Substituição de profissões humanas por inteligência artificial no mercado de trabalho.
Autor: Amanda Arcanjo Souza
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Matrícula: 18200658
As profissões foram surgindo para atender as necessidades e demandas da sociedade. Com o desenvolvimento dessas comunidades, novas atividades e tarefas foram sendo criadas.
O surgimento das profissões está relacionado à divisão do trabalho pelas pessoas, à especialização das habilidades e às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. Com o tempo, novas profissões foram surgindo em resposta ao avanço da tecnologia, mas hoje vários desses cargos estão sendo substituídos.
O mundo está mudando o tempo todo, e através da tecnologia, foi criada a inteligência artificial (IA) que é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de simular habilidades humanas, como aprendizado, raciocínio e tomada de decisões.
Ela utiliza algoritmos e técnicas avançadas para automatizar tarefas, melhorar a eficiência e transformar diversos setores, permitindo que as máquinas ajam de maneira inteligente e eficiente.
Por mais perfeito que pareça ser, isto levanta questões, pois algumas profissões humanas estão sendo cada vez mais substituídas e isso gera impactos no mercado de trabalho. trazendo benefícios e desafios para a sociedade.
Um dos desafios que assustam a sociedade, é que a Inteligência Artificial está ocupando atualmente algumas vagas de emprego e está transformando rapidamente a maneira como as empresas funcionam através principalmente das máquinas, pois estão se tornando mais avançadas, eficientes e econômicas do que o trabalho de humanos na execução de determinadas tarefas.
Assim, muitos trabalhos estão sendo automatizados. Os principais setores que utilizam a IA é o de manufatura, finanças e saúde, onde processam grandes quantidades de dados e executam tarefas repetitivas com mais rapidez e precisão do que os humanos.
Como exemplo, tem-se os chatbots com inteligência artificial que estão substituindo os representantes de atendimento ao cliente como nos supermercados. Os veículos que dirigem ou estacionam sozinhos no setor de automóveis, substituindo os motoristas humanos, como carros da marca Tesla.
Na área da saúde, uma IA já conseguiu ler em em 10 segundos um diagnóstico médico. Além de fazer análise de imagens médicas e também através de seus algoritmos modernos chega a detectar doenças, identificar padrões em imagens e oferecer suporte aos profissionais de saúde. No setor financeiro, a IA é amplamente utilizada para automatizar tarefas complexas como grandes volumes de dados, e detectar fraudes em transações.
Porém há três pontos que devemos levar em consideração, o primeiro seria a necessidade que algumas profissões têm da presença e capacidade do ser humano, como os profissionais de saúde que usam suas aptidões, estudos e experiências médicas para diagnosticar e tratar pacientes além do óbvio. Outro setor é o de arte e música que exigem as nuances e emoções que vêm com a expressão humana através do toque no instrumento. Assim, embora a IA ofereça muitos benefícios, ainda existem muitas áreas em que as habilidades humanas e a intuição são de cunho essencial.
Segundo, as inteligências artificias mais elaboradas, ainda estão sendo desenvolvidas e podem exigir falhas. É preciso entender que ela não é invencível pois pode cometer erros graves. Os algoritmos de aprendizado de máquina dependem de grandes quantidades de dados para fazer previsões e decisões, então se os dados estiverem incompletos ou tendenciosos, os resultados podem ser falhos.
Um caso que podemos citar que é bastante futurista é o acontecimento que houve em um McDonald's no Texas, onde todo o atendimento ao cliente era feito por robôs. Porém as aparências enganam e a realidade não foi tão perfeita. As máquinas provaram ser difíceis de usar para alguns clientes, especialmente aqueles que não conheciam bem a tecnologia e além disso, elas não estavam equipadas para lidar com eventos inesperados, como alterações em itens de menu ou solicitações de personalização de clientes.
Assim, as pessoas publicaram no Tik Tok vídeos zoando as máquinas, o que resultou em reclamações e críticas negativas. O que mostrou que ainda, não conseguem substituir os trabalhadores humanos em determinadas situações, como essa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário