quinta-feira, 4 de maio de 2023

As redes socias e O impacto na economia


Autor: Pedro dos Santos Pedreti                                     Matricula:19200777

Desde o aparecimento das redes sociais la no final dos anos 90 para começo dos anos 2000 como MSN e Orkut têm estado presentes na vida das maiorias pessoas ao redor do planeta, com a possibilidade conexões quase instantâneas com pessoas que seriam impensáveis encontrar pessoalmente seja por distancia ou falta de tempo, elas transformaram o modo como as pessoas se interagem e compartilham informações que eram feitos de modo analógico ou quando modo online era através de Email.

Com o desenvolvimento das redes, também começaram ter sua parcela de influência nos movimentos econômicos, já que criaram padrões de consumo em massa que não seriam possíveis sem elas, além das empresas usarem elas para se aproximar dos potencias clientes. Com um adendo, segundo a Global Overview Report 2023, o brasileiro gasta em media 3h 46m por dia em redes socias o que o torna uma das populações com o maior tempo de tela do mundo. A diferença que elas começaram a fazer na economia é notado em algumas áreas que serão explicadas abaixo.

Comércio eletrônico (marketplace/e-commerce)

O setor de comercio foi um dos que mais se beneficiou com uso das redes, as empresas que nasceram do digital aproveitaram em largar as paginas de vendas, sites e anúncios  que podiam ser feitos através delas para alcançar cada vez mais pessoas de forma mais barata que os métodos tradicionais. As redes como a Meta, permitem que as empresas façam anúncios com partindo dos dados das pessoas para tornarem eles mais personalizados e precisos. Segundo os dados da ABComm Forecast o faturamento das varejistas brasileiras que foram para o digital foi de R$169.59 bilhões do e-commerce(marketplace) no ano de 2022, considerando uma grande diferença de R$18 bilhões em relação a 2021 que ainda estava sobre efeito da pandemia

Com isso para aumentar as vendas das lojas e fabricas ficando muito mais fácil e aumentar a margem de lucro devido a facilidade de acessar o consumidor final e aprender sobre as vontades e desejos deles, podendo focar em produtos que venderam mais para certos grupos de pessoas.

Imagem: Shopify

Publicidade e Trafego pago

A publicidade mudou muito desde o aparecimento das redes socias, já que agora qualquer pessoa tem nas mãos uma ferramenta para espalhas suas ideias, gostos e produtos. A publicidade precisou se reinventar devido as grandes agencias perderem sua força, já que seriam possíveis através de uma anuncio pago e um criativo, poder alcançar milhares com pessoas com valores baixos e com especificidade incrível. Já que com os dados é possível saber até o celular que a pessoa usa e definir as melhores estratégias para focar nesse público, permitindo chegar no objetivo almejado que seja desde reconhecimento de algo a vendas como foi citado acima. Já mídias moveis que são anúncios que são feitos para celulares representou em 2022, 77% em dispositivos móveis contra 23% em PCs. Segundo dados da Kantar Ibope e IAB Brasil, a receita total com publicidade digital foi de R$ 32,4 bilhões, representando um aumento em relação a 2021 em 7%.

Com essas ferramentas é possível acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real, fazer ajustes com elas rodando e acompanhar os resultados em tempo real como pessoas alcançadas, click no anuncio, engajamentos entre outras 24 horas por dia. Dando na mão das pessoas e empresas uma forma de aumentar seus ganhos exponencialmente sem precisar desprender de quantias de dinheiro ou precisar se financiar com um banco para poder passar um grande comercial em uma mídia tradicional ou fazer um contrato com um ator famoso para trazer reconhecimento para o produto ou objeto em questão.

Imagem: info escola

Marketing de influência/Marketing Digital

Esse surgiu com mais força na ultima década mas foi o que permitiu que varias marcas pequenas e pessoas alçarem valores astronômicos desde vendas de produtos próprios para sua base ou com vendas de cursos pela Hotmart uma das maiores empresas unicórnio do brasil, avaliada em US$1bilhão por exemplo, mudando um pouco a logica de só grande empresas usarem sua influencia nas redes para aumentar seus ganhos. Com isso influenciadores, youtubers que utilizam sua base de fã para promover produtos, eventos e cursos e lucra muito com isso ja que boa parte da divulgação será feito de modo orgânico (sem usar dinheiro para alcançar mais pessoas) ou com trafego pago para alcançar pessoas fora da bolha de fãs deles ou ate mesmo usar isso para crescer em numero de seguidores de maneira mais rápida. 

Além de poderem fechar parcerias com empresas para promover seus produtos e fazerem as vendes desse produtos crescerem, sendo uma relação de ganha-ganha para os dois lados, já que o lucro vai crescer para ambos de maneira mais natura e menos preditiva aos olhos dos possíveis clientes gerando grande fluxo de dinheiro entre esses grupos de empresas e influenciadores, criando um novo ecossistema que antes so era possível com famosos do meio tradicional cheio de amarras que nem sempre traziam tantos benefícios para as empresas, mas era a única alternativa de diferenciar seu marketing dos concorrentes.

Imagem: Jn2

Conclusão

As redes socias a cada ano que passa ficam como forma essencial de alcançar o público, engajar com ele e também vender para ele, já que os ferramentas que estão cadê vez mias precisa em saber como as pessoas preferem algo através de seus movimentos na internet, esse meio de vendas e comprar tem uma impacto cada vez maior na economia e já que diretamente gera mais lucro e empregos, indiretamente traz novas possibilidades de surgirem mais concorrentes no mercado já que a conexão com o cliente muitas vezes é tão relevante quanto o produto que será ofertado. 

Possibilitando ganhos de eficiência pela maior precisão de estoque para certos produtos devidos ao que esta ficando em alta nas redes ate tentar paginar um um estratégia futura para tendencias que estão começando permitindo mais vendas com menos gastos logísticos e produtivos. A questão que fica e se redes sumiram por um período, o que vai acontecer com as pessoas e a economia que alguns momentos sem elas já mostrou perda consideráveis.

Referências Bibliográficas

https://digitalks.com.br/artigos/o-impacto-economico-das-midias-sociais-como-aproveitar-para-o-seu-negocio/

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/10/05/maior-impacto-do-apagao-das-redes-sociais-e-o-economico-diz-especialista.htm

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/06/04/internas_economia,964183/mercado-s-a.shtml

https://www.iniciativaconsultoria.com.br/como-as-redes-sociais-afetam-o-comercio/

https://edrone.me/pt/blog/dados-ecommerce-brasil

 











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