terça-feira, 24 de outubro de 2023

Impacto do uso da tecnologia para o aprendizado de estudantes universitários

Laura Kehl Matiello

Ambientes Virtuais de Aprendizagem(AVA)

   

    A integração da tecnologia no ensino superior revolucionou a forma como os estudantes universitários interagem, colaboram e aprendem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como Moodle, Blackboard, Brightspace,  têm sido centrais nessa transformação, proporcionando uma abordagem flexível e personalizada ao estudo. Com essas plataformas, os alunos têm a liberdade de acessar materiais, atividades e avaliações no seu ritmo, cultivando um senso de autonomia em seu aprendizado. Além disso, a interação nunca foi tão fácil; os AVAs facilitam as discussões entre alunos e professores, transcendendo limitações geográficas.



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    Para estudantes de Administração, a tecnologia desempenha um papel crucial no avanço de suas habilidades e conhecimentos. Ferramentas tecnológicas como Microsoft Teams e Slack tornaram-se essenciais para a eficiente gestão de projetos e aprimoramento da comunicação entre os membros da equipe. Estas plataformas permitem que os alunos colaborem em tempo real, compartilhem documentos e coordenem tarefas, garantindo que os projetos sejam executados de maneira mais organizada e produtiva.

    No entanto, o uso de ferramentas tecnológicas não se limita apenas à Administração. Em várias áreas do conhecimento, a tecnologia tem sido uma aliada fundamental. Estudantes de Arquitetura, por exemplo, recorrem ao AutoCAD para elaborar projetos arquitetônicos detalhados. Aqueles em Medicina têm a oportunidade de treinar suas habilidades através de simuladores avançados que imitam procedimentos cirúrgicos, permitindo-lhes aprimorar suas técnicas antes de aplicá-las na realidade. Alunos de História podem mergulhar em repositórios digitais e bancos de dados como o JSTOR para conduzir pesquisas profundas. Já os de Artes Visuais encontram em programas como Adobe Illustrator e Photoshop ferramentas poderosas para dar vida às suas ideias e aprimorar suas criações artísticas.

     Além disso, a emergência da Realidade Aumentada e Virtual também podem vir a ter um impacto profundo, o que ainda não é uma realidade para muitos estudantes. Estas tecnologias oferecem simulações e experiências imersivas, podendo beneficiar estudantes de diversos campos. Por exemplo, alunos de Biologia poderiam explorar modelos tridimensionais de estruturas celulares, enquanto aqueles em cursos de Literatura poderiam participar de recriações virtuais de cenários históricos de suas obras estudadas, enriquecendo muito mais o processo de aprendizagem.



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    Como citado no artigo "Laboratório de inovações didáticas com tecnologias educacionais (Labitec) e o uso das plataformas scratch e tinkercad com estudantes universitários":

faz-se necessário o uso de ferramentas diferenciadas, capazes de promover e ampliar o processo de ensino e aprendizagem das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), a fim de que os estudantes desenvolvam novos conhecimentos, habilidades e competências importantes, demandadas para a sua inserção, permanência e sucesso no mercado de trabalho.". Além disso, foi apresentado no artigo outras plataformas que podem ser utilizadas pelos estudantes universitários, sendo as plataformas Scratch e Tinkercad para as áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas. Sobre essas plataformas foi realizada uma pesquisa com estudantes de Engenharia Elétrica em uma universidade da rede privada de São Paulo, tratando da utilidade delas como laboratórios de aprendizagem.


                                                    https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/530/350



   Dessa forma, o avanço tecnológico no contexto educacional oferece múltiplas vantagens para os estudantes. Ele não apenas aprimora a qualidade do aprendizado, proporcionando uma experiência mais interativa e adaptada às necessidades individuais, como também prepara os alunos com habilidades técnicas valiosas. No mercado de trabalho contemporâneo, a proficiência em ferramentas digitais é altamente valorizada, e os estudantes que estão familiarizados com essas plataformas têm uma vantagem competitiva significativa, independentemente de sua área de estudo.

    Além das habilidades técnicas, a integração da tecnologia na educação eleva a produtividade do aprendizado. Os alunos podem acessar informações instantaneamente, participar de discussões e trabalhos colaborativos em tempo real, e se beneficiar da automação para realizar tarefas rotineiras. Esses benefícios não apenas otimizam o tempo do estudante, mas também promovem um aprendizado mais profundo e engajado.

    Com a crescente influência da tecnologia na educação, novos desafios e oportunidades também surgem. Por um lado, a capacidade de personalizar o aprendizado por meio da análise de dados pode revolucionar como os educadores entendem e respondem às necessidades dos alunos. Softwares avançados e sistemas de gerenciamento de aprendizagem podem monitorar o progresso do aluno em tempo real, identificar áreas onde os alunos estão lutando e ajustar o conteúdo de acordo. Isso não apenas torna o processo de aprendizagem mais eficiente, mas também fornece aos educadores "insights" valiosos que podem ser usados para melhorar continuamente os currículos e as metodologias de ensino.

    

    Por outro lado, o aumento da dependência da tecnologia também exige um olhar crítico sobre questões como privacidade de dados, equidade no acesso à tecnologia e desenvolvimento de habilidades digitais essenciais entre os alunos. Enquanto universidades e instituições de ensino adotam tecnologias avançadas, é crucial garantir que todos os alunos, independentemente de sua origem ou recursos, tenham oportunidades iguais de aprendizado. Além disso, à medida que nos movemos para um ambiente de aprendizagem cada vez mais digital, é imperativo que os estudantes sejam educados sobre o uso responsável e ético da tecnologia, garantindo que estejam preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas também para serem cidadãos digitais responsáveis no século 21.


    Concluindo, a era digital trouxe inovações que enriqueceram o ensino superior em inúmeras áreas de estudo. À medida que a tecnologia avança, a importância de seu uso estratégico na educação universitária cresce, preparando os alunos para os desafios multifacetados do mundo profissional.


Referências:


SALLIT, Mathias. Blackboard, Brightspace, Canvas, Moodle: conheça os principais ambientes virtuais de aprendizagem das universidades. Quero Bolsa, 2020. Disponível em: https://querobolsa.com.br/revista/conheca-os-principais-portais-do-aluno-das-universidades-brasileiras#:~:text=%C3%89%20a%20plataforma%20mais%20utilizada,S%C3%A3o%20Paulo%20usando%20os%20servi%C3%A7os.. Acesso em: 24 out. 2023. TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; DIAS, Cleber Gustavo; EVARISTO, Ingrid Santella; et al. Laboratório de inovações didáticas com tecnologias educacionais (Labitec) e o uso das plataformas scratch e tinkercad com estudantes universitários. Observatório Latinoamericano de Enseñanza y Aprendizaje de Lenguas, [s.l.], [s.n.], 2023. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/530/350. Recebimento dos originais: 25 abr. 2023. Aceitação para publicação: 22 mai. 2023.




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