terça-feira, 3 de agosto de 2021

OS ALGORITMOS DAS REDES SOCIAIS

As Redes Sociais têm uma missão, e é criar um feed de noticias partindo de algoritmos baseados nos interesses e interações dos usuários. Isto ajuda a muitas pessoas; ao usuário, a tem maior interesse e não ficar entediado; às empresas, para ter bem definido seu público-alvo e a eles amostrar suas publicidades; e à mesma rede social, porque seu trabalho é que o usuário fique mais tempo conectado na app.


A função do algoritmo é reunir informações para determinar quais posts ou perfis são mais relevantes ou não para um determinado usuário, isso para apenas amostrar o que é interessante ou relevante para ele.

Na atualidade, a grande maioria das redes, têm detrás das pantalhas toda uma equipe de engenheiros que graças aos algoritmos, eles podem prever o que o usuário vai fazer, já que sabem o que eles gostam, tem interesse ou não, até controlam quanto tempo nos ficamos vendo um post.

Como exemplo, temos à gigantesca Facebook, quem no ano 2007 (3 anos depois do seu lançamento) implementou o botão de curtir publicações, esse foi o primeiro cambio significativo do algoritmo para mapear a relevância dos conteúdos para cada usuário. No ano 2016, se implementaram as reações, que têm como tarefa receber os feedbacks positivos e negativos. Na atualidade são encontrados e analisados 3 pontos fundamentais para os logaritmos:

Engajamento: Quanto mais reações, comentários e compartilhamentos uma publicação recebe, o algoritmo entende que é um assunto relevante e a entrega para um maior número de pessoas.

Relacionamento: O nível de relacionamento e o quanto você interage com a pessoa ou página, na rede influencia na quantidade de publicações dela e posts semelhantes que você vai receber.

Formato: Conteúdos em imagem ou vídeo tem mais chances de serem entregues aos usuários e receberem interação.

Pelo lado econômico, o que as empresas buscam é vender seus produtos, e para isso elas precisam saber quais são as pessoas interessadas no seu produto e mostrar-lhes o seu anúncio.  Para isso, as redes sociais investigam potenciais clientes por meio de outros aplicativos.  Eles gravam, monitoram e assistem tudo o que você faz nas redes sociais. Conhecer como funcionam os algoritmos das redes sociais pode ser o diferencial para que suas estratégias de marketing tenham frutos. Tendo em conta quem é o usuário interessado no seu produto, com o conteúdo certo, no momento ideal, as chances de sucesso são as melhores possíveis.

Logo de assistir ao filme: “O Dilema das Redes” no Netflix, entendi como é que realmente funcionam tais algoritmos, o documentário amostra relatos de ex-trabalhadores de grandes empresas como Facebook, Google, Pinterest e YouTube; nas quais afirmam que eles operavam com dados específicos de cada usuário, segundo suas interações, emoções, tempo conectado e interesse; dito em outras palavras, eles registram absolutamente tudo o que as pessoas fazem nas redes sociais.

                                      "O Dilema das Redes" / Trailer.

Outro exemplo pode ser o de Google, no momento em que a pessoa faz uma pesquisa, o algoritmo seleciona os resultados que melhor correspondem ao que busca e os lista conforme sua relevância (possíveis buscas). No caso das redes sociais, o sistema funciona da mesma forma, quando o usuário abre o feed, ele recebe as publicações que o algoritmo considera mais significantes para ele; para isso seja feito, as redes sociais analisam todos as publicações feitas todos os dias, selecionam as interessantes para você segundo suas interações, e apresentam para ele, sem importar a línea do tempo. Com este fator, as redes sociais buscam o engajamento com seus usuários, e por isso é que as postagens que aparecem no seu feed, são das pessoas com que você interage mais.

O Google tem vários critérios de seleção focados em qualidade, chamados fatores de ranqueamento, graças a eles é que tem a capacidade de entregar exatamente o que as pessoas procuram, com resultados personalizados e assertivos, e assim mesmo dar uma boa experiência na busca. Isso permitiu que o Google se consolide como o buscador mais usado no mundo. Os fatores de ranqueamento, são os conjuntos de critérios que os algoritmos do Google levam em consideração para decidir quais páginas vão ocupar as primeiras posições do resultado.

Portanto, podemos concluir que os algoritmos das Redes Sociais sempre estão inovando e mudando, com o objetivo de melhorar a experiência no aplicativo, ter ao usuário o maior tempo possível conectado sem ficar entediado, e isso é graças a que eles recopilam toda nossa informação dentro das redes.

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA: REDES SOCIAIS E VIRTUAIS

PROFESSOR: MARCIO VIEIRA DE SOUZA

GRADUANDO: BRUNO ANTELO JÁUREGUI

MATRÍCULA: 20250478

 

 

 

REFÊRENCIAS

Fotos retiradas do Google Imagens.

Filme: “O Dilema das Redes”, no Netflix / Trailer (2020). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=slNayjEi5bM> acesso em: 01 agosto 2021.

RUSSO, Alexander. Cómo funcionan los algoritmos de Facebook, Instagram y Twitter”. 2020. Disponível em: <https://www.rdstation.com/mx/blog/algoritmo-redes-sociales/> acesso em: 02 agosto 2021.

Growth House. “Como os algoritmos são usados nas redes sociais?”. 2021. Disponível em: <https://growthhouse.com.br/blog/o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-algoritmos-das-redes-sociais/> acesso em: 02 agosto 2021.

AVIS, Maria Carolina.Como funcionam os algoritmos nas redes sociais?”. 2020. Disponível em: <https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2020/10/06/como-funcionam-os-algoritmos-das-redes-sociais.html> acesso em: 02 agosto 2021

Searchlab. “Algoritmos do Google”. 2020. Disponível em: <https://searchlab.com.br/algoritmos-do-google/> acesso em: 02 agosto 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário