Gelson
Fortes
Liberar
ou não o uso de inteligência artificial
(IA) na rede de ensino?
Uma das
questões mais debatidas atualmente é o uso das inteligência artificial (IA) em sala de aula, a avalanche de informações
que ela vem trazendo de uma maneira surpreendente e rápida tem pego de surpresa
muitos professores e redes de ensino de um modo geral, fazendo
repensar a maneira de ensinar ,a didática de ensino na educação com um olhar
mais cauteloso para não liberar demais e nem proibir demais, encontrar um meio
termo para que ambos possam evoluir, como educador e educando.
A
inteligência artificial (IA) nos ambientes virtuais de educação refere-se ao
uso de tecnologias de IA, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem
natural, para melhorar a experiência de aprendizado online. Isso inclui
recursos como assistentes virtuais, chatbots educacionais, análise de dados
para personalização do ensino e sistemas de recomendação de conteúdo. A IA pode
ajudar a tornar o ensino mais interativo, adaptativo e eficiente,
proporcionando um ambiente de aprendizado personalizado para os alunos e também
para os professores.
Com
todos os benefícios de acessos, devemos nos atentar quanto a veracidade da
autoria e também de que o aluno também aprenda,para isso as pesquisas e
trabalhos deverão ser mais aprofundados para que o aprendizado de fato seja
efetivo.
Muito
tem se falado que essa geração seria e
geração da inteligência artificial (IA),pelas
facilidades de acesso que ela permite, apesar do tema ser muito comum e de fácil
discussão e debate no meio acadêmico em que estamos, isso ainda não é realidade
em muitas, mas muitas redes públicas de ensino fundamental e média onde se
concentra o maior número de alunos jovens do Brasil, as diferenças de classes sociais
no Brasil, faz com que essa tecnologia não seja tão aproveitada ainda.
Nos ambitos
acadêmicos e da rede de ensino privada a revolução da inteligência artificial
(IA) já está acontecendo em passos largos, levando a rede de ensino para uma
revisão em sua didática de ensino pois esse novo comportamento requer cautela e ao mesmo tempo ousadia e
agilidade,pois chegamos num determinado ponto onde o uso das inteligência
artificial (IA) fez que alguns profissionais de ensino se sentissem
despreparados pela tamanha gama de respostas super elaboradas e concisas vindo
de alguns alunos, respostas essas muito bem
elaboradas pelas inteligência artificial (IA) e delas retiradas.
Isso acendeu um sinal de alerta para proibir ou restringir o uso das inteligência artificial (IA) na redede ensino, mas é quase impossível fazer isso e a cada dia que passa elas estarão mais presentes não só na rede de ensino mais em nosso dia a dia, fazendo com que os profissionais da educação se adéquem a essa nova cultura por assim dizer,ou melhor,essa nova geração, geração da inteligência artificial (IA).
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