sábado, 28 de maio de 2022

Reflexões sobre sala de aula invertida

Disciplina: EGC5020 - Redes Sociais e Virtuais

Discente: Thallya Aparecida dos Santos Gonçalves

Matrícula: 18101166  

Fonte: Autoria própria 2022

    Muito se fala da importância das metodologias ativas, aquelas que inserem o discente como protagonista do próprio aprendizado, e ainda mais sendo requisitado pelo mercado de trabalho, a formação de profissionais de excelência. Mas afinal, o que é sala de aula invertida e quais os benefícios? Acompanhe neste artigo e compreenda mais sobre essa importante metodologia.

    De acordo com Conexa Saúde (2021) “uma das principais características procuradas pelas empresas em um profissional é a proatividade, pois é uma prática que mostra não só desenvoltura,mas também uma noção coletiva e estratégica de cooperação”. Além do conhecimento técnico, o mercado de trabalho exige que os candidatos dominem o maior número possível de soft skills e as instituições de ensino superior, devem se atentar a isso, a fim de inovarem e melhorarem suas metodologias de ensino, a fim de formar indivíduos com essas habilidades (DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, 2021). Patriota et al (2022) indica que as metodologias tradicionais são menos eficazes na aprendizagem de atitudes e competências requisitadas profissionalmente. Silva et al (2014) nos afirma que “as rápidas e crescentes transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em debate os aspectos relativos à necessidade de mudanças na educação universitária e formação profissional”.

    

Fonte: Pixabay

    O método tradicional de aprendizagem, onde o professor e o conteúdo são protagonistas do processo, tem sido desafiado por metodologias que colocam o discente como protagonista do ensino-aprendizagem (PATRIOTA et al, 2022). Silva et al (2014) conclui em seu trabalho que as metodologias  ativas  de  aprendizagem estimularam  o  exercício  das  competências  pessoais pelos estudantes, resultando na formação de profissionais dotados de raciocínio crítico e responsabilidade.

    Pavanelo e Lima (2017) fazem a seguinte análise: 

Nos dias atuais a sociedade possui grande influência da tecnologia, habituando-se a transmissões de dados em alta velocidade e troca de informações em tempo real. A Educação não pode ficar para trás, urge a necessidade de se repensar os moldes tradicionais de ensino, pois a utilização de novas tecnologias aponta para um mundo virtual com enormes potencialidades.

    Como alternativa ao fato de que o ensino precisa se atualizar, a fim de capacitar os discentes e preparar profissionais adequados às atuais necessidades, indica-se o uso da metodologia ativa denominada como SALA DE AULA INVERTIDA.

    Mas afinal, o que é sala de aula invertida? Para o autor Uribe et al (2020) indica que a sala de aula invertida utiliza as tecnologias de informação e comunicação para propor a troca da ordem das atividades, onde o que era visto na sala de aula, será feito em casa, e as atividades de casa, trabalhadas em sala.

    Conforme Pavanelo e Lima (2017) apresentam que, 

nesse modelo, o aluno estuda os conteúdos básicos antes da aula, a partir de vídeos de curta duração, textos, simulações, dentre outros recursos. Já em sala de aula, o professor aprofunda o aprendizado a partir de situações-problema, estudos de caso ou atividades diversas e esclarece dúvidas e estimula o desenvolvimento do trabalho em grupo.

    Patriota el al (2022) definem que a Sala de Aula Invertida é caracterizada pelo envio antecipado de materiais didáticos aos alunos, e o momento em sala de aula é dedicado a atividades não expositivas.

    Segundo a Sae Digital (2022)n a sala de aula invertida o foco principal é no aluno e para tanto, pode se propor que o primeiro contato com o conteúdo seja o estudo previamente à distância, por meio do uso de de materiais digitais, como: vídeo aulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.

    Assista o vídeo abaixo para entender mais sobre a sala de aula invertida:


    Em síntese a sala de aula invertida se caracteriza pelo conteúdo passar a ser estudado em casa pelo discente e a discussão/prática mediadas pelo professor, tudo isso intermediado pelas tecnologias da informação.No entanto não existe um modelo único para se aplicar essa metodologia.

    E quais seriam os benefícios, ao implantar essa metodologia? De acordo com Uribe et al (2020) através do modelo de Sala de Aula Invertida, o uso do tempo em sala de aula é mais rentável. Além de um maior aprendizado, o estudante que é envolvido por essa metodologia ativa, obtém competências importantes como (SAE DIGITAL, 2022):

    O protagonismo onde o estudante se torna responsável pelo seu próprio desenvolvimento, assim, ele se organiza e tem autonomia sobre o ritmo de estudos, a otimização do tempo, pois através da sala de aula invertida, os alunos antecipam a parte expositiva, deixando reservado para os encontros em sala de aula, dúvidas pontuais, tornando as aulas fluidas e rápidas. O Raciocínio Lógico e Crítico visto que a abordagem desta metodologia é ativa, dinâmica e prática, o estudante é envolvido por discussões e debates, tendo que desenvolver o conhecimento e assim acaba fortalecendo o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

    Na pesquisa de Uribe et al (2020) os professores participantes da pesquisa indicaram que a Sala de Aula Invertida é a mais vantajosa, pois tornou-os um suporte para os alunos reforçarem conhecimentos, construírem conhecimentos teórico-práticos no seu próprio ritmo e ao mesmo tempo aprender a trabalhar coletivamente.

Segue abaixo um vídeo com a síntese de tudo que apresentamos aqui: 

Extraído de: Youtube Wesley Nascimento

    O mais importante é o desenvolvimento social e técnico dos discentes dentro das possibilidades dos estudos em que estão inseridos. Aqui de acordo com os trabalhos científicos, vemos que a implementação da sala de aula invertida, incrementa a formação e aprendizado, além de melhorar a relação entre os professores e seus alunos. Diante disso, podemos afirmar que essa metodologia só traz ganhos aos envolvidos e assim gera indivíduos críticos, responsáveis e ativos para a sociedade.

Referências

CONEXA SAÚDE. A importância da proatividade para o funcionário. 2021. Disponível em: https://www.conexasaude.com.br/blog/proatividade-para-o-funcionario/. Acesso em: 21 maio 2022.

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. Como desenvolver essas 5 soft skills em sala de aula. 2021. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/soft-skills-em-sala-de-aula/. Acesso em: 21 maio 2022.

METODOLOGIAS ativas: Sala de aula invertida (flipped classroom). [S.L]: Geografia_Interativa, 2021. (3 min.), son., color. Legendado. Disponível em: https://youtu.be/kG5pBuqMwH0. Acesso em: 22 maio 2021.

PATRIOTA, Rodrigo de Lemos Soares; FRIAS, Luísa Gonçalves de; SILTON, Guilherme Afonso Ferreira Coelho; SILVA, Marília Araújo da; DUQUE, Taciana Barbosa; LORENA, Suélem Barros de. Flipped classroom for learning clinical examination. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 46, n. 1, p. 1-15, 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210364.ing. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9KGpjy5B4KVqJvQ3G85bG8G/?lang=en. Acesso em: 21 maio 2022.

PAVANELO, Elisangela; LIMA, Renan. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de cálculo i. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/czkXrB369jBLfrHYGLV4sbb/?lang=pt. Acesso em: 21 maio 2022.

SAE DIGITAL. Sala de aula invertida: o que é, como funciona e seus principais benefícios. Disponível em: https://sae.digital/sala-de-aula-invertida/. Acesso em: 21 maio 2022.

SALA de aula invertida - Como aplicar (Flipped Classroom). 2021. (11 min.), son., color. Disponível em: https://youtu.be/UU677-m1GN4. Acesso em: 22 maio 2022.

SILVA, Luciana Saraiva da; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; COSTA, Glauce Dias da; CAMPOS, Aline Aparecida de Oliveira; COTTA, Rodrigo Mitre; SILVA, Lucas Saraiva da; COTTA, Fernanda Mitre. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS CRÍTICO-REFLEXIVOS: O POTENCIAL DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Journal Of The International Congress On University Teaching And Innovation (Cidui), [S.L.], v. 1, n. 2, p. 1-16, dez. 2014. Disponível em: https://raco.cat/index.php/RevistaCIDUI/article/view/368446. Acesso em: 21 maio 2022.

URIBE, Alvaro Adriazola; JIMENEZ, Georgina Duran; TRONCOSO, Marcelo Flores. Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en medicina veterinaria. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 46, p. 1-12, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202046214200. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/T3YSNyx444JgfqFs6Rn9KyK/?lang=es. Acesso em: 21 maio 2022.


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