O Brasil, há algum tempo, é um país que tem muitas dificuldades em conseguir fazer que crianças e jovens de todas as idades e classes sociais tenham uma educação de qualidade. Os problemas são diversos, como má distribuição de verbas, baixa remuneração para grande parte de professores, baixo incentivo para pesquisas, falta de apoio. Todos esses problemas, assimilados com vários outros, se agravaram durante a pandemia. Isso não se reflete apenas em universidade federais, vem desde as creches até universidades particulares.
Segundo pesquisa da UOL (2021), apenas 15% dos estados brasileiros forneceram equipamentos para auxiliar os estudantes e apenas 10% ofereceram conexão de internet. São dados extremamente preocupantes, visto que a grande totalidade dos estados concordaram em adotar a modalidade de ensino a distância nas organizações, mas o governo muitas vezes vem pecando em relação a falta de apoio, principalmente para aqueles alunos que mais precisam.
A pesquisa da UOL (2021) ainda revela que o WhatsApp virou a principal ferramenta para a realização das aulas. 83% dos professores utilizam o WhatsApp como principal forma de comunicação com os alunos e, em comparação, apenas 34% dos professores utilizam as próprias plataformas de aprendizagem, aquelas que foram produzidas exatamente para o ensino à distância. Isso demonstra o quanto as redes sociais são versáteis e podem ser ferramentas de apoio para questões importantíssimas, como na educação.
Finalizando as citações da pesquisa da UOL (2021), ainda é possível observar mais um dado muito preocupante, 80% dos docentes relacionados a pesquisa revelaram que estão tendo muitos problemas quanto ao desgaste e a carga de trabalho, pois estão investindo muito tempo planejando as aulas e se adaptando as tecnologias necessárias, além de todo o escopo de trabalho comum, como elaboração de exercícios, provas, avaliações, entre outras atividades.
Portanto, é possível observar um desafio muito grande entre todos os públicos envolvidos. Governo federal, governos estaduais, municipais, escolas, universidades, alunos e professores. O cenário é ainda mais preocupante quando falamos sobre Universidades Federais, que são responsáveis por trabalhos e pesquisas tão importantes que ajudam muito no âmbito da pandemia e, apesar da liberação de R$2.59 bilhões de reais de verba, ainda possui recursos bloqueados e uma redução de 18% em relação ao caixa em 2020, segundo reportagem da Globo (2021).
Conhecendo todos esses desafios, podemos entender como e porque a aprendizagem colaborativa é um tema tão importante nos dias atuais. Aprendizagem colaborativa é um método onde estudantes, grupos, pesquisadores trabalham juntos em prol de um objetivo em comum Daniela Kiyoko Yokaichiya (2004). O ensino a distância dificilmente consegue manter os padrões do ensino presencial quando é citado assuntos como: troca de ideias, trabalhos em grupo, interação pessoal, tudo fica mais difícil quando estamos a distância. Justamente por isso a aprendizagem colaborativa se torna um tema com grande importância, os alunos conseguem trabalhar juntos, se incentivarem, criar ideias, produzir juntos, para suprir um pouco a interação tão positiva no ensino presencial.
Professor adjunto da Univeridade de Brasília (UnB), Ricardo Fragelli, realizou uma entrevista no dia 29 de janeiro de 2021 para o Correio Brasiliense, com o intuito de falar sobre técnicas e tecnologias para a educação. Pesquisador na área de métodos, Ricardo avalia que, apesar das dificuldades, o Brasil deu um salto de, pelo menos, 10 anos na questão da metodologia colaborativa. O professor ainda cita que não é possível aplicar o que era feito em sala de aula da mesma forma no ensino remoto, mas que esses desafios ensinaram os alunos a ter maior autonomia, foco, organização, justamente pela necessidade que foi acentuada.
Portanto, não é segredo para ninguém que a pandemia é desafiadora em todos os âmbitos e que a educação, principalmente no Brasil, foi diretamente impacta. Mas que, com o apoio das redes sociais como ferramentas de auxílio, metodologias como aprendizagem colaborativa, que podem aprimorar e melhorar a experiências das pessoas que estão envolvidas e o aprendizado constante que professores e alunos possuem, todos vem se fortalecendo para superar todos esses desafios.
Referências:
Pandemia reforça importância de aprendizagem colaborativa, diz professor. Correio Brasiliense, 29 jan. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2021/01/4903528-pandemia-reforca-importancia-de-aprendizagem-colaborativa-diz-professor.html . Acesso em: 23 mai. 2021.
8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. UOL Educação, 24 abril 2021. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/bbc/2021/04/24/8-licoes-apos-um-ano-de-ensino-remoto-na-pandemia.htm?fbclid=IwAR3UuPJLfUS62sbJbs1U3yEvxK9nVeMQjM9yyIw7wFCDCPrt2GCIg7ZOCYc . Acesso em: 23 mai. 2021.
Fôlego de no máximo dois meses': Governo libera R$ 2,59 bilhões para universidades, mas ainda há recursos bloqueados. Globo Educação, 14 maio 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/14/folego-de-no-maximo-dois-meses-governo-libera-r-259-bilhoes-para-universidades-mas-ainda-ha-recursos-bloqueados.ghtml. Acesso em: 23 mai. 2021.
YOKAICHIYA, D. K. et al. Aprendizagem Colaborativa no Ensino a Distância - Análise da Distância Transacional. São Paulo, 2004.
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