Autor: Marina Clara Souza Medeiros
19207931
Redes Socais e Virtuais (ECG5020)
Big Data é um conjunto de dados e informações de grandes volumes que são armazenados em servidores de instituições, que podem ser acessados e terem ligações entre si, e que apesar de ser um conceito novo, tem sua origem na década de 60, onde o mundo estava começando a se familiarizar com os dados, sendo criados os primeiros data centers. Em 2005, percebeu-se a enorme quantidade de dados gerados por meio de serviços online, como por exemplo as redes sociais, fazendo com que fossem criadas ferramentas para armazenar e analisar dados. Apesar da sua evolução nos últimos anos, estamos longe ainda de atingir o potencial que o Big Data tem a nos oferecer.
Atualmente, bilhões de novas informações são geradas diariamente ao redor de todo mundo, seja por meio da internet, celulares, TVs, entre outros dispositivos eletrônicos, podendo dividir Big Data em 3 V's, sendo eles volume, velocidade e variedade. Contudo há especialistas que adicionam mais V's ao Big Data, como variabilidade, vínculo, valor e veracidade.
O principal objetivo do Big Data é realizar a extração de grandes volumes de dados através de redes sociais, websites, sistemas, aplicativos, outros bancos de dados, organizá-los e realizar uma análise deles, visando explorar novas ideias de negócios e prever situações.
Como já dito anteriormente, o Big Data é dividido em 3 V's, que serão detalhados um a um a seguir:
Volume: A tecnologia está avançando em ritmo acelerado, sendo atualmente criados 2,5 quintilhões de dados por dia, e esse valor dobrando a cada dois anos, fazendo com que haja uma preocupação com o armazenamento deles.
Velocidade: A transferência e armazenamento de dados é realizada em uma velocidade altíssima, porém é necessário que haja o gerenciamento dessas informações em tempo real e qualquer interferência nesse processo pode atrasá-lo por conta do enorme volume de dados criados a cada segundo.
Variedade: Os dados são criados de diversas maneiras, podendo ser por imagem, texto, planilhas, entre outros e possuem uma grande variedade entre si, fazendo com que haja um desafio em sua análise e armazenamento, afinal é necessário entender suas variáveis.
Há ainda outros V's no mundo do Big Data, devido ao fato de surgir cada vez mais informações e dados a todo momento:
Validade: O rigor na análise (por exemplo, Aleatório de Alvos) é essencial para previsões válidas.
Vantagem: O Big Data nos permite uma visão privilegiada de sistemas complexos.
Variabilidade: A ciência de dados geralmente modela fontes de dados variáveis. Os modelos implantados na produção podem encontrar dados especialmente selvagens.
Variedade: Na ciência de dados, trabalhamos com muitos formatos de dados (arquivos simples, bancos de dados relacionais, redes de gráficos) e níveis variados de integridade dos dados.
Varifocal: Big data e ciência de dados juntos nos permitem ver a floresta e as árvores.
Varmint (Vermes = Bugs): À medida que o grande volume de dados aumenta, o mesmo ocorre com os erros de softwares!
Vagueness (Imprecisão): O significado dos dados encontrados geralmente não é claro, independentemente da quantidade de dados disponível
Um dos fatores responsáveis pelo sucesso do Big Data é sua funcionalidade em diversas áreas e setores, tendo como exemplo: logística, assistentes virtuais, saúde (prever doenças e ajuda no diagnósticos) e sistemas de recomendação.
Ao imaginar os principais fatores que alavancaram o sucesso do Big Data, as pessoas muitas vezes se restringem apenas ao volume de dados disponíveis. O que deve ser levado em consideração é o que você faz com eles. Sendo assim, podemos dizer que o Big Data se tornou muito impactante, pois ajuda as empresas a analisar os seus dados e utilizá-los na identificação de novas oportunidades. Obviamente, isso varia de acordo com o seu modelo de negócio, a atividade exercida e as metas e objetivos traçados para a organização. Mas há benefícios em comum ao alcance de todo o tipo de empresa.
O Big Data além de ser muito útil por si só, pode muitas vezes ser combinado com outros Sistemas de Informações (SI's). Um dos melhores exemplos é o Power BI, o qual tem por função coletar, organizar, transformar e fornecer dados precisos para uma tomada de decisão, resolve os tópicos mais famosos, responde a perguntas que já são comuns no mundo dos negócios, com ele as empresas podem analisar e visualizar dados em toda a organização de maneira interativa e rápida. Isso permite que eles obtenham uma compreensão mais profunda de suas operações e desempenho, para que possam tomar decisões informadas com base em dados reais
Muitas foram as empresas que utilizaram do Big Data para alavancar seus negócios, mas para realmente mostrar a relevância desse tema principalmente no âmbito coorporativo tem-se como exemplo grandes empresas como a Nike, cujo firmou uma parceria com uma companhia especializada em tecnologia para desenvolverem um software destinado a pessoas que correm e praticam exercícios regularmente, repassando a frequência dos batimentos cardíacos, a quantidade de passos, entre outras coisas. Os dados passaram a ser sincronizados com o Facebook e, com isso, as pessoas compartilhavam as informações das suas práticas esportivas com os amigos. De 2006 a 2017, a plataforma conseguiu reunir um banco com informes extraídos de mais de 7 milhões de corredores. O compartilhamento desse conhecimento proporcionou à Nike a possibilidade de reunir um número elevado de dados sobre seus clientes, suas preferências e necessidades esportivas, e, para o futuro, espera-se que o Big Data auxilie em muitas atividades de diversos setores do mercado.
Referências:
REIS, Erick. Power Bi e Big Data: o que são e porque se complementam. ENG, 2021, 16 de ago 2021, Disponível em: < https://www.eng.com.br/artigo.cfm?id=7499&post=power-bi-e-big-data:-o-que-sao-e-porqu%C3%AA-se-complementam#:~:text=O%20que%20diferencia%20o%20Power,ao%20fornecer%20suporte%20para%20ela
>. Acesso em: 2 de maio de 2023.
Big Data: Entenda o conceito, suas aplicações em diferentes contextos e como impacta as iniciativas de marketing, 2021, 12 de set 2021, Disponível em: < https://rockcontent.com/br/blog/big-data/ >. Acesso em: 2 de maio de 2023.
Oque é big data. OCI, Disponível em: < https://www.oracle.com/br/big-data/what-is-big-data/ >. Acesso em: 2 de maio de 2023
BOEIRA, Juan. Conheça os 42 Vs do Big Data. Época negócios, 2020, 7 de ago 2020, Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/colunas/Changemaker/noticia/2020/08/conheca-os42-vs-do-big-data.html>. Acesso em: 10 de jun. de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário