Escrito e editado por: Gabriel Melo (17200989)
Desde o início da internet, começamos a ver mesmo que timidamente a forma em que mudamos a forma de nos comunicar. Parte das informações que antes precisávamos de um tempo relativamente grande para obter informações, com a internet, encurtamos esse espaço de tempo e dinamizamos as relações sociais entre pessoas e povos distintos.
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O que se torna mais evidente dentro dessa ótica, se dá pela velocidade em que a informação corre e a forma em que ela chega para as pessoas. Hoje, tudo pode ser facilmente comparado, sejam produtos com preços diferentes, mas com as mesmas características ou, até mesmo, candidatos em uma eleição de qualquer porte. A disponibilidade de informações é gigantesca e nos revela uma gama muito grande de oportunidades para conhecermos aquilo que estamos vendo, porém, temos alguns problemas decorrente dessa disponibilidade ampla de informações. Como todos sabemos, a percepção que nós temos diante um fato pode ser elencada por diversos fatores, sejam eles: A empatia que temos sobre algo, a proximidade ou sua rejeição. Quanto mais convicção temos sobre algo, muito difícil pode se ser anulada ou facilmente pode ser fortalecida.
O fato relevante sobre as redes sociais desempenharem um fator crucial nas decisões coletivas, se dá por conta de que as próprias pessoas, além de poder escolher o que querem consumir, também podem repassar aquilo que consomem para frente. Apesar de as mídias tradicionais ainda terem um papel muito grande na influência dentro de uma grande parcela da sociedade, isso não inibe dessas mesmas pessoas de receber informações com determinados filtros por aqueles que as divulgam dentro das redes sociais. O trecho do artigo "A influência das redes sociais na formação de opinião pública e decisões judiciais" ¹ aborda bem essa visão:
- "A grande mídia deixou, também, de monopolizar o filtro das informações veiculadas. No meio virtual, a filtragem é, majoritariamente, exercida pelo destinatário. Portanto, o leitor/ouvinte/destinatário tem muito mais controle sobre a notícia, no sentido de só chegar até ela por vontade própria. Enquanto, em um telejornal, os editores decidem o que será pautado, na internet, o receptor tem muito mais controle sobre quais informações lhe convém." Matheus Pena Rodrigues e Ricardo Ferraz Braida Lopes, ESTAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁCIO, 2021.
REFERÊNCIAS:
1. PENA RODRIGUES, MATHEUS e FERRAZ BRAIDA LOPES, RICARDO: A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA E NAS DECISÕES JUDICIAIS, Revista Estação Científica, ESTÁCIO, 2021. - pg 5.
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