Há 3 anos, uma pesquisa do DataSenado apontou que as redes sociais
influenciaram o voto de 45% da população brasileira nas eleições de 2018. Esse
número, que já ratifica a possibilidade do meio virtual garantir o sucesso de
milhares de candidatos, tende a ser ainda maior nas eleições deste ano.
Essa mesma pesquisa também apontou que 79% da população utiliza o
app de mensagens WhatsApp como fonte de informação – seguido de 50% com
a televisão e 49% o YouTube.
Como está sendo a utilização das redes sociais até agora pelos
principais nomes à presidência?
Tendo como embasamento a última pesquisa de intenção de votos do
Instituto FSB, a corrida eleitoral de 2022 contará com 3 nomes principais: Lula
(PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). E é possível estabelecer
semelhanças e diferenças entre as práticas de comunicação desses candidatos
através das redes sociais.
Antes das estratégias, os dados:
No período que este artigo é escrito, ao final do mês de maio de 2022, os
candidatos possuem os seguintes números nas redes sociais:
Jair Bolsonaro possui:
- 14 milhões de seguidores no Facebook;
- 19,9 milhões de seguidores no Instagram;
- 8,1 milhões de seguidores no Twitter.
Lula possui:
- 4,9 milhões de seguidores no Facebook;
- 5,1 milhões de seguidores no Instagram;
- 3,5 milhões de seguidores no Twitter.
Ciro Gomes possui:
- 961 mil seguidores no Facebook;
- 1,2 milhões de seguidores no Instagram;
- 1,3 milhões de seguidores no Twitter.
E o engajamento com esses seguidores?
Através da plataforma gratuita https://business.notjustanalytics.com/ é
possível ver a avaliação dada pela plataforma ao engajamento de cada perfil no
Instagram. A “Engagement Rate” é a média de curtidas e comentários das
últimas 12 publicações dividida pelo número total de seguidores.
A plataforma antecipa a informação de que a média geral do Instagram
para perfis acima de 100 mil seguidores é de Engagement Rate de 1,7%.
Indo aos candidatos, temos que:
Além das tradicionais fotos e vídeos em que essas figuras estão no meio
do povo, sendo abraçadas e recebendo milhares de elogios, os perfis das redes
sociais dos presidenciáveis possuem estratégias próprias de marketing e
comunicação.
Começando pelo atual presidente, os perfis de Jair Bolsonaro nas redes
sociais realizam frequentemente postagens tentando destacar as aparições
públicas do candidato em eventos de apoio (carreatas, motoceatas), fazendo
bastante uso de fotos aéreas visando um paralelo de apoio popular ao
governante. Além disso, Bolsonaro realiza muitas lives atualizando seus
seguidores sobre as medidas e ações tomadas pelo governo, com o objetivo de
desfocar os meios tradicionais de comunicação quanto às informações. Por fim,
é importante destacar que para se aproximar de um público mais “jovem”, os
perfis do presidente publicam memes e fazem interações informais em tons de
brincadeira, principalmente pelo Twitter.
Já os perfis oficiais de Lula utilizam outras estratégias. Frequentemente,
são postadas fotos com figuras midiáticas e que possuem base de apoio popular,
como os rappers Djonga e Mano Brow e o sambista Zeca Pagodinho. Além disso,
são postados vídeos e fotos de efeito com frases de esperança, por diversas
vezes exaltando o período social, econômico e cultural do período que Lula foi
presidente e comparando com o cenário atual, que é indireta e diretamente
criticado.
Por fim, a equipe de Ciro Gomes também segue o padrão de Lula e
Bolsonaro ao divulgarem o presidenciável dialogando com a população em
diversas regiões do país. Ademais, desenvolveram o “Ciro Games”, um
programa que se assemelha bastante aos podcasts atuais em que o candidato
é capaz de conversar diretamente com sua base eleitoral e também receber
convidados para debater suas ideias e propostas. É importante destacar que os
perfis de Ciro são ainda mais incisivos ao tecer críticas aos outros
presidenciáveis, logo, rotineiramente são realizadas postagens de aspectos que
julgam ser condenáveis sobre as gestões do ex e do atual presidente.
Sequência de posts no Instagram de Ciro Gomes apontando suas críticas aos outros presidenciáveis
Referências:
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/redes-sociais-influenciam-voto-de-
45-da-populacao-indica-pesquisa-do-datasenado
https://www.seudinheiro.com/2022/economia/lula-primeiro-turno-pesquisa-btg-fsb-maio-rsgp/
https://business.notjustanalytics.com/plus/jairmessiasbolsonaro
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