints de autoria propría de três vídeos do perfil de Topázio Neto no TikTok |
Analisando o vídeo “Minha Grande Obra”: o vídeo tem 30s de duração, 912 mil visualizações, 90 mil curtidas, 1229 comentários e 1850 compartilhamentos. O vídeo é uma resposta a provocação do então candidato Dário Berger, Topázio não diz uma única palavra no vídeo, recorre a interpolação de áudio do vídeo ataque de Dário e a música viral na plataforma — When the Party’s Over, da cantora Billie Elish —. A tática utilizada pela equipe de recorrer ao humor/deboche e de um áudio viral garantiram que o vídeo "viralizasse", já que, como exposto no trabalho da antropóloga Crystal Abidin, o TikTok, diferentemente das outras redes sociais, prioriza o áudio. Logo, as chances de "viralização" ao usar um áudio que está “em alta” na plataforma são maiores.
O que garante a "viralização" e o bom rendimento do Topázio no TikTok é uma equipe que entende o algoritmo da plataforma e o que os usuários querem ver. Pois, se comparado o desempenho desses mesmos vídeos supracitados no Instagram, teremos divergências no desempenho, isto porque, os vídeos mais visualizados no perfil do Topázio no Instagram, são vídeos voltados a propostas/ações da prefeitura. O único estilo de vídeo em comum nas duas redes sociais que garante um bom desempenho são os vídeos de respostas a ataques políticos.
No Instragram, um dos vídeos mais visualizados durante a campanha foi “Quebrei Empresa?”, que ultrapassou 1 milhão e 200 mil visualizações (487 mil visualizações no TikTok), o vídeo de 1min se resume ao Topázio respondendo às acusações de Dário sobre como Topázio geriu a empresa de tecnologia e sobre a dívida da prefeitura de Florianópolis. Os números divergentes nas plataformas estão ligados a diferença do perfil dos usuários, enquanto no TikTok de Topázio há inúmeros comentários de gente de fora de Florianópolis almejando que Topázio fosse prefeito de outras cidades (tom positivo nos comentários), no Instagram; os comentários são majoritariamente positivos e de locais.
Considerações finais:
Conectando de forma breve com o relatório disponibilizado pela empresa AtlasIntel sobre a pesquisa de intenção de voto à prefeitura de Florianópolis divulgada em 28/09/2024, proponho visualizar a intenção de voto separada em blocos de idade:
Print do relatório disponibilizado pela AtlasIntel |
Destaco a intenção de voto em Topázio pela faixa etária de 16 – 24, mesma faixa que a maior parte dos usuários do TikTok no Brasil, ou seja, a tática de ficar conhecido por meio das redes sociais priorizou conquistar o voto do eleitorado mais jovem. Porém, após a "viralização" e o dinamismo nas produções dos vídeos, essa popularidade se estendeu às demais faixas etárias.
Portanto, o caso de Topázio comprova o sucesso no uso das redes sociais em campanha políticas por parte da Direita, além de reafirmar que o estilo de vídeos curtos popularizados pelo TikTok veio para ficar e tende a se intensificar nas próximas eleições. Logo, a reeleição em primeiro turno de Topázio pode levantar algumas questões para a ciência política, principalmente questões acerca de como as redes sociais estão modificando a ligação entre o cidadão e a política.
Links dos três vídeos analisados no TikTok:
Bibliografia:
- VEJA. Novato no cargo, prefeito de Floripa vira tiktoker e faz sucesso na rede. Coluna Maquiavel, 21 out. 2023. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/novato-no-cargo-prefeito-de-floripa-vira-tiktoker-e-faz-sucesso-na-rede. Acesso em: 23 out. 2024.
- CHAGAS, V.; STEFANO, L. TikTok e polarização política no Brasil. Niterói: coLAB/UFF, 2022. 66 p. (Série DDoS Lab). doi: 10.56465/ ddoslab.2022.001.
- CHAGAS, V.; STEFANO, L. Estratégias de uso do TikTok por políticos brasileiros. Rev. Sociol. Polit., v. 31, e022, 2023.
- BHANDARI, A.; BIMO, S. TikTok and the "algorithmized self": a new model of online interaction. The 21th Annual Conference of the Association of Internet Researchers. Virtual Event: AoIR. Disponivel em: http://spir.aoir.org. Acesso em 23 out. 2024.
- ABIDIN, Crystal. Mapeando celebridades da internet no tiktok: Explorando economias da atenção e trabalhos de visibilidade. Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, v. 8, n. 2, p. 1-50, 2021.
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