quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Liberar ou não o uso de inteligência artificial (IA) na rede de ensino?

Gelson Fortes

Liberar ou não o  uso de inteligência artificial (IA) na rede de ensino?

Uma das questões mais debatidas atualmente é o uso das inteligência artificial (IA)  em sala de aula, a avalanche de informações que ela vem trazendo de uma maneira surpreendente e rápida tem pego de surpresa  muitos professores e  redes de ensino de um modo geral, fazendo repensar a maneira de ensinar ,a didática de ensino na educação com um olhar mais cauteloso para não liberar demais e nem proibir demais, encontrar um meio termo para que ambos possam evoluir, como educador e educando.

A inteligência artificial (IA) nos ambientes virtuais de educação refere-se ao uso de tecnologias de IA, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, para melhorar a experiência de aprendizado online. Isso inclui recursos como assistentes virtuais, chatbots educacionais, análise de dados para personalização do ensino e sistemas de recomendação de conteúdo. A IA pode ajudar a tornar o ensino mais interativo, adaptativo e eficiente, proporcionando um ambiente de aprendizado personalizado para os alunos e também para os professores.

Com todos os benefícios de acessos, devemos nos atentar quanto a veracidade da autoria e também de que o aluno também aprenda,para isso as pesquisas e trabalhos deverão ser mais aprofundados para que o aprendizado de fato seja efetivo.

Muito tem  se falado que essa geração seria e geração da  inteligência artificial (IA),pelas facilidades de acesso que ela permite, apesar do tema ser muito comum e de fácil discussão e debate no meio acadêmico em que estamos, isso ainda não é realidade em muitas, mas muitas redes públicas de ensino fundamental e média onde se concentra o maior número de alunos jovens do Brasil, as diferenças de classes sociais no Brasil, faz com que essa tecnologia não seja tão aproveitada ainda.

Nos ambitos acadêmicos e da rede de ensino privada a revolução da inteligência artificial (IA) já está acontecendo em passos largos, levando a rede de ensino para uma revisão em sua didática de  ensino  pois esse novo comportamento requer  cautela e ao mesmo tempo ousadia e agilidade,pois chegamos num determinado ponto onde o uso das inteligência artificial (IA) fez que alguns profissionais de ensino se sentissem despreparados pela tamanha gama de respostas super elaboradas e concisas vindo de alguns alunos, respostas essas muito bem  elaboradas pelas inteligência artificial (IA) e delas retiradas.

Isso acendeu um sinal de alerta para proibir ou restringir o uso das inteligência artificial (IA) na redede ensino, mas é quase impossível fazer isso  e a cada dia que passa elas estarão mais presentes não só na rede de ensino mais em nosso dia a dia, fazendo com que os profissionais da educação se adéquem  a essa nova cultura por assim dizer,ou melhor,essa nova geração, geração da inteligência artificial (IA). 

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