sábado, 12 de fevereiro de 2022

O YouTube como ferramenta de aprendizagem

Acadêmico: Matheus Schotten

Matrícula: 15201149

Disciplina: Redes sociais e virtuais

Professor: Márcio Vieira de Souza

 


Nós vivemos a era da informação, que modificou a maneira como a sociedade se comunica. Com essa revolução informacional e a massificação da tecnologia, criou-se novas formas de produzir, divulgar e acessar conhecimentos. Uma dessas novas formas de acesso ao conhecimento geral chama-se Youtube.

 

O Youtube é uma ferramenta de vídeos criada em 2005 e comprada pelo Google em 2009, por cerca de 1,5 bilhão de dólares. A plataforma surgiu em virtude do inconveniente que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail. Essa rede social tem o caráter democrático e permite que qualquer pessoa publique vídeos com os mais diversos conteúdos. Sendo assim, o Youtube se torna uma rede onde há espaço para todos os tipos de públicos.

 







Como podemos ver através das imagens, o YouTube está em 2º lugar entre as redes sociais mais usadas no mundo e no Brasil ele é a rede social mais utilizada pelo público, sendo o Brasil seu segundo maior mercado e diariamente são assistidos mais de 1 bilhão de horas de vídeo no YouTube. 

O acesso a uma plataforma gratuita de vídeos pode significar a imersão em um oceano de informações e a partir dessa introdução podemos ver a relevância desta rede e o seu grande potencial como ferramenta de aprendizagem.

Como mencionado no início do texto, a revolução informacional mudou o jeito das pessoas aprenderem e buscarem conhecimento. Se antigamente tínhamos que ir à biblioteca procurar por um determinado livro para aprendermos sobre tal assunto, hoje com uma simples palavra ou frase podemos assistir a vídeos interativos e alguns muito bem editados que nos permitem ouvir e assistir a determinado conteúdo, facilitando muito o entendimento sobre tal. O mesmo acontece dentro das próprias escolas, já que o YouTube permite ao aluno buscar sobre uma determinada matéria que não tenha compreendido em sala, com diversas opções de vídeos sobre o mesmo tema a sua disposição, facilitando o entendimento. Ou seja, o YouTube se tornou uma extensão da sala de aula, já que muitos conceitos aprendidos no ambiente tradicional não ficam claros. E a pandemia motivou ainda mais o uso da plataforma no dia a dia acadêmico. 

Não apenas para escolas e faculdades a plataforma se limita, mas sim para todo o tipo de público. O YouTube, hoje, disponibiliza os mais variados temas que se possa imaginar, ou seja, permite ao público ter acesso a temas muito específicos que fora da plataforma seria muito difícil de achar. Uma vantagem do estudo pelo YouTube é que dentro de uma única plataforma as pessoas têm acesso a diversas explicações diferentes acerca do mesmo tema e em vídeos que normalmente são curtos, em torno de 10 a 20 minutos. Uma outra vantagem é a opção que os usuários têm de pausar o vídeo e/ou reposicionar em um ponto que precisa ser revisto quando for necessário, facilitando assim o entendimento do assunto estudado.

Conclusão 

O jeito como as pessoas buscam a informação hoje em dia mudou. Com a chegada da internet, a comunicação deixou de ser um elemento social importante e passou a ser algo essencial. Sendo assim, a constante busca por informação e conhecimento também aumentou, e o YouTube se apresenta como a plataforma que pode nos trazer exatamente o que procuramos. O YouTube está cada vez mais inserido no dia a dia das pessoas, seja para fins profissionais ou pessoais, foi criado devido à evolução da comunicação da sociedade, e estão sempre se renovando para suprir as necessidades de seus usuários. 

Podemos pensar no YouTube por duas perspectivas: o uso por parte de alunos como parte complementar ao visto em sala de aula e a relação do sujeito que busca de maneira autônoma determinados conhecimentos através dos vídeos. Seja como for, o YouTube segue crescendo e é a segunda plataforma mais acessada da internet, atrás apenas do Google. Com isso, as pessoas tendem a buscar cada vez mais conhecimento e informações através da plataforma, fazendo o YouTube seguir evoluindo e os criadores de conteúdos criarem conteúdos cada vez mais qualificados.





 












 


Nenhum comentário:

Postar um comentário