A técnica dos 4 P's é uma técnica muito conhecida e utilizada no marketing. Como sugere o texto "Repense os 4 P 's", da Harvard Business School, o preço, a praça, o produto e a promoção não são mais a melhor maneira de direcionar o marketing B2B de uma empresa. O modelo SAVE, apresentado no texto, parece ser uma técnica muito mais atualizada e direcionada para as necessidades de hoje em dia. Considerando o contexto onde as empresas dificilmente possuem um marketing tradicional, devido a grande crescente de estratégias de go-to-market (GTM).
O S, de solução, entra para substituir o produto no modelo SAVE. Afinal, hoje em dia o mercado não olha mais apenas para o produto em si e o que ele consegue oferecer, mas sim uma solução que vai conseguir sanar as necessidades do cliente e ainda agregar outros produtos ou serviços em conjunto.
Já o A, de acesso, é uma opção mais atualizada que pode substituir a praça. A praça, ou o ponto de venda, hoje em dia não é o fator mais essencial para um negócio. Os negócios precisam estar disponibilizados e acessíveis em plataformas digitais para que o público consiga conhecer, avaliar e compartilhar estabelecimentos. Essa presença deve ser integrada entre os diferentes canais virtuais e físicos, para proporcionar experiências inesquecíveis para os clientes. Assim, cada vez mais as empresas necessitam do acesso, seja virtual ou fisicamente. Empresas que não estão presentes no meio digital, em meio à uma pandemia, com certeza estão atrás do seu tempo.
No modelo SAVE o preço é substituído pelo valor (V), pois não é entregue apenas um produto com determinado preço, mas uma solução com um valor agregado único para o cliente. Os benefícios e entrega de valor devem ser mapeados para que seja compreendido o valor que será entregue para os clientes.
Para finalizar o modelo, o E, de educação, substitui o último P, a promoção. No marketing atual, principalmente voltado ao público B2B, existe uma constante ação de cada vez mais educar o seu comprador. Ao invés do potencial cliente ser um lead que não conhece sobre a potencial solução a ser avaliada, esse potencial cliente já foi educado para a compra, assim facilitando para todas as partes.
Eu particularmente concordo com esse novo modelo, pois acredito que ele tende a ser mais atualizado para o mercado atual. Claro que, de maneira alguma, os 4 P's deixaram ou devem ser deixados de lado, pois seus elementos ainda podem exercer um papel importante na estratégia de marketing das empresas.
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