Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Chrystopher da Silva Alves
Redes Sociais e a Publicidade nos Dias de Hoje
Os desenvolvedores das redes sociais focam em tornar o ambiente agradável aos usuários, trazendo publicações relevantes aos olhos deles. Nessas redes, o tempo gasto pelo usuário é o valor mais precioso para as empresas proprietárias desse ambiente, e o principal motivo é a publicidade.
Quanto mais tempo é gasto pelos usuários, mais publicidade é exposta e mais lucro a empresa tem. Muitas pessoas irão pensar que os anúncios são desagradáveis e repelem o usuário de estar nas redes por tanto tempo. A pergunta principal é: Como as donas das redes sociais conseguem expor publicidade e ainda atrair os usuários por tanto tempo?
Fonte: niroworld - Fotolia |
As redes sociais que permitem empresas publicarem anúncios nela normalmente possuem um gerenciador de anúncios. Nessa ferramenta, um gestor de tráfego, que é quem insere a publicidade, escolhe para quais tipos de pessoas ele quer enviá-las. Não só isso, ele escolhe quando e como enviar.
Então, por exemplo, se eu sou um homem, de 25 anos, que curte páginas de barbearia e corte de cabelo, eu provavelmente receberei anúncios de cabeleireiros locais e barbearias também. A lógica aqui está em fazer anúncios de acordo com que o visualizador se identifica e, assim, diminuir a inconveniência do próprio.
Mas para falar de um tema tão amplo como marketing digital, precisamos contar um pouco do seu início até chegar nos dias de hoje. De acordo com a IAS Insider, o primeiro objeto de marketing digital foi um banner da empresa AT&T em 1994, em que os cliques levavam até o seu site. Não foi em uma rede social, porém indica os primórdios do comportamento dos anúncios nesses ambientes.
Fonte: Predicta |
Normalmente, as plataformas de redes sociais atraem os usuários primeiro e só depois expoem publicidade. O Twitter começou em 2006 mas só abriu para propagandas em 2010. O Instagram lançou em 2010 e só três anos depois fez esse movimento, e por aí vai. Primeiro elas atraem pessoas para depois poderem monetizar a ferramenta.
A verdade é que é muito difícil encontrar alguém que realmente gosta de encontrar propaganda enquanto está nas redes sociais. Preferimos encontrar fotos de conhecidos, memes e publicações inteligentes, e as empresas perceberam isso. Cada vez mais as empresas estão se voltando a criar conteúdo que gere identificação com o usuário.
Fonte: Medium |
Por um anúncio como esse do McDonalds, podemos passar os olhos sem realmente reparar que era um anúncio. Por se tratar de um meme, a linguagem usada e os elementos nos fazem interessar pelo hambúrguer, mas não pelo incômodo das propagandas.
Hoje em dia, os anúncios estão cada vez mais direcionados para o público-alvo. As redes sociais conseguem identificar cada informação que os usuários entregam e usam para anunciar para o público certo. Existem diversos dados que eles podem coletar, como o de pessoas que engajaram com a página, pessoas que viram certa porcentagem de um vídeo seu e pessoas que entraram em seu perfil.
Com isso, as empresas conseguem economizar em publicidade tradicional e focar seus gastos em anúncios com pessoas com maior probabilidade de compra. A diferença entre o marketing tradicional e o digital está nos dados, em conseguir medir os efeitos de um anúncio e suas consequências.
Referências
GIL, Rossmery. The evolution of social media advertising. Disponível em: https://insider.integralads.com/evolution-of-social-ads/. Acesso em: 04 dez. 2019.
RODRIM, Jardel. Como a publicidade evita os excessos do marketing nas redes sociais. Disponível em: https://whitecom.com.br/publicidade-e-redes-sociais/. Acesso em: 26 nov. 2020.
KNIZHNIKOV, Alex. Guia de Publicidade nas Redes Sociais. Disponível em: https://elama.com.br/blog/guia-de-publicidade-nas-redes-sociais/. Acesso em: 04 jun. 2020.
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