Aplicativo comunitário para bairros
EGC5020-09318/10316 - Redes Sociais e Virtuais
Amanda Leão da Silva
19101133
A importância das redes sociais informativas
Quando pensamos em redes sociais logo imaginamos as tecnologias mais comum como: Instagram, Twitter, Tiktok e etc. Ferramentas essas usadas para que as pessoas consigam se comunicar umas com as outras por meio de mídias sociais, mensagens e vídeo chamadas, enfim, tudo por meio online.
Essas plataformas, também são utilizadas por meios de informações, sejam elas sobre politica, noticias, economia e afins, afinal, é quase impossível que uma pessoas que utiliza essas redes sociais, receba somente mídias de amigos ou alguém que admira.
Porém, esses meios tecnológicos, a informação para a comunidade em geral é prioridade, o que deixa a desejar o lado informativo, além de conter muita fake news.
A importância das redes sociais na sociedade é de extrema necessidade, pois nela, conseguimos compartilhar momentos com nossos amigos e estar informado sobre algumas questões sociais.
Comunidade conectada
Sabemos que as informações não chegam para muitas pessoas, seja pela dificuldade que algumas pessoas enfrentam nas principais redes sociais.
Mas se criássemos um aplicativo especificamente para conter informações de cada bairro nas cidades, a comunidade estaria cada vez mais informada do que está acontecendo principalmente ao redor delas. Assim, criaríamos um elo entre as pessoas da comunidade, e conheceríamos as questões e necessidades que cada uma passa.
Como:
Criando o aplicativo (exemplo) "Comunique: um aplicativo para bairros" teria que ser feito em junção com a prefeitura, pois o aplicativo poderia ter postagens não só pela prefeitura, mas também entre os moradores para que eles consigam explanar suas dores e desejos no bairro.
Seria possível que cada bairro da cidade pudesse verificar informações básicas como quem é o atual presidente; deputado; governador; prefeito; senador... como também informar ações sociais que ocorrem no bairro, aumento doenças transmissíveis, problemas sanitários, ambientais e etc.
Para que o aplicativo não seja apenas um aplicativo informativo e sem reações pelas partes responsáveis, é necessário que prefeitos e senadores estejam incluídos nesse aplicativo para que a comunidade relate as necessidades que o bairro enfrenta e cumprem com o seu dever com a comunidade.
WhatsApp e a função Comunidade
Recentemente o WhatsApp liberou mais uma função "Comunidades" podendo reunir mais de cinco mil pessoas no mesmo grupo facilitando a comunicação entre os colaboradores.
Essa opção se adequa perfeitamente na ideia da criação de aplicativos para bairros e também seria uma função mais rápida e fácil de acessar caso tenha uma certa interferência ao criar um aplicativo do zero especialmente para isso.
Não tirando o fato que para uma maior comunicação e inclusão dos problemas enfrentados entre os moradores, é necessário a permanência de políticos e contribuintes atuais do bairro/cidade onde se localiza, visto que é para eles que serão inseridas as maiores dificuldades e do qual conseguirá resolver o problema com a ajuda de toda a comunidade.
Conclusão
A ideia da proposta de um aplicativo para bairros, seria mais uma forma de comunicar assuntos que interferem no dia a dia dos moradores e que não fiquem reclusos a apenas informações diversas que muitas as vezes não agrega ao desenvolvimento e necessidades reais que muitas pessoas vivem.
Comunique, seria apenas um aplicativo onde os moradores tenham voz e sejam ouvidos, que seus desejos de mudanças e informações sejam atendidos de maneira eficaz e humana.
Referências
SIQUEIRA, PEDRO. WhatsApp libera função Comunidades, reunindo grupos de até 5 mil pessoas: Recurso chega aos poucos para usuários de iOS e Android ao longo das próximas semanas. Pernambuco: Jovem Nerd 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário