quinta-feira, 4 de maio de 2023

Neuromarketing aplicado às redes sociais e produção de conteúdo


Neuromarketing aplicado às redes sociais e produção de conteúdo


Aluna: Ana Maria Afonso Lemos

Matrícula: 18103950

Disciplina: EGC5020-09318/10316 (20231) - Redes Sociais e Virtuais


Marketing é, resumidamente, criar e entregar valor para atender as necessidades do mercado, com serviços ou produtos que podem vir a interessar o consumidor, chamando sua atenção, transformando isso em um relacionamento lucrativo para todas as partes: consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. 

O Neuromarketing é a junção da neurociência com os estudos de marketing, com foco principal em compreender os procedimentos de compra do consumidor e como as informações chegam até ele. É um meio de entender os estados inconscientes dos consumidores. Importante na hora de ser assertivo com a criação de conteúdo para usar em anúncios nas redes sociais. 

https://negocios.empresaspioneiras.com.br/break/noticias/NOT,0,0,1741793,neuromarketing-e-redes-sociais.aspx

O cérebro humano é dividido em partes, o reptiliano, o sistema límbico e o neocórtex. O cérebro reptiliano é a parte responsável pelos nossos comportamentos mais instintivos, como de sobrevivência e medo, o sistema límbico processa emoções e memórias, possibilitando nos relacionarmos com outras pessoas. Por último, o neocórtex é a divisão responsável por comandar nosso pensamento mais enigmático, como a capacidade de raciocinar e compreender as emoções que surgem do sistema límbico e reptiliano. Saber direcionar a comunicação de acordo com o objetivo do anúncio da marca garante que a área correta do cérebro seja ativada. 

Entender como o cérebro humano opera e como as emoções e os comportamentos são influenciados pela genética e pelo ambiente é a chave para uma campanha de marketing bem-sucedida. 

As redes sociais fazem parte da rotina do ser humano, saber utilizar essas mídias na hora de divulgar um anúncio fazem toda a diferença, além de aplicar os conhecimentos de marketing na hora de definir quem é seu público-alvo. Mas nos dias de hoje, a grande maioria já inclui as tradicionais estratégias na hora de criar um anúncio e produzir um conteúdo digital e já tem um conhecimento considerável de quem é seu público, então se manter atualizado com as novas tecnologias e estratégias, é o verdadeiro diferencial. 

https://cakeerp.com/blog/redes-sociais/

O neuromarketing pode ser um aliado na hora de produzir o material do anúncio que vai entrar nas mídias sociais, ser esse diferencial, com o uso de imagens e cores específicas, formas e tamanhos que indicam o que o cliente precisa fazer, uso de frases impactantes, que levem o usuário a se sentir confortável ou amado, que ele se identifique com aquilo que você quer passar. O cliente precisa criar uma conexão para que se tenha a conversão, venda ou até um compartilhamento, like e indicar para outras pessoas seu serviço, produto ou ideia. Até mesmo se tornar um cliente fiel, algo difícil de conquistar e de grande desejo das empresas. 

Para auxiliar nesse processo, existem formas de confirmar se as pessoas estão vendo aquilo que desejamos que elas vejam nas campanhas de redes sociais. As ferramentas: Eye-Traking, Heat map e Gaze Plot podem ajudar nessa identificação. Com elas, podemos ver se a mensagem é clara e se o público-alvo está gostando. Pode até analisar se a marca ficou em destaque ou se algo chamou mais atenção do que o propósito da campanha. As vezes o uso de imagens por pura estética acaba confundindo ou tirando o foco da mensagem principal do anúncio, por isso o uso dessas ferramentas é importante, saber onde está o foco do cliente. Como podemos ver nas imagens abaixo. 

https://measuringu.com/eye-tracking/ 

https://www.uxbooth.com/articles/a-look-into-predictive-eye-tracking-tools/

Todas essas ações em conjunto, muito bem estruturadas e analisadas, juntamente com os estudos já conhecidos de marketing, potencializam a experiência do cliente quando se depara com um anúncio nas mídias, as campanhas tendem a ter melhores resultados quando utilizam as estratégias de Neuromarketing. 



REFERÊNCIA: 

https://digitalks.com.br/artigos/neuromarketing-a-servico-das-midias-sociais/

https://resultadosdigitais.com.br/marketing/neuromarketing-conteudo/

https://negocios.empresaspioneiras.com.br/break/noticias/NOT,0,0,1741787,neuromarketing-a-ciencia-a-favor-da-comunicacao.aspx

https://rockcontent.com/br/blog/anuncios-nas-redes-sociais/

https://resultadosdigitais.com.br/o-que-e-marketing/#:~:text=Marketing%20%C3%A9%20a%20arte%20de,lucrativos%20para%20ambas%20as%20partes.


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