quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O Whatsapp pode atrapalhar a rotina de trabalho do usuário?


    O Whatsapp é o aplicativo mais popular do país e faz parte da rotina pessoal de muita gente, resultado da praticidade e rapidez que ele proporciona quando queremos nos comunicar com a família e amigos. Entretanto, o seu uso para atividades de trabalho tem seus lados negativos.


    O app foi desenvolvido em 2009 por Brian Acton e Jan Koum e sempre funcionou como uma rede social que substitui a troca de mensagens tradicional, por SMS. Em cinco anos, a empresa foi comprada pelo Facebook, o que fez com que a sua popularidade se consolidasse ainda mais. 


    Aqui no Brasil, a ferramenta é um sucesso e, em 2018, contava com cerca de 120 milhões de usuários. Em 2021, a ferramenta tem tido, pela primeira vez, uma queda no número de usuários brasileiros por conta de polêmicas envolvendo seus termos de uso. Entretanto, de acordo com uma pesquisa realizada por Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil entre os dias 20 e 27 de janeiro deste ano, muitos usuários estão “presos” ao Whatsapp por dois grandes motivos: 1, é o aplicativo que abriga o grupo da família do usuário; 2, é o aplicativo que abriga o grupo/ os grupos de trabalho do usuário. 


    Percebe-se que muitos usuários participam de grupos de trabalho pela rede social WhatsApp, mas será que essa prática de comunicação profissional pelo aplicativo é adequada? Há quem diga que não, e aqui estão seus motivos:


  1. Ansiedade

O aplicativo do WhatsApp tem suas vantagens com a rápida comunicação, status de online ou offline, notificações e aviso sobre leitura de mensagens. Porém esses diferenciais podem causar certa pressão em usuários que sentem que precisam responder todas as mensagens de trabalho com imediatismo e sempre à disposição para resolver problemas, essa hipervigilância é causa danos para a saúde dos usuários. Torna-se difícil separar o pessoal do profissional, fazendo com que pessoas se encontrem trabalhando aos finais de semana ou fora do seu horário pré-estabelecido de trabalho. Destaca-se que, de acordo com o advogado André Laza, a comunicação entre empregado e empregador pelo aplicativo pode ser considerada hora extra e, legalmente, se o empregado não estiver de plantão, ele não tem a obrigação de responder fora do do seu período de trabalho. 


  1. Histórico e Gestão do Conhecimento

Hoje em dia, principalmente por conta da LGPD, é importante fazer uma gestão eficiente de dados tanto de empresas, como de colaboradores e clientes. Infelizmente, o WhatsApp não é a ferramenta ideal para o serviço porque não armazena de maneira organizada o histórico de comunicação e nem protege a empresa de possíveis processos judiciais, tornando-se até perigoso a perda de informações importantes e vazamento de dados sigilosos da empresa e dos usuários envolvidos por conta de golpes, que são cada vez mais frequentes no aplicativo.


  1. Organização

A rede social facilita muito a mistura de conversas pessoais e profissionais, o que pode brecar a produtividade do indivíduo que trabalha e lida com seus assuntos particulares no mesmo ambiente. Houve, em 2018, um boato de que o aplicativo disponibilizaria um sistema de etiquetas que ajudaria os usuários a separarem os tipos de conversa em diferentes categorizações, o que realmente poderia ajudar muito quem trabalha pelo aplicativo, porém essa funcionalidade ainda não está disponível.


    Sendo assim, é ideal que cada empresa forneça aos seus colaboradores ambientes próprios de comunicação interna e oriente-os a fazer o bom uso das ferramentas de trabalho sem que se deixe misturar com a comunicação particular de cada indivíduo. Além disso, é importante que os gestores e a área de Recursos Humanos da empresa estabeleçam com clareza os limites de uso da rede social para o âmbito de trabalho.


Referencias: 

https://olhardigital.com.br/2020/01/06/noticias/uso-excessivo-do-whatsapp-gera-ansiedade-e-hipervigilancia/

https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-vai-ganhar-etiquetas-para-facilitar-a-organizacao-de-mensagens-111734/

https://cdlflorianopolis.org.br/conteudo/lgpd-lei-geral-de-protecao-de-dados-395?gclid=CjwKCAjwgviIBhBkEiwA10D2j9D19_wunK2mZ7_Mk0pDycz2SToLCRjvrQPgM2BeKEVDmX3-bUm8hxoC25gQAvD_BwE#.YR7UTYhKjIV

https://www.mobiletime.com.br/noticias/04/02/2021/whatsapp-tem-queda-de-usuarios-diarios-no-brasil/

https://www1.folha.uol.com.br/tec/2018/07/facebook-chega-a-127-milhoes-de-usuarios-mensais-no-brasil.shtml

https://tecnoblog.net/meiobit/280023/facebook-adquire-whatsapp-valor-negocio-19-bilhoes-dolares/


Acadêmica: Livia Tadei de Lacerda

Matrícula: 18102663

Disciplina: EGC5020-09318/10316 (20211) - Redes Sociais e Virtuais

Professor: Márcio Vieira de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário