terça-feira, 24 de outubro de 2023

O impacto midiático de Lionel Messi nos Estados Unidos

Nome: Júlia Amábile da Silva

Disciplina: EGC5020-09318/10316 (20232) - Redes Sociais e Virtuais

Matrícula: 22103555


Em agosto de 2021, Lionel Messi deixou o FC Barcelona, clube onde atuou por toda sua vida e assinou contrato com o Paris Saint-Germain (PSG). Porém dois anos depois, em junho de 2023, o craque argentino foi disputar a Major League Soccer (MLS), sendo essa a principal liga de futebol profissional masculino entre clubes nos Estados Unidos. Desde então, Messi está defendendo a camisa do Inter Miami, time que possui o ex-jogador inglês David Beckham como co-proprietário.


Messi com a camisa do Inter Miami em anúncio do clube — Foto: Divulgação


O futebol masculino nunca foi o esporte mais popular e não gera tanta empolgação nos norte-americanos como por exemplo o futebol americano, o basquete ou o beisebol, porém esse cenário pouco aclamado vem mudando. 

A chegada do argentino no país despertou o interesse e chamou a atenção não só de muitos estadunidenses, como também de pessoas no mundo todo. Fora das quatro linhas, Messi fez a equipe da Flórida crescer nas redes sociais. Desde que foi assinado o contrato, a conta do Inter Miami ganhou mais de 14 milhões de seguidores no Instagram, se tornando o time de futebol estadunidense mais seguido na plataforma, em segundo lugar está o Los Angeles Galaxy que tem apenas 1,5 milhão. Atualmente, o Inter Miami tem mais seguidores no Instagram do que qualquer franquia da National Football League (futebol americano), Major League Baseball (beisebol), National Hockey League (hóquei) e da própria MLS. Em comparação com o futebol brasileiro, o Inter Miami passou grandes times como o Corinthians, São Paulo e Palmeiras. 

Outros crescimento impressionante do clube foi no TikTok (InterMiamiCF), que, após a chega de Messi, triplicou os números e chegou a 7,3 milhões de seguidores. Se somadas todas as redes sociais, o clube conta com mais de 28,9 milhões. Além das plataformas citadas acima, o clube tem 5,1 milhões de seguidores no Facebook e 1,1 milhão no Twitter (X).


A ida de Messi ao futebol estadunidense também aumentou de maneira expressiva a audiência nos jogos. O interesse foi tão grande que, segundo a CNN, durante a estreia do jogador na MLS, foi registrada a maior audiência de uma partida de futebol na TV dos Estados Unidos desde 2004. Com isso, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que o jogador ajudou a Apple TV+ (serviço de streaming que transmite o campeonato) a bater suas metas de assinantes. Após o anúncio da contratação, a plataforma conquistou mais de 300 mil novos pagantes e alcançou o recorde de 1 milhão de assinantes, provando que a grandeza do craque não está somente nos campos de futebol. E, aproveitando toda essa visibilidade, a Apple TV+ anunciou e lançou o trailer da sua nova série documental “Messi nos Estados Unidos”, que irá exibir os bastidores da chegada do atleta no futebol norte-americano.


                                            Imagem: Divulgação/Apple TV+
 

O efeito Messi sempre foi muito presente na mídia e redes sociais. O jogador, que recebeu a oitava Bola de Ouro dia 31/10/2023, está acostumado a ser o assunto principal nas redes sociais em praticamente todos os jogos e isso ocorre desde a época em que ele pertencia ao Barcelona. Atualmente não é diferente, Leo Messi continua chamando atenção com seu futebol que encanta os fãs do esporte e é considerado ídolo para muitos. 



Referências:


Apple lançará série sobre o impacto de Lionel Messi nos Estados Unidos. Disponível em: <https://www.mktesportivo.com/2023/08/apple-lancara-serie-sobre-o-impacto-de-lionel-messi-nos-estados-unidos/>. Acesso em: 17 out. 2023.


Efeito Messi: Inter Miami ultrapassa Timão e fica atrás só do Flamengo em seguidores no Insta. Disponível em: <https://ge.globo.com/blogs/brasil-mundial-fc/post/2023/07/28/efeito-messi-inter-miami-passa-timao-e-fica-atras-so-do-flamengo-em-seguidores-no-instagram.ghtml>. Acesso em: 15 nov. 2023. 

PESSOA, Lucas. O impacto da contratação de Messi nos negócios do Inter Miami e da MLS. Disponível em: <https://www.lance.com.br/lancebiz/o-impacto-da-contratacao-de-messi-nos-negocios-do-inter-miami-e-da-mls.html>. Acesso em: 17 out. 2023.

‌Messi veste camisa do Inter Miami em anúncio oficial. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/mls/noticia/2023/07/15/messi-veste-camisa-do-inter-miami-em-anuncio-oficial.ghtml>. Acesso em: 18 out. 2023.

PARRELA, L. Estreia de Messi perde em audiência para EUA na Copa do Mundo Feminina. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/estreia-de-messi-perde-em-audiencia-para-eua-na-copa-do-mundo-feminina/>. Acesso em: 25 out. 2023.

‌PARRELA, L. Bola de Ouro pela oitava vez, Messi alcança dois feitos inéditos. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/bola-de-ouro-pela-oitava-vez-messi-alcanca-dois-feitos-ineditos/#:~:text=O%20argentino%20Lionel%20Messi%20foi>. Acesso em: 15 nov. 2023.





Nenhum comentário:

Postar um comentário