terça-feira, 31 de maio de 2022

As redes sociais em mais um ano de eleições: como estão os principais candidatos?

    Há 3 anos, uma pesquisa do DataSenado apontou que as redes sociais

influenciaram o voto de 45% da população brasileira nas eleições de 2018. Esse

número, que já ratifica a possibilidade do meio virtual garantir o sucesso de

milhares de candidatos, tende a ser ainda maior nas eleições deste ano.

    Essa mesma pesquisa também apontou que 79% da população utiliza o

app de mensagens WhatsApp como fonte de informação – seguido de 50% com

a televisão e 49% o YouTube.


Como está sendo a utilização das redes sociais até agora pelos
principais nomes à presidência?

    Tendo como embasamento a última pesquisa de intenção de votos do

Instituto FSB, a corrida eleitoral de 2022 contará com 3 nomes principais: Lula

(PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). E é possível estabelecer

semelhanças e diferenças entre as práticas de comunicação desses candidatos

através das redes sociais.



    Antes das estratégias, os dados:

    No período que este artigo é escrito, ao final do mês de maio de 2022, os

candidatos possuem os seguintes números nas redes sociais:

Jair Bolsonaro possui:

  • 14 milhões de seguidores no Facebook;
  • 19,9 milhões de seguidores no Instagram;
  • 8,1 milhões de seguidores no Twitter.

Lula possui:

  • 4,9 milhões de seguidores no Facebook;
  • 5,1 milhões de seguidores no Instagram;
  • 3,5 milhões de seguidores no Twitter.

Ciro Gomes possui:

  • 961 mil seguidores no Facebook;
  • 1,2 milhões de seguidores no Instagram;
  • 1,3 milhões de seguidores no Twitter.

E o engajamento com esses seguidores?

    Através da plataforma gratuita https://business.notjustanalytics.com/ é

possível ver a avaliação dada pela plataforma ao engajamento de cada perfil no

Instagram. A “Engagement Rate” é a média de curtidas e comentários das

últimas 12 publicações dividida pelo número total de seguidores.

    A plataforma antecipa a informação de que a média geral do Instagram

para perfis acima de 100 mil seguidores é de Engagement Rate de 1,7%.

Indo aos candidatos, temos que:



Indo para as estratégias...

    Além das tradicionais fotos e vídeos em que essas figuras estão no meio

do povo, sendo abraçadas e recebendo milhares de elogios, os perfis das redes

sociais dos presidenciáveis possuem estratégias próprias de marketing e

comunicação.

    Começando pelo atual presidente, os perfis de Jair Bolsonaro nas redes

sociais realizam frequentemente postagens tentando destacar as aparições

públicas do candidato em eventos de apoio (carreatas, motoceatas), fazendo

bastante uso de fotos aéreas visando um paralelo de apoio popular ao

governante. Além disso, Bolsonaro realiza muitas lives atualizando seus

seguidores sobre as medidas e ações tomadas pelo governo, com o objetivo de

desfocar os meios tradicionais de comunicação quanto às informações. Por fim,

é importante destacar que para se aproximar de um público mais “jovem”, os

perfis do presidente publicam memes e fazem interações informais em tons de

brincadeira, principalmente pelo Twitter.



Exemplo de postagem com viés de “humor” no Instagram de Bolsonaro


    Já os perfis oficiais de Lula utilizam outras estratégias. Frequentemente,

são postadas fotos com figuras midiáticas e que possuem base de apoio popular,

como os rappers Djonga e Mano Brow e o sambista Zeca Pagodinho. Além disso,

são postados vídeos e fotos de efeito com frases de esperança, por diversas

vezes exaltando o período social, econômico e cultural do período que Lula foi

presidente e comparando com o cenário atual, que é indireta e diretamente

criticado.


Postagem com o artista Zeca Pagodinho no perfil oficial de Lula


Por fim, a equipe de Ciro Gomes também segue o padrão de Lula e

Bolsonaro ao divulgarem o presidenciável dialogando com a população em

diversas regiões do país. Ademais, desenvolveram o “Ciro Games”, um

programa que se assemelha bastante aos podcasts atuais em que o candidato

é capaz de conversar diretamente com sua base eleitoral e também receber

convidados para debater suas ideias e propostas. É importante destacar que os

perfis de Ciro são ainda mais incisivos ao tecer críticas aos outros

presidenciáveis, logo, rotineiramente são realizadas postagens de aspectos que

julgam ser condenáveis sobre as gestões do ex e do atual presidente.


Sequência de posts no Instagram de Ciro Gomes apontando suas críticas aos outros presidenciáveis


Referências:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/redes-sociais-influenciam-voto-de-

45-da-populacao-indica-pesquisa-do-datasenado

https://www.seudinheiro.com/2022/economia/lula-primeiro-turno-pesquisa-btg-fsb-maio-rsgp/

https://business.notjustanalytics.com/plus/jairmessiasbolsonaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário