Redes Sociais: Decisões de Consumo
Redes Sociais e VirtuaisAndris Ivan Kümpel21105633
Vivemos na era da informação e da tecnologia. Para nos comunicarmos hoje recorremos aos smartphones, notebooks, computadores, tablets e acessamos nossas redes sociais. A velocidade do processo de comunicação aumentou de forma significativa com a entrada dessas ferramentas que estão a nossa disposição para facilitar o nosso dia a dia. Segundo o blog Olhar Digital (2021, p. 1) "O Brasil é, atualmente, o país com a maior média de tempo gasto em aplicativos (apps) no ano, conforme levantamento feito pela agência focada em análise do mercado mobile, a App Annie. O estudo, que foi divulgado com exclusividade pela revista Forbes, foi feito com base nos resultados do segundo trimestre de 2021." Após esse levantamento, é possível perceber que muitos brasileiros e brasileiras hoje passam uma parte significativa do dia nas redes sociais. Com essa informação, empresas e organizações atuam com publicidade e marketing digital para poder oferecer seus produtos e serviços e atingir um público cada vez maior e assim moldar a decisão de consumo dos usuários.
Figura 1 - Smartphones
Fonte: Buravleva stock/Shutterstock |
De acordo Stanley (2008) :
A revolução digital, estimulada pela ampliação do acesso à internet e das novas ferramentas virtuais desenvolvidas, tem alterado o comportamento dos consumidores, que passaram a utilizar os meios digitais como ferramenta importante para a busca de informações sobre produtos e empresas. Confirmando essa ideia, uma pesquisa publicada na revista HSM Management revela que 88% das pessoas entrevistadas afirmam comparar preços e características de produtos na internet antes de realizar uma compra.
Figura 2 - Redes Sociais
Figura 3 - Vídeo Youtube
Empresas e organizações irão visar sempre o aumento dos lucros e a expansão dos negócios. Uma das formas de atingir um público maior e que hoje está superconectado é através das redes sociais. Como passamos um tempo significativo do nosso dia nessas redes, a publicidade é direcionada para que o produto ou serviço apareça e nos convença para a compra. Portanto, é de extrema importância tomarmos consciência que o mercado é assim e praticarmos a análise crítica diante de uma variedade enorme de produtos e serviços para realizar a compra do que realmente é necessário as nossas vidas e irá contribuir com o nosso modelo de vida.
REFERÊNCIAS:
HENRIQUE, Arthur. Brasil é o país que passa mais tempo em aplicativos, diz pesquisa. In: HENRIQUE, Arthur. Brasil é o país que passa mais tempo em aplicativos, diz pesquisa. SP: Olhar Digital, 2021. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/07/17/internet-e-redes-sociais/brasil-e-o-pais-que-passa-mais-tempo-em-aplicativos/. Acesso em: 14 fev. 2022.
Abbade, Eduardo Botti, Andiara Della Flora, and Greice de Bem Noro. “Interpersonal Influence in Virtual Social Networks and Consumer Decisions”. Revista de Administração da UFSM 7, no. 2 (June 8, 2014). Accessed March 10, 2022. https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/4976.
ADORO CINEMA (RJ) (ed.). O Dilema das Redes: Sinopse. In: O Dilema das Redes: Sinopse. RJ: Adoro Cinema, 2020. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-280921/. Acesso em: 14 fev. 2022.
OS SEGREDOS dos donos de redes sociais para viciar e manipular, segundo o ‘Dilema das Redes’. Direção: BBC News Brasil. Produção: BBC News Brasil. Intérprete: Ricardo Senra. Roteiro: BBC News Brasil. Fotografia de BBC News Brasil. Gravação de BBC News Brasil. Youtube: Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P2fgvkmhH2A&ab_channel=BBCNewsBrasil. Acesso em: 14 fev. 2022.
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