sábado, 6 de julho de 2024

O Uso da Tecnologia dentro do âmbito do Comércio Local e Digital

 O Uso da Tecnologia dentro do âmbito do Comércio Local e Digital





Autor: Matheus Candido Campos

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Matrícula: 20104313




INTRODUÇÃO


Com o imenso impacto da pandemia na vida da população do Brasil e do mundo, diversas pessoas tiveram que encontrar formas alternativas de renda, devido ao aumento de demissões naquela época, e uma ferramenta crucial para tal foi o uso da internet, a qual diversos brasileiros começaram a criar seus próprios comércios online. Com o passar dos anos, e com o fim da pandemia, esse setor foi ganhando mais espaço e implementando cada vez mais a tecnologia como um complemento de vendas e logísticas, o que fez com que comércios locais também se adaptassem a essa nova onda.


DIFERENÇA ENTRE E-COMMERCE E COMÉRCIO LOCAL


Atualmente, duas das formas mais comuns de comércio que se encontram são o digital e o local e, embora ambos possam se complementar para expandir os negócios, cada um tem suas vantagens e desvantagens entre um e outro. Serão abordados 4 pontos principais que os diferem:


  • Praticidade

Um dos pontos fortes que o E-commerce tem sobre o comércio local é justamente a praticidade que entrega ao consumidor, visto que o mesmo pode realizar compras de qualquer localidade que se encontra, seja dentro do conforto da sua casa ou fora dela, e também a qualquer horário, já que as lojas online estão sempre disponíveis. 

Porém, o comércio local também tem suas vantagens nesse quesito. Como ocorre a compra presencial, o contato com o cliente é bem mais pessoal e direto, o que pode tornar a experiência de compra mais satisfatória e completa, dado que o produto pode ser visto pessoalmente, e dependendo do produto, até ser testado antes de ser comprado, fora que a compra é instantânea, não dependendo de tempo de entrega até receber sua compra.


  • Alcance

Com o seu comércio sendo digital, ele não carece de limitação geográfica, podendo ter sua gama de clientes expandida a nível global. Para isso, uma ótima ferramenta é a utilização de aplicativos de inteligência artificial, que possam ser úteis no quesito de estratégias de divulgações e marketing, e também para analisar o mercado e otimizar os preços e buscas de novas tendências para sua loja e produtos.


  • Custos

Como um gancho do item acima, os custos para o E-commerce também tendem a ser menores, se comparados ao comércio local. Um de seus principais diferenciais é de que eles não necessitam de um local físico específico para realizar suas vendas e receber os consumidores, portanto não arcam com os mesmos gastos de aluguéis e manutenções.

Mesmo que não necessite arcar com esses custos, ainda necessita-se ter custos com investimentos de logísticas, manutenção de estoques e do site ou plataforma, fora os de marketing, que geralmente são mais utilizados que em um comércio local.


  • Segurança

Nesse ponto, para o comércio de varejo (local), o que mais infringe a segurança da loja seria a de roubos e furtos físicos, o que não envolveria uma solução 100% tecnológica, visto que fora as câmeras de segurança e alarmes, também se tem os seguranças e policiais. 

Já para o comércio digital, o risco de fraude e vazamento de dados privados dos consumidores é visto como mais frequente. Para tal, tem-se inteligências artificiais que controlam e monitoram as transações e compras feitas em tempo real, podendo identificar comportamentos suspeitos na hora da compra, além de elas estarem sendo integradas até por bancos, para proteção de dados e evitar fraudes financeiras, o  que acaba reduzindo-se as perdas e  mostrando confiança aos consumidores.


E-COMMERCE COMPLEMENTANDO O COMÉRCIO LOCAL


Desde 2017, o mundo do E-commerce brasileiro e seu faturamento só aumentaram, e tendem a continuar nesse ritmo, segundo projeção da ABComm Forecast, que podem ser vistas abaixo:




Com esse crescimento absurdo, muitos varejos se viram “ultrapassados”, e alguns até mesmo faliram e fecharam pois não conseguiram competir com a concorrência. Porém, para salvar seus comércios, muitos donos tiveram que partir parcial ou totalmente para o E-commerce, trazendo um modelo de negócios que grandes empresas adotaram e continuam adotando até os dias atuais. E não só os donos de lojas se beneficiaram dessa junção, mas também os seus clientes, visto que agora podem abranger as vantagens de ambos, integrando sua experiência e complementando suas necessidades e modo de realizar suas compras. Nesse modo de venda, os comércios pequenos podem ser muito beneficiados, visto que, além de trazerem visibilidade e aumentar a gama de clientes, adotando a utilização de sites e divulgações nas diversas redes sociais,  podem aumentar também suas vendas e formar comunidades, trazendo novos consumidores e mantendo a fidelidade dos antigos. Sem contar a automação e simplificação de tarefas que podem ser feitas adotando-se sistemas de tecnologias e inteligências artificiais, e um melhor conjunto para a tomada de decisões de sua empresa/loja.


CONCLUSÃO


A contínua ascensão do E-commerce transmite como a tecnologia, de qualquer meio, é uma ferramenta essencial para os negócios de hoje. Seu poder de dispersão no meio do marketing e sendo um facilitador de compras para os consumidores, faz com que a internet e inteligência artificial complementam de forma completa os comércios que antes não a utilizavam, revolucionando o mundo dos negócios, e equilibrando de certa forma a competitividade e barreiras de entrada e manutenção do mercado.


REFERÊNCIAS


GLOBALFY. Aplicativos de inteligência artificial para impulsionar o e-commerce. Disponível em:https://globalfy.com/blog/aplicativos-de-inteligencia-artificial-para-impulsionar-o-e-commerce/. Acesso em: 6 jul. 2024.

EDRONE. Dados e-commerce Brasil. Disponível em: https://edrone.me/pt/blog/dados-ecommerce-brasil. Acesso em: 6 jul. 2024.

ATITUDE E NEGÓCIOS. E-commerce afeta diretamente o comércio local. Disponível em: https://atitudeenegocios.com/e-commerce-afeta-diretamente-o-comercio-local/. Acesso em: 6 jul. 2024.



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