Posicionamento e estratégias das empresas nas redes sociais
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Camille Vasconcellos Trindade (20205946)
Estar presente nas redes sociais se tornou uma questão essencial para garantir que uma empresa se destaque no meio de tantas outras. Isto porque esse é um novo meio mais utilizado para se comunicar com o público e assim atrair mais clientes. Através das redes sociais sua empresa pode alcançar pessoas que estão muito distantes geograficamente e até as mais próximas. Também sabemos que a pandemia favoreceu o comércio digital, pois no momento onde as pessoas estavam impossibilitadas de sair de casa foi necessário que as compras que antes eram feitas em lojas físicas, agora só fossem feitas através da internet. Portanto, hoje vamos falar sobre o posicionamento de empresas e redes sociais.
Para aprofundar esse assunto, vamos começar então definindo o que são redes sociais. As redes sociais tratam-se de estruturas nas quais as pessoas podem se conectar, para interagir e compartilhar interesses em comuns (Xerpay, 2020). Em outras palavras, as redes sociais são espaços onde pessoas se conectam umas às outras e trocam informações. Dessa forma, podemos definir três pontos cruciais para o sucesso nas redes: pessoas x conexão x informação.” (Fluxo, 2020)
Ou seja, as pessoas geram informações e geram conexões. Por isso é importante saber que para ter um posicionamento bem sucedido nas redes sociais é necessário criar conexões com seu público alvo e trazer informações e conteúdos relevantes para elas. Para que essa estratégia seja bem sucedida, é necessário tomar alguns cuidados. Segundo o Instituto Desenvolve T.I, no mercado atual, a palavra do consumidor na Internet é a grande definidora do sucesso ou fracasso das empresas e suas marcas, principalmente pelo fato de que as pessoas usam as redes sociais para se expressar e compartilhar as suas impressões com o mundo todo.
As redes sociais mais utilizadas atualmente são Instagram, Tik Tok, Facebook, Twitter e LinkedIn. É importante entender que cada uma dessas redes sociais possui um perfil de público diferente e isso deve ser muito bem pensado e analisado para definir sua estratégia e comportamento em cada rede. Quando falamos em públicos diferentes podemos pensar em idade, características, gostos e por aí vai.
Com o sucesso das redes sociais, a publicidade de uma empresa não depende mais apenas de veículos como televisão, jornais e outdoors. Um bom posicionamento e engajamento nas redes sociais pode trazer uma grande visibilidade para sua empresa. Esse novo modelo de marketing é muitas vezes gratuito, caso você não utilize nenhum tipo de impulsionamento pago.
Apesar dos perfis das redes sociais serem um canal direto de comunicação com o público, o ideal é determinar qual será o principal foco do canal da sua marca e assim direcionar suas postagens e estratégias para o objetivo certo. Por trás de cada rede social existem pessoas, por isso é fundamental que sua forma de comunicação seja humanizada, para que as pessoas se identifiquem com quem está por trás da tela.
1- Conheça seu público: Como já falamos anteriormente, hoje em dia existem diversas redes sociais diferentes e com públicos diferentes, por isso é antes de entrar em uma rede social é necessário analisar qual o público você quer atingir para se posicionar da maneira correta.
2- Estabeleça um objetivo: Estabelecer um objetivo a atingir é o ideal para determinar qual será o principal foco da sua marca nas redes sociais. Você pretende postar conteúdos, fazer vendas, publicidades? Pense nisso.
3- Dê atenção ao conteúdo: Com a quantidade de empresas utilizando as redes sociais hoje em dia, é essencial encontrar uma forma de se destacar. Uma estratégia para isso é criar conteúdo de qualidade para seus seguidores. Se você já tem um e-commerce, por exemplo, não é interessante postar apenas fotos de produtos no seu Instagram, pois isso as pessoas podem ver pelo e-commerce. Neste caso, encontre uma forma de mostrar seu produto de forma mais criativa para atrair a atenção do seu público.
4 - Saiba gerenciar crises: Já sabemos que a internet se atualiza de forma rápida e em grande escala, pois isso, saiba que um posicionamento mal interpretado ou uma publicidade mal executada podem repercutir negativamente. Por isso, esteja disposto a assumir seus erros e a se desculpar com seu público, caso necessário.
5- Monitore seus resultados: De nada adianta fazer milhares de posts nas redes sociais se você não está monitorando o alcance e o engajamento deles. Observe sempre o número de curtidas e comentários, quantas vendas você fez a partir daquele post... Essa é uma maneira de analisar se suas estratégias estão alcançando os resultados esperados ou se é necessário fazer algumas mudanças.
Não esqueça, as redes sociais possuem grande poder de impacto. Tudo se potencializa em maior escala e se propaga com muita rapidez. Então, esteja atento, pense com cuidado em seus conteúdos, postagens e posicionamentos. Entregue conteúdo de qualidade, e não apenas “mais do mesmo”. Usufrua de todos os benefícios que as redes sociais podem trazer para seu negócio.
https://fluxo.to/blog/como-e-seu-posicionamento-nas-redes-sociais/
https://xerpay.com.br/blog/posicionar-empresa-nas-redes-sociais/
Instituto Desenvolve TI - E-book Redes Sociais Corporativas
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