segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Como o Learning Analytics pode contribuir com a melhora da educação e redução da evasão escolar?

Matéria: Ambientes virtuais de aprendizagem Aluno João Vitor Mosele Munzi Matrícula: 18100995

    Em um universo digitalizado, comandado por dados e com uma dinâmica distinta no modo que nos comunicamos, vemos conteúdos e até mesmo estudamos se tornou necessário cada vez inovar no formato de educar.
    Como muitas vezes os alunos não podem acessar as aulas de maneira presencial devido a pandemia, foi necessário adaptar o modelo de educação e torná-lo cada vez mais digital. 

    Agora imagina se você pudesse receber um conteúdo personalizado para suas dificuldades como estudante, analisando todos os seus pontos de melhoria  para propor uma experiência ainda mais imersiva e prática -  foi justamente para isso que surgiu o Learning Analytics

    O Learning Analytics, segundo a The Society for Learning Analytics Research, é uma metodologia que utiliza dados gerados por ferramentas online de aprendizagem para obter análises de desempenho e engajamento de alunos em seus respectivos estudos. De forma geral o aluno acessa uma plataforma online ou ambiente virtual de aprendizagem, durante este uso, gera dados que permitem que o administrador do ambiente avalie sua performance e engajamento dentro do sistema.  Esses dados são integrados por meio de Big Data  dentro de um grande conglomerado de dados chamado de Data Lake, onde são disponibilizados para tratamento e análise. 


Os três grandes pilares do Learning analytics segundo Buckingham (2019) são:

  • Learning: Dedicado para toda a parte de pesquisa, educação, avaliações e tecnologias voltadas para a educação
  • Analytics: Que se refere a estatística, computação, inteligência artificial e machine learning 
  • Human-Centered Design: Que tem como foco a usabilidade, participação e preocupação sociotécnica dos sistemas 

    Mas porque esse assunto é relevante?

    Nos últimos anos nos deparamos com altos índices de evasão escolar,  que acabaram sendo agravados durante a pandemia, com piora de 5% no ensino fundamental e 10% no ensino médio em 2021, segundo a Unicef.
    Porém não podemos dizer que apenas os aspectos econômicos influenciaram os alunos a sair na escola nos últimos anos. Em uma matéria levantada pelo Valor Econômico, com os dados da PNAD foi apontado que um terço dos jovens de 15 a 17 anos deixou a escola  por falta de interesse em 2018


       A partir desses dados podemos ressaltar a pergunta, como podemos aumentar o interesse dos jovens em estudar e como o uso de learning analytics poderiam ajudar?
    Foi com um questionamento parecido que Cass Sunstein e Richard Thaler (2008) em seu livro - Nudge - O Empurrão para a Escolha Certa - estudaram a tomada de decisões que envolvem Investimentos no futuro versus o consumo no presente, e podemos referir analogamente a educação.
    Pressupondo que o investimento na educação não é retornado no curto prazo, podemos assumir que as recompensas futuras derivadas da educação parecem menos atrativas do que os prazeres momentâneos da vida, que quando comparados com as tarefas diárias relacionadas a educação como: prestar atenção, estudar para trabalhos, realizar pesquisas e entregar atividades soam menos atrativas aos olhos do jovem. Este é um dos fatores que está fazendo com que os jovens prefiram evadir a escola do que continuar nos seus estudos.
    Além disso, o cérebro dos jovens, segundo a neurociência, só estará completo para controlar os impulsos que ajudam a focar no futuro a partir dos 25 anos, fazendo com que o público jovem seja mais suscetível a desistir do que o público adulto. No entanto, com o uso de Learning Analytics podemos minimizar este efeito.

    Como isso funciona na prática? (Exemplo Moodle)

  

      Através de plataformas o Learning Analytics  coletará dados de atividades,  provas,   feedbacks,  acessos e tempo de visualização (Pontos destacados em verde no diagrama acima). Todas essas Fontes são integradas  em um único banco de dados que é configurado para definir status,  contextos,  rankings e notificações.  
    Essas ferramentas servirão como combustível para sugerir listas de exercícios,  perfis,  notificações,  relatórios e níveis de acesso personalizados. A ideia é que as interfaces criadas a partir dos dados dos alunos sirvam como um estímulo momentâneo,  privilegiando o curto prazo e a recompensa -  utilizando os gatilhos mentais  inerentes ao cérebro humano  para engajar os alunos dentro de suas obrigações - além de poder recompensar o esforço do aluno e identificar potenciais que o façam permanecer dentro da escola por mais tempo. 

    Dessa forma podemos concluir,  que além do esforço de políticas públicas  dos governos para minimizar as desigualdades e dificuldades dos jovens,  podemos utilizar o Learning Analytics como aliado  na briga contra a evasão escolar. 


Referências AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Educadores alertam para aumento de evasão escolar durante a pandemia. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/814382-educadores-alertam-para-aumento-de-evasao-escolar-durante-a-pandemia/#:~:text=Segundo%20dados%20do%20Fundo%20das,e%2010%25%20no%20ensino%20m%C3%A9dio. Acesso em: 11 fev. 2022. GRINBERGAS, Daniella. Como o Big Data pode ser usado na educação. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2015/11/04/como-o-big-data-pode-ser-usado-na-educacao/. Acesso em: 11 fev. 2022. IMAGINIE . Entenda o que é Learning Analytics e para que serve. Disponível em: https://educacao.imaginie.com.br/learning-analytics/. Acesso em: 11 fev. 2022. SHUM, Simon Buckingham ; FERGUSON, Rebecca ; MALDONADO, Roberto Martinez. Human-Centred Learning Analytics. journal of learning analytics, v. 6, p. 1-9. Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2022. VALOR ECONOMICO. Jovens fora da escola são 12%; um terço sai por desinteresse . Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/11/11/jovens-fora-da-escola-sao-12-um-terco-sai-por-desinteresse.ghtml. Acesso em: 11 fev. 2022.



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