quinta-feira, 4 de maio de 2023

O EFEITO ONLINE NAS EMPRESAS

O EFEITO ONLINE NAS EMPRESAS

 

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Autor: José Alcenir Pereira Junior (21102239)

 

Sabemos que as redes sociais tiveram um desenvolvimento exponencial em conjunto da internet, logo, tamém temos que elas se tornaram cada vez mais comuns e acessíveis no dia a dia da população brasileira e mundial.

(Imagem: Google)

Atualmente, longe dos contextos de apenas divulgação em comerciais de TV, cartazes e banners, as pequenas, médias e grandes empresas estão muito mais inseridas no meio digital do que éramos acostumados a cinco ou até 10 anos atrás. Portanto, considerando a enorme capacidade de proliferação de informações e conexões que uma rede social pode gerar, é de extrema importância que qualquer tipo de empreendimento esteja inserido no meio digital, ainda que no mínimo por meio de apenas uma mídia social.

É sabido que as mídias sociais são bastante difundidas nos tempos atuais, sendo até estranho ouvir que alguém ou algum local não possui um perfil no Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e até mesmo uma conta no WhatsApp Business. Porém, o quão grande é a utilização desses meios de conexão, a ponto de se tornarem por muitas vezes, mais que essenciais para uma rotina empresarial ou mesmo pessoal?
 
A explosão das mídias sociais atuais, se dá muito pela facilidade de criação de contas, de criar conexões e ser inserido numa comunidade gigantesca já no momento que você cria seu perfil. Somando também o fato de que isso não se limita a redes como Instagram e Twitter, mas também se expande para o LinkedIn, Pinterest e outros.

Segundo o site “WebSiteRating”, o Instagram tem mais de 1.28 bilhão de usuários ativos mensaissendo o 7º site mais acessado do mundo, já de acordo com o “Shopify”, o Facebook atingiu a marca de cerca de 2,9 bilhões de acessos mensais em 2021, onde somente no Brasil são aproximadamente 148 milhões, sendo o país da américa latina mais presente na rede social.

No contexto empresarial, temos a adoção das redes e mídias sociais como principal meio de conexão da empresa com o cliente/usuário, sendo através desses canais que se podem ser extraídos as melhores informações para que tanto os clientes tenham recomendações alinhadas com os seus interesses, como também a empresa saiba identificar as principais tendências de venda e mercado, buscando assim, atingir um nível alto de boa relação com o cliente e obtendo lucro.
(Imagem: Google)

Sendo assim, entendemos que para se ter os benefícios que as redes sociais bem incorporadas as empresas podem oferecer, é necessário que um plano de marketing seja sempre bem planejado para que a execução seja corretamente direcionada ao público-alvo do empreendimento, bem como os resultados sejam iguais ou melhores do que o esperado e que seja capaz de gerar ainda mais proximidade com o cliente. Todos os planos direcionados ao desenvolvimento "online" da empresa devem ser valorizados e realizados de maneira adequada, uma vez que, ainda hoje as organizações têm medo de não serem capazes de se relacionar da maneira correta com seu público, podendo correr o risco de sofrer grandes consequências ao considerarmos que a voz dada ao cliente no mundo virtual possui muito mais alcance do que nos "pré-redes sociais".

Um ótimo exemplo de aproximação com seu público, é a humanização da marca, onde são realizadas caracterizações para que as interações com os usuários sejam, de acordo com o viés decidido, mais cômicas, descontraídas e mais propensas a afastar a ideia do compromisso somente com vendas e lucros.

A Netflix atualmente é um ótimo exemplo de como a humanização é capaz de gerar mais aproximação de maneira descontraída e inteligente, sem deixar de ter a sua característica “marketeira”. A empresa, como é mostrada no “Blog Operand”, foi capaz de se tornar referência nesse tipo de estratégia, pois foi capaz de gerar conexão e ainda mais engajamento através da interação estabelecida somente nas redes sociais, muitas vezes até dando ênfase em uma ou duas.

Ao fim, o que podemos concluir com as principais relações de redes/mídias sociais com as empresas? É notório que cada dia que se passa, os vínculos vêm se fazendo gradativamente mais constantes e necessários, tornando a competitividade das empresas ainda mais estrita e estratégica, onde uma pequena interação ou um pequeno ato falho de marketing é capaz de gerar um alvoroço e introduzir a empresa em polêmicas que definitivamente elas não querem se meter.

Portanto, é importante ter uma base de inteligência digital, para que a comunicação seja feita de maneira mais adequada, a estratégia seja bem planejada e executada, bem como os vínculos entre companhia/empresa e usuário/cliente sejam aproximados.

Referências:

AHLGREN, Matt. MAIS DE 40 ESTATÍSTICAS, FATOS E TENDÊNCIAS DO INSTAGRAM PARA 2023. WebSiteRating, [S. l.], 4 maio 2023. Cap. 1-6. Disponível em: https://www.websiterating.com/pt/research/instagram-statistics/#chapter-1. Acesso em: 3 maio 2023.

WALLITER, Carolina. Estatísticas do Facebook para mudar o jogo em 2022. Shopify,16 nov. 2021. Blogs da Shopify, p. 1-10. Disponível em: https://www.shopify.com/br/blog/estatisticas-facebook#:~:text=98%2C5%25%20dos%20usu%C3%A1rios%20do,usu%C3%A1rios%20ativos%20todos%20os%20meses. Acesso em: 3 maio 2023.

MUHLBAUER, Larissa. Como as redes sociais melhoram a experiência do cliente com as marcas. BLOG Operand, [S. l.], p. Tópico 1-10, 12 fev. 2019. Disponível em: https://blog.operand.com.br/redes-sociais-melhoram-a-experiencia-dos-clientes/. Acesso em: 3 maio 2023.

HOPP, Alyssa. Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais?. Blog IPOG, [S. l.], 7 nov. 2018. Comunicação de Marketing - Marketing Digital, p. Tópico 1-14. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/comunicacao-e-marketing/minha-empresa-deve-estar-nas-redes-sociais/#:~:text=A%20import%C3%A2ncia%20das%20redes%20sociais&text=Elas%20permitem%20agilidade%2C%20velocidade%2C%20o,demandas%20de%20seus%20potenciais%20clientes. Acesso em: 12 jun. 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário