Redes Sociais e Virtuais
Tássia Teixeira Fernandes - 14101765
Cookies e a utilização de dados aplicado ao Marketing
Você certamente já recebeu uma notificação de cookies em seu navegador de internet, e provavelmente deve ter aceitado a sua utilização durante a navegação. Mas você sabe o que são os cookies e para que eles são utilizados?
O que são cookies?
Cookies são programas responsáveis pela captação de dados a respeito dos usuários, e são capazes de gerar informações com base em seus hábitos e costumes de navegação, desta forma, é possível gerar uma identificação única para cada usuário e destinar a ele conteúdos personalizados e que possivelmente sejam de seu interesse.
Na prática, quando o usuário acessa determinado site, instantaneamente são instalados em seu computador pequenos arquivos que são encarregados de armazenar informações sobre o usuário, das mais simples, como por exemplo, nome, idade e sexo, mas também dados ditos sensíveis, como por exemplo, opção sexual, hábitos de compras, religião, interesses em sites específicos e outros.
Pode-se dizer então, que os cookies são uma espécie de memória que guardam informações para que o site lembre do usuário quando ele retornar em outro momento.
Tipos de cookies
Existem três tipos de cookies, os First Party, Second Party e os Third Party.
First Party cookies: este tipo de cookies é conhecido como cookies primário, pois possibilita que a empresa que possui relacionamento direto com o usuário faça a captação de dados em seu próprio domínio, uma vez que não há intermediários entre o contato . Neste tipo de cookie é possível mapear o comportamento do usuário e entender suas intenções e interesses, assim como armazenar os dados de transações que foram feitas no decorrer da navegação em determinado site.
Second Party cookies: é a modalidade que permite que empresas do mesmo segmento compartilhem os dados primário de seus usuários com a intenção de melhorar a construção do seu perfil.
Third Party cookies: este tipo de cookies é conhecido como cookies de terceiros, justamente pelo fato de utilizar dados fornecidos por provedores que são responsáveis pela coleta desses dados e posteriormente vendidos para outras empresas.
A utilização de cookies no setor de marketing
Segundo Santos (2009) para o setor de marketing os cookies têm sido utilizados para a fidelização, direcionando conteúdos personalizados com base nos interesses e comportamento dos consumidores. Desta forma é possível criar campanhas mais assertivas e acompanhar a jornada de compra, entre outros.
É possível que uma empresa utilize todos os tipos de cookies para elaborar sua estratégia de marketing, porém o tipo First Party apresenta maior confiabilidade, tanto de informações quanto de segurança, uma vez que, a própria empresa é responsável pela coleta e armazenamento dos dados.
Empresas de streaming, como a Netflix, Amazon Prime Vídeos e Disney Plus são exemplos clássicos da utilização assertiva de First Party, e assim, conseguem oferecer aos clientes opções compatíveis com seus gostos, tendo como base os conteúdos que foram assistidos e/ou acessados anteriormente.
Os cookies têm sido de grande utilidade para melhorar a experiência dos usuários na web, porém ainda existem questões a solucionar em relação a privacidade dos mesmos.
LGPD
A utilização e comercialização de dados obtidos através dos cookies trouxe à tona uma importante questão a respeito da utilização dessa ferramenta. A falta de conhecimento por parte dos usuários sobre o destino de seus dados foi caracterizada como uma violação dos direitos do consumidor, isto porque, o ato de reunir informações sobre uma pessoa e torná-la identificável é considerado dados pessoais.
Atualmente a utilização de cookies passa por mudanças, a fim de legalizar a prática de captação de dados dos usuários solicitando o seu consentimento, já que cada usuário possui o poder sobre suas informações e assim é capaz de decidir se quer compartilhá-las ou não. Por este motivo os cookies de terceiros passam por um momento de inutilização, já que os usuários não possuem o controle das informações que estão sendo compartilhadas. Algumas empresas como a Apple e Firefox já suspenderam o uso deste tipo de cookies.
A Lei Geral de Proteção de Dados, popularmente conhecida como LGPD, foi regulamentada no ano de 2020. De acordo com o Cookielaw, no Brasil a lei se aplica a qualquer indivíduo, empresa ou organização que controle e processe dados pessoais dentro do território brasileiro. A LGPD contempla a coleta, processamento, uso e armazenamento de dados pessoais de forma física ou eletrônica.
BELFORT, Fernanda. Cookies e First-party Data: o que são. Salesforce Blog, 01 jul.2021. Disponível em: Cookies e First-party Data: O que são? | Salesforce Brasil - Blog da Salesforce. Acesso em: 08 fev. 2022.
Commerce Media e dados first-party: 2022 é o ano da aceleração da publicidade. Mundo do Marketing, 19 jan. 2022. Disponível em: Commerce Media e dados first-party: 2022 é o ano da aceleração da publicidade - Mundo do Marketing. Acesso em 08 fev. 2022.
SANTOS, Fabíola Meira de Almeida. O Marketing Digital e a Proteção do Consumidor. 2009. Dissertação ( Mestrado em Direito das Relações Sociais) - Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: cp090477.pdf (dominiopublico.gov.br). Acesso em: 09 fev. 2022.
SILVA, Joana Luís da. Big Data no comércio eletrônico: utilização de cookies e questões de privacidade na recolha de dados pessoais. 2020. Dissertação ( Mestrado em negócio eletrônico) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Porto, 2020. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/17368/1/Joana_Silva_MNE_2020.pdf . Acesso em: 09 fev. 2022.
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