UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO SOCIOECONÔMICO
DISCIPLINA: Redes Sociais e Virtuais
ALUNO: João Alexandre Bisognin Felice (21105637)
Influenciadores Digitais, Marcas e Clientes
A internet, desde seu inicio, sempre teve por objetivo conectar pessoas. Começamos com pequenos arquivos e mensagens de texto, logo vieram arquivos maiores, áudios, vídeos, blogs criados por pessoas que queriam compartilhar algo ou ensinar alguém, até que, seguindo essa vontade do ser humano de se conectar com outras pessoas e compartilhar aspectos de sua vida, construímos as redes sociais de hoje. Monstros gigantescos e complexos capazes de conectar pessoas do mundo todo com apenas alguns cliques.
Observando as principais redes de hoje como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, entre outras, podemos ver uma tendência entre todas elas, o crescente numero dos chamados influenciadores digitais. Pessoas cujos perfis se destacam por postar fotos e vídeos com algum tema especifico como, comédia, terror, moda, reviews de produtos, conteúdo infantil, jovem ou adulto, dia a dia pessoal, etc. Esses influenciadores desenvolveram uma forma de se comunicar com seu publico e gerar engajamento, ou seja, de trazer e manter os usuários para a pagina daquele influenciador especifico. Com esse enorme número de pessoas altamente engajadas e confiando na palavra de um influenciador como a de um amigo próximo, o caminho para que influenciadores fizessem a ponte entre uma marca e seus clientes já estava traçado.
Do marketing 1.0 ao Marketing de Influência
O marketing 1.0 surgiu nos anos 1900 como uma forma de vender produtos em um mercado de pouca concorrência. Conforme o tempo passou, o marketing evoluiu e com a internet veio o marketing 3.0, 4.0 e o marketing de influencia. Todos estes são evoluções uns dos outros, juntando aspectos anteriores com a internet (3.0) e com redes sociais (4.0).
O marketing de influencia vem dentro do marketing 4.0 e parte da ideia de que influenciadores possuem uma conexão muito forte com seu publico, e isso pode ser usado para que uma marca atinja seu publico alvo com mais facilidade. Para as empresas o principal desafio é selecionar o influenciador que mais se alinhe com seus objetivos, e para os influenciadores, o desafio e tornar sua pagina e seu publico atraentes para empresas.
Disponível em: <https://www.publi.com.br/marketing-de-influencia-como-usar-essa-estrategia/>
Mas por que o marketing de influencia?
Estamos na era da informação, empresas possuem tantos dados a respeito de seus consumidores que não é possível nem mesmo processar tudo. Com tantos dados, é possível criar diversas formas de direcionar um anuncio para um cliente em potencial, seja por e-mail, telefone, aplicativo de smartphone, redes sociais, etc., que são efetivas e tem seu lugar nas estratégias das empresas, mas ao longo da historia, uma forma de publicidade sempre se sobressaiu em relação às outras, o boca a boca. Não há campanha milionária que faça alguém comprar algo se um amigo próximo teve experiências ruins com um produto.
É baseado nisso que o marketing de influencia atua, com pessoas passando mais tempo em redes sociais e se sentindo cada vez mais próximas, quase como parte da família dos influenciadores (alguns até mesmo chamam seus seguidores como família), o "amigo próximo" que teve uma experiência com um produto, agora é amigo de outras milhares de pessoas. Portanto, é fácil de perceber o porque o papel dos influenciadores digitais como ponte entre a marca e o cliente ficou tão relevante.
O problema dos Influenciadores Digitais
Já deu pra entender que pessoas enxergam influenciadores como parte da família e vice-versa. Estes compartilham partes de suas vidas como se estivessem compartilhando com sua família real ou amigos próximos, entretanto, compartilham apenas o que é bom, apenas quando estão felizes, já que um post apresentando algo ruim ou um problema, sem pelo menos "uma luz no fim do túnel", deixa uma sensação ruim nas pessoas, que passam a evitar aquela página, mesmo que temporariamente.
Essa positividade pode chegar ao ponto de ser tóxica tanto para os influenciadores quanto para os seguidores. Um influenciador tem que estar sempre feliz e positivo, caso contrario seu engajamento diminui. Tem que postar coisas novas todos os dias, coisas que sejam interessantes, mesmo que seu dia tenha sido monótono, apenas respondendo e-mails. Essa carga de trabalho e estresse nos influenciadores tem se tornado um problema. Da mesma forma, os seguidores sofrem com essa positividade e metas impossíveis de beleza, saúde, e outras.
O futuro dos influenciadores, clientes e marcas
Mesmo com os problemas que surgem com a exposição nas mídias sociais, e alguns que existem desde o surgimento da televisão, como os padrões inalcançáveis de beleza, o marketing com influenciadores digitais não tem previsão de desacelerar e muito menos o numero de influenciadores surgindo, seja por querer tentar a vida na internet, ou de de forma informal através de um vídeo qualquer que viralizou e tornou o seguidor em influenciador. O mercado de influenciadores digitais acaba se tornando muito democrático, permitindo que todos possam ser influenciadores, e ao mesmo tempo dando centenas de novas opções para empresas buscando um influenciador para divulgar seu novo produto.
Referências:
FERREIRA, Ana R. V. O impacto das redes sociais e influenciadores digitais nos negócios atuais. Orientador: LUCENA, João P. T. de. Mai. 2021, 117 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Gestão, Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Universidade Lusíada, Lisboa - PT, 2021.
GOMES, Erika C.; GOMES, Evandro F. O papel dos Influenciadores Digitais no relacionamento entre Marcas e Millenials na era Pós-Digital. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 19, 2017, Fortaleza-CE. Anais [...] Fortaleza, 2017.
SOUZA, Ludimilla. "Vida perfeita" em redes sociais pode afetar a saúde mental. Agência Brasil, São Paulo, 20/02/2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/vida-perfeita-em-redes-sociais-pode-afetar-saude-mental. Acesso em: 29/05/2022.
SILVA, Carlos F. A. Marketing de Influência e seus Digitais Influencers. Orientador: Joaquim Gonçalves Antunes. Set. 2021, 98 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado de Marketing, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu - PT, 2021.
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