quinta-feira, 4 de maio de 2023

A Importância do Ambiente Virtual na Educação a Distância na Pandemia

 EGC5020-Redes Sociais

Rafaela Daros Machado - 19105363




A Importância do Ambiente Virtual na Educação a Distância na Pandemia



A pandemia do COVID-19 além de abalar o mundo de forma social e econômica também exigiu uma estruturação e adaptação a ambientes virtuais de forma a torná-lo fundamental. A educação a distância se tornou essencial, e em alguns momentos, a única alternativa para continuação dos estudos de milhares de jovens e adolescentes. O ensino a distância, já presente no mundo acadêmico, se tornou algo exclusivo durante  períodos extremos de reclusão.


O ambiente virtual se caracteriza como uma ferramenta de aprendizagem que possibilita a realização de atividades de ensino efetuadas de forma virtual e tecnológica. É a  partir desse sistema que professores e alunos se conectam de forma semelhante a uma sala de aula virtual. É possível expor e compartilhar o material didático usado no processo de aprendizagem, realizar exercícios, dar aulas de forma assíncrona, e também, realizar provas e trabalhos. 


fonte: https://www.blogs.unicamp.br


Segundo Moraes e Barbosa (2020), a adesão da educação a distância na pandemia foi uma necessidade, não veio de forma natural. Mesmo assim, pode ser considerada uma evolução em sistemas pedagógicos com resultados positivos. Diversas universidades e sistemas de estudos que aderiram o modelo de ensino facilitaram a vida de muitos jovens. Permitindo-lhes que, apesar de sua situação, tivessem acesso mais fácil à educação. 


O uso de ambientes virtuais facilitou a vida de estudantes de diversas formas, principalmente quanto à flexibilidade. A disponibilização de recursos de ensino incentivou a autonomia dos estudantes de forma significante, uma vez que a possibilidade de atividades assíncronas se tornou possível. (MORAES; BARBOSA, 2020). Dessa forma, alunos que antes mesmo da pandemia sofriam com influências externas, como distância, tempo e mobilidade reduzida puderam ter acesso ao ensino de qualidade oferecido.


Fonte: https://verticis.com.br


Apesar de todos os benefícios resultantes dos ambientes de ensino virtual, é relevante ressaltar, também, as barreiras enfrentadas pelo seu uso. A autonomia exige disciplina, que é considerada um desafio para muitas pessoas, e é ainda mais relevante em jovens que podem não ter atingido a maturidade necessária para dominá-la. Além disso, o acesso aos recursos necessários para a utilização desses ambientes não estão disponíveis para todos, dificultando e, muitas vezes, impedindo o acesso do aluno ao ensino.(MORAES; BARBOSA, 2020). 


Assim, a utilização do ambiente virtual no processo de ensino a distância tornou-se essencial durante o período de reclusão e, também, pode ser uma alternativa viável mesmo após o fim da pandemia COVID-19. Dessa forma, é possível concluir a importância do uso dessas ferramentas e a relevância nos resultados que investimentos e aprimoramentos nas mesmas podem decorrer dessa situação, que, uma vez se tornou a única alternativa e agora é uma oportunidade. 




Referências:


BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando M. Educação híbrida: uma nova abordagem para a aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2015.


BARBOSA, João Mattar. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2007.


DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.


FRAGOSO, Suely de Brito Clemens; NOVA, Cristiana de Carvalho; ALVES, Luciana Toledo. Aprendizagem em Ambiente Virtual. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2012.


GARCIA, Carlos Marcelo. A formação de professores no mundo atual. São Paulo: Cortez, 1999.


MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2007.


SOUZA, Elisa Pereira de. Educação a Distância: histórico, conceitos e modalidades. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.


TURRIONI, João Baptista; COUTINHO, Clara Pereira. Aprendizagem em ambientes virtuais: teoria e prática. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.



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