sábado, 6 de julho de 2024

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FUTURO DA EDUCAÇÃO

 

Disciplina Redes Sociais e Virtuais

Augusto Quevedo Ostrowski

RA: 18205899

 

1.      INTRODUÇÃO

A Educação à Distância (EaD) tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de democratização do acesso ao conhecimento. Com o avanço da tecnologia e a crescente necessidade de flexibilização no processo de ensino-aprendizagem, a EaD surge como uma alternativa viável e inovadora para atender às demandas educacionais contemporâneas.

Desde a sua origem, a EaD tem passado por diversas transformações, evoluindo de simples cursos por correspondência para complexas plataformas de ensino online que utilizam tecnologias de ponta. Com a pandemia de COVID-19, houve uma aceleração significativa na adoção de métodos de ensino remoto, evidenciando a importância da EaD no contexto atual e destacando seu potencial para o futuro.

Além de proporcionar acesso à educação para pessoas que, de outra forma, estariam excluídas do sistema tradicional, a EaD oferece flexibilidade de horários, personalização do aprendizado e a possibilidade de desenvolvimento de competências digitais essenciais para o século XXI. Contudo, também apresenta desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada, a capacitação de professores e a garantia de qualidade no ensino.

2.      MODELOS MAIS UTILIZADOS

Existem diversos modelos da modalidade de Ensino à Distância, com diferenças na qualidade e no número de possibilidades de melhoria.

No modelo de teleaula, o professor aparece de certa forma no seu papel tradicional, sendo vistos pelos alunos em conferências online ou em aulas gravadas. Neste modelo, os alunos enviam perguntas aos professores e se reúnem em grupos para realizar atividades de aprofundamento do que foi dado em aula, com a possiblidade de um tutor.


O modelo totalmente web é aquele que o professor não dá aulas, mas passa materiais de estudo e atividades para os alunos e tem suporte presencial ou virtual. Se utiliza vídeos eventualmente também.

O modelo híbrido, também conhecido como blended learning, é uma abordagem educacional que combina a instrução presencial com atividades de aprendizado online. Esse modelo tenta aproveitar o melhor dos dois mundos: a interação face a face e a flexibilidade do ambiente digital.

3.      FUTURO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A partir da pandemia, viu-se a necessidade emergencial de se implantar o ensino à distância de forma rápida, porém em muitas ocasiões, sem recursos e sem tempo ou condições para aprimorar a modalidade, se agiu sem ter o conhecimento e estrutura necessários e foi se aprendendo a fazer a EaD com o decorrer do tempo.

            Apesar disso, a educação a distância tem crescido rapidamente no país. Entre 2011 e 2021, o número de novos alunos nessa modalidade aumentou em 474%. Em 2021, mais de 3,7 milhões de estudantes estavam matriculados em cursos à distância, representando aproximadamente 41% do total de matrículas. Nota-se uma quebra dos preconceitos que existiam contra o ensino à distância, diante da necessidade do uso deste recurso num momento de pandemia.


            Porém existem problemas, com o grande aumento da oferta de curs
os online a preços baixíssimos, muitos acabam não tendo compromisso com a qualidade, o que já ocorreu com o mercado de cursos presenciais anteriormente. O Ministério da Educação criou padrões de qualidade para assegurar uma qualidade dos cursos e os cursos à distância não estão de fora.

            Em 2020, pela primeira vez na história, o número de novos alunos em EaD superou o de estudantes que iniciaram cursos presenciais. Diante dessa mudança, é previsto um futuro mais regulamentado para a modalidade, com um foco contínuo na qualidade. A educação a distância deve continuar a crescer, mas não como uma substituição ao ensino presencial, e sim como uma combinação com ele.

4.      CONCLUSÃO

O futuro da Educação a Distância é promissor, com potencial para transformar a maneira como aprendemos e ensinamos. A adoção de novas tecnologias, a crescente demanda por flexibilidade e a necessidade de aprendizagem contínua estão impulsionando mudanças significativas. À medida que superamos os desafios e aproveitamos as oportunidades, a EaD se consolidará como uma componente vital do ecossistema educacional global.


5.      REFERÊNCIAS

Especialistas comentam expansão da educação a distância e o futuro da modalidade no país. Disponível em: <https://brasil.bettshow.com/bett-blog/especialistas-comentam-expansao-da-educacao-distancia-e-o-futuro-da-modalidade-pais>. Acesso em: 6 jul. 2024.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS. Revista Histedbr On-Line, Campinas, p. 166-181, ago. 2006

MATTAR, João. Educação a Distância Pós-Pandemia: uma visão do futuro. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022.

VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação à distância: pontos e contrapontos. Summus, São Paulo, 2011.


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