Nome : Michelle Amorim Nunes (2110078)
As redes sociais e virtuais se tornaram uma parte integral da vida moderna, moldando a maneira como as pessoas se comunicam e interagem em diferentes contextos. Desde as mídias sociais tradicionais, como o Facebook e o Twitter, até plataformas especializadas em educação e negócios, as redes sociais e virtuais têm diversas aplicações e estão em constante evolução.
Essas plataformas sociais são muito populares em todo o mundo e têm o potencial de impactar muitas áreas, incluindo educação, negócios, política e muito mais. Hoje em dia, as pessoas passam uma quantidade significativa de tempo em plataformas sociais, seja para se conectar com amigos e familiares, pesquisar informações sobre produtos ou serviços, ou até mesmo obter notícias.
Manuel Castells, em seu livro "A Sociedade em Rede", argumenta que as redes sociais são uma manifestação da sociedade contemporânea e da "cultura da internet", que se tornou uma forma comum de comunicação e organização social. Ele descreve as redes sociais como uma "forma de organização social baseada em redes descentralizadas de comunicação, interação e cooperação" (Castells, 2007).
Nesse sentido, as redes sociais virtuais estão cada vez mais presentes na educação e na formação, como destaca o livro "EAD, PBL e o desafio da Educação em Rede: metodologias ativas e outras práticas do educador co-investigador" organizado por Fernando Spanhol, Giovanni Farias e Marcio Souza (2018). O livro apresenta diferentes práticas de ensino que utilizam redes virtuais e tecnologias para engajar os estudantes, tais como a aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o trabalho em equipe em projetos colaborativos.
As redes sociais também são muito importantes para os negócios, especialmente para a criação de comunidades de prática, que são grupos de pessoas com interesses semelhantes que se reúnem para compartilhar conhecimento e experiências para resolver problemas específicos. Essas comunidades podem ser formadas por funcionários de uma empresa, profissionais de uma determinada área ou mesmo por clientes que buscam soluções para um problema comum. Jayme Teixeira Filho, em seu livro "Comunidades Virtuais: Como As Comunidades de Práticas na Internet estão Mudando os Negócios" (2002), destaca a importância das redes virtuais para a criação de comunidades de práticas e como isso pode ser benéfico para as empresas.
Além disso, as redes sociais têm se mostrado cada vez mais importantes para a disseminação de informações e notícias, especialmente em tempos de crise. Segundo um estudo de 2020 publicado no "International Journal for Innovation Education and Research" por Fábio Müller e Marcio Souza, as redes sociais têm sido utilizadas para a disseminação de informações sobre a pandemia de COVID-19 e para a conscientização sobre medidas preventivas.
Em resumo, as redes sociais e virtuais são uma parte integral da vida moderna e têm transformado a maneira como as pessoas se comunicam e interagem em diferentes contextos. Desde as mídias sociais tradicionais, como o Facebook e o Twitter, até plataformas especializadas em educação e negócios, as redes sociais e virtuais têm diversas aplicações e estão em constante evolução.
Embora as redes sociais virtuais tenham sido amplamente utilizadas para promover a educação e os negócios, elas também têm sido muito importantes na disseminação de informações e notícias, especialmente em tempos de crise. Como vimos com a pandemia de COVID-19, as redes sociais foram amplamente utilizadas para conscientização sobre medidas preventivas e a disseminação de informações precisas e atualizadas.
No entanto, é importante lembrar que as redes sociais também têm seus desafios. Um desses desafios é a disseminação de desinformação e notícias falsas, que pode levar a uma polarização extrema e afetar a opinião pública. Como aponta o livro de Márcio Vieira de Souza, "Redes informatizadas de comunicação: a teia da rede internacional DPH", é essencial que os usuários sejam críticos e saibam avaliar a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais. Afinal, as redes sociais têm o potencial de influenciar a opinião pública e moldar a percepção da realidade.
Portanto, é necessário encontrar um equilíbrio entre as vantagens e os desafios das redes sociais e virtuais. Os usuários devem ser incentivados a utilizar as redes sociais de maneira responsável, avaliando cuidadosamente as informações compartilhadas e mantendo um diálogo aberto e saudável. Além disso, as empresas de mídia social também têm uma responsabilidade em manter suas plataformas seguras e livres de desinformação e notícias falsas.
Em última análise, as redes sociais e virtuais têm o potencial de ser uma força positiva para a sociedade, desde que sejam utilizadas de maneira responsável e ética. As redes sociais têm mudado a maneira como as pessoas se comunicam, colaboram e se conectam, e continuarão a evoluir e moldar o futuro da sociedade.
Referencia:
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2007, 11a edição.
510p.
TEIXEIRA FILHO, Jayme. Comunidades Virtuais: Como As Comunidades de Práticas na
Internet estão Mudando os Negócios. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2002.
MULLER, F. M. ; SOUZA, M. V. . The role of Knowledge Media in Network Education.
INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 8, p.
76-93, 2020.
SPANHOL, Fernando J; FARIAS, Giovanni F; SOUZA, Marcio V. de (orgs). EAD, PBL e o
desafio da Educação em Rede: metodologias ativas e outras práticas do educador
coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em:
https://www.blucher.com.br/livro/ detalhes/ead-pbl-e-o-desafio-da-educacao-em-redemetodologias-ativas-e-outraspraticas- na formacao-do-educador-coinvestigador-1478
SOUZA, Márcio Vieira de. Redes informatizadas de comunicação : a teia da rede
internacional DPH [livro eletrônico] / Márcio Vieira de Souza. – 2. ed. -- São Paulo.
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