Disciplinas: Redes Sociais e Virtuais
Que as mais novas e avançadas formas de inteligência artificial estão sendo o assunto mais comentado do momento, não é novidade para ninguém, porém o que grande parte das pessoas ainda não parou para pensar, é como essas novas tecnologias acabam por interferir principalmente na comunicação dentro das redes sociais. Pois bem, como isso seria possível?
As inteligências artificiais nunca foram tão utilizadas quanto agora, e muito se dá por conta da disponibilização de tecnologias abertas a qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. O grande aliado dos entusiastas hoje é o famoso Chat GPT, da OpenAI, além é claro de diversas outras ferramentas que estão sendo utilizadas.
Entretanto, a relação entre as redes sociais que todo mundo já conhece e utiliza, e as novas inteligências artificiais, é bem próxima, pois assim como utilizamos as redes em nosso dia a dia, a IA consegue também se fazer presente, e está sendo mais comum do que parece. Dessa forma, temos que a inteligência artificial acaba por auxiliar as pessoas a chegar em resultados mais concretos, e com isso existe uma maior impulsão da rede social. Essa série de tecnologias, algoritmos, compreensões e operações auxiliam que isso aconteça.
As redes sociais hoje são cada vez mais dinâmicas, as pessoas têm cada vez menos tempo e por outro lado estão mais engajadas com isso, o que é totalmente compreensível, porque cada vez mais essas mesmas redes possuem tecnologias para "prender" o usuário. As redes se tornaram não só uma fonte de interação como também um negócio, e é completamente rentável para muitas pessoas.
As inteligências virtuais são capazes de criar imagens, textos, roteiros, histórias e tantas outras funções que ajuda muita gente, ou seja, o dinamismo das redes sociais está também agora do lado de quem a utiliza como criador de conteúdo, e não mais somente nos materiais. A aproximação da linguagem dessas tecnologias está cada vez maior, e as pessoas tendem a cada vez mais se identificar com elas.
Essas IA são capazes de entender o contexto, o sentimento e a intenção dos usuários, e oferecer sugestões de respostas, conteúdos e interações personalizadas. Veja como as novas IA ajudam o usuário a se comunicar melhor nas redes sociais:
- As novas IA podem analisar o perfil do usuário e o seu histórico de interações, e sugerir conteúdos relevantes e interessantes para ele. Por exemplo, se o usuário gosta de música, pode recomendar posts sobre novos lançamentos, shows, playlists, etc. Assim, o usuário pode se manter informado e engajado com os seus interesses.
- Podem também gerar respostas criativas e adequadas para os comentários dos outros usuários. Por exemplo, se alguém elogia o usuário por uma foto ou um vídeo, a IA pode sugerir uma resposta gentil e simpática, como "Obrigado pelo carinho!" ou "Fico feliz que tenha gostado!". Assim, o usuário pode expressar a sua gratidão e criar laços com os seus seguidores.
- Podem ainda, ajudar o usuário a evitar conflitos e mal-entendidos nas redes sociais. Por exemplo, se alguém faz uma crítica ou uma provocação ao usuário, a IA pode sugerir uma resposta diplomática e educada, como "Respeito a sua opinião, mas discordo." ou "Não estou aqui para discutir, apenas para compartilhar o que penso.". Assim, você pode se defender sem ser agressivo ou ofensivo.
Esses são apenas alguns exemplos de como essa novas tecnologias ajudam a se comunicar melhor nas redes sociais. Com elas, é possível ter uma experiência mais positiva, divertida e produtiva na internet.
Por fim, a IA pode organizar a exibição dos posts do seu feed por relevância, conforme o tipo de publicação que mais agrada. Além disso, ela também atua nas sugestões de amigos ou páginas que o usuário pode gostar. Outro ponto relevante é que a tecnologia ajuda a identificar e filtrar notícias falsas nas redes sociais, evitando a disseminação de fake news. A inteligência artificial ainda usa aprendizado de máquina para evitar o cyberbullying.
Inteligência artificial impulsiona as redes sociais. Disponível em: <https://www.redaweb.com.br/posts/inteligencia-artificial-impulsiona-as-redes-sociais>. Acesso em: 03 mai. 2023.
TAWIL, Marc. A Inteligência Artificial já mudou a comunicação. E isso é uma ótima notícia. Disponível em: <https://startupi.com.br/inteligencia-artificial-marc-tawill/>. Acesso em: 03 mai. 2023.
PAREDES, Arthur. Como tirar proveito da Inteligência Artificial nas redes sociais? Disponível em: <https://www.iebschool.com/pt-br/blog/social-media/redes-sociais/como-tirar-proveito-da-inteligencia-artificial-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 06 jun. 2023.
CARVALHO, Thaisi. 6 usos de inteligência artificial no seu dia a dia que você mal percebe. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2022/10/6-usos-de-inteligencia-artificial-no-seu-dia-a-dia-que-voce-mal-percebe.ghtml>. Acesso em: 07 jun. 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário