domingo, 13 de fevereiro de 2022

Algoritmos estão em todos os lugares

 Algoritmos estão em todos os lugares


Algoritmos são um conjunto de regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

Com o avanço da tecnologia e a facilitação do acesso a internet à população, desenvolvedoras de aplicativos tiveram grandes oportunidades de se inserirem nas vidas de diversas famílias do mundo todo. Com o grande avanço do mercado de entretenimento veio o crescimento desenfreado de diversas empresas, como o tiktok, facebook, instagram e snapchat. 

Essas empresas têm como principal objetivo prender ao máximo a atenção dos usuários nas telinhas, fazendo com que essas pessoas sejam influenciadas e que se sintam bem consumindo aqueles conteúdos disponibilizados dentro desses apps. Essa sede por engajamento gerou uma necessidade a essas empresas, uma necessidade de realmente aprender sobre cada um de seus consumidores, para assim gerar o “feed” perfeito para esse consumidor.

Algoritmos das redes sociais são como robôs que identificam quais publicações devem ser entregues para mais ou menos pessoas. Eles decidem como ranquear os resultados de um feed, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada pessoa.

A figura acima mostra a quantidade de “rastreadores” que cada rede social possui em cada conta de cada usuário. Esses rastreadores de uso próprio (1st Party) são os utilizados para mapear o que que mais agrada o usuário dentro da plataforma. Já os rastreadores ligados a atividades de terceiros (3rd Party) são utilizados de uma maneira meio “estranha”, eles rastreiam o que o usuário está realizando em aplicações vizinhas. Podemos citar alguns exemplos sobre a coleta de dados sobre terceiros, como por exemplo: qual aplicativo que o usuário abre após fechar o app principal, utilização do microfone do dispositivo para capturar o que o usuário costuma falar, podemos citar também o ato de obter informações de ferramentas de pesquisa, assim "descobrindo" o que o usuário está interessado no momento.

Mas para onde vão todos esses dados “coletados”?

Essa é uma pergunta muito comum entre os usuários das plataformas, que ficam muito preocupados com o que é feito com todas essas informações rastreadas nesses apps, que ainda são capazes de monitorar suas atividades em outras aplicações, mesmo após fechar o aplicativo. As desenvolvedoras alegam que esses dados coletados são somente utilizados para direcionar anúncios personalizados para os usuários, nada a mais.

Conclusão:

A privacidade hoje em dia se torna cada vez mais relativa, ter privacidade hoje já não é mais como antigamente, não basta mais só fechar a cortina ou encostar a porta, agora temos que nos preocupar com nossos próprios dispositivos e com o que falamos dentro de nossa residência.

Os algoritmos estão se tornando cada vez mais sofisticados e invasivos, atingindo o grande objetivo que é de influenciar pessoas da maneira mais eficaz possível. Não é atoa que estão surgindo diversas empresas oferecendo inúmeros produtos de proteção virtual, como segurança por VPN, firewalls e programas de segurança em nuvem.

Devemos tomar muito cuidado com o que falamos e escutamos online, é sempre muito importante entender e ter sempre em mente o que a internet é capaz, acho que essa é a melhor maneira para autoproteção.

Fontes: 

https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/233627-youtube-tiktok-recordistas-coletar-dados-afirma-estudo.htm

https://inovacaosebraeminas.com.br/algoritmos-das-redes-sociais-tudo-o-que-voce-precisa-saber/#:~:text=Algoritmos%20das%20redes%20sociais%20s%C3%A3o,daquele%20conte%C3%BAdo%20para%20cada%20pessoa.

https://news.google.com/topics/CAAqJAgKIh5DQkFTRUFvSEwyMHZNR3B3ZGhJRmNIUXRRbElvQUFQAQ?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR%3Apt-419

https://canaltech.com.br/inovacao/em-breve-algoritmos-ajudarao-voce-a-se-decidir-nas-compras-do-mercado-208506/



Nenhum comentário:

Postar um comentário