domingo, 4 de abril de 2021

Redes Sociais e o Marketing

 

Redes Sociais e o Marketing

 

Após a intensa digitalização ocorrida ao redor do mundo nas últimas décadas, impulsionada ainda mais após as limitações impostas pela pandemia do Coronavírus, o marketing via redes sociais foi um dos segmentos com maior crescimento ao longo dos últimos anos. Com cada vez mais usuários engajados, as redes sociais se tornaram o ambiente perfeito para que as empresas passassem a se aproximar de seus públicos alvo, ampliando suas mensagens e fortalecendo suas marcas.

 


 

 

Em um cenário onde as pessoas estão cada vez mais conectadas virtualmente, com 66% dos brasileiros presentes nas redes sociais e com uma média diária de 3 horas e 31 minutos de conexão às mídias sociais (Agência Visia, 2020), o marketing digital passou a ser imprescindível para empresas que buscam se manter atualizadas e competitivas no cenário atual. Se antes o marketing em veículos tradicionais como jorna, rádio e televisão eram suficientes para disseminar a mensagem e alavancar comercialmente as companhias, hoje as mídias sociais vêm tomando cada vez uma parte maior do orçamento de marketing das empresas, com players como Facebook e Youtube faturando grandes quantias oriundas de anúncios dentro de suas plataformas.

Visando um melhor entendimento das consequências da adoção das redes sociais como plataforma de divulgação por parte das empresas, o trabalho de Soares e Monteiro (2015) mostrou um estudo de caso da empresa Fiat, onde se mostrou que a forte presença da marca no Facebook promoveu a popularização da empresa e aumentou o engajamento de seus clientes na rede social. O estudo em questão também aborda métricas importantes para que as empresas façam uma melhor utilização dos ambientes virtuais para divulgação de seus produtos, tais como os tipos de conteúdo preferidos pelo público e melhores dias e horários para a realização de interações, relacionando um bom uso desses parâmetros com um maior crescimento das redes das companhias.

 


 

 

Por outro lado, o estudo de Rosa, Casagranda e Spinelli (2017) trata sobre o marketing digital direcionado, onde as empresas podem desenhar estratégias de divulgação utilizando ferramentas de mídias sociais onde pessoas com perfis e interesses específicos serão impactadas pela mensagem da companhia. Uma empresa deve conhecer o seu público alvo, seu perfil e suas preferências para que faça um bom uso das ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais. Ao realizar um estudo para determinar o perfil médio dos seus consumidores e utilizando as ferramentas disponíveis para traçar os perfis que deverão visualizar seus anúncios, as empresas podem alavancar suas imagens de forma mais inteligente e rentável.

Um caso atual de marketing que vêm ganhando notoriedade é o da Tesla, montadora de veículos elétricos norte americana fundada por Elon Musk em 2003. Por ser uma companhia com um DNA inovador, possuir um CEO que possui grande apelo popular e contar com uma legião de fãs ao redor do mundo, a empresa possui mais de oito milhões de seguidores no Instagram, mais de 15 vezes superior ao da General Motors, uma montadora muito mais tradicional e com maior participação de mercado que a Tesla, mas que hoje não possui a mesma identidade inovadora ou o apelo que montadora de carros elétricos detém.

A Tesla gasta o equivalente a menos de 1% de suas receitas com despesas de marketing, sendo que a companhia não gasta nenhum valor com inserções de anúncios em meios de comunicação ou outdoors. Para efeito de comparação, a General Motors gastou 5 bilhões de dólares com marketing em 2016, a Ford desembolsou a quantia de 4 bilhões, enquanto a Tesla gastou 48 milhões. Ainda que as três empresas possuam tamanhos completamente diferentes, o gasto da montadora de Elon Musk com marketing é proporcionalmente muito inferior aos principais players do mercado automobilístico. Pela empresa já possuir uma marca forte e a já citada grande presença em mídias sociais, a Tesla investe principalmente em ações alternativas de marketing nas próprias redes sociais, divulgando os principais diferenciais de seus veículos e novidades sobre suas produções. Recentemente a empresa SpaceX, que pertence ao mesmo Elon Musk, realizou um voo orbital com o foguete Falcon e, na mesma ação, lançou no espaço um carro da Tesla com um manequim de astronauta ao volante. Hoje, existe um site onde os usuários podem consultar a posição que o Roadster Tesla se encontra no sistema solar.

 


 

 

Conforme os estudos e dados elencados, pode-se afirmar, portanto, que o marketing digital é uma realidade a qual todas as empresas devem incorporar em suas rotinas e trabalhar da forma mais inteligente possível, sendo este capaz de elevar o patamar das marcas e até mesmo das vendas das companhias para um próximo nível, se bem trabalhados. Com o Brasil sendo um país com grande adesão às redes sociais e com muitas empresas ainda engatinhando na divulgação de seus produtos por meio dessas plataformas, os profissionais que trabalham com excelência nesse aspecto podem ter grandes oportunidades ao auxiliar as companhias a utilizar as mídias sociais da melhor forma possível para resguardar suas marcas e engajar seus consumidores.

 

Universidade Federal de Santa Catarina

Redes Sociais e Virtuais

Professor: Marcio Vieira de Souza

Acadêmico: Gabriel Godinho Vieira


Referências:

JOGO, Marca Ganha. Estratégia de Marketing faz a Tesla valer Bilhões. Disponível em: https://marcaganhajogo.com.br/estrategia-de-marketing-faz-a-tesla-valer-bilhoes/. Acesso em: 02 abr. 2021.

 

MORENO, Diego. Brasileiro fica 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Disponível em: https://www.agenciavisia.com.br/news/brasileiro-fica-3-horas-e-31-minutos-por-dia-nas-redes-sociais/. Acesso em: 03 abr. 2021.

 

RIBEIRO SOARES, Felipe, REIS MONTEIRO, Plínio Rafael. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia. 2015, 42-59 [Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=350450619004

 

ROSA, Renato de Oliveira; CASAGRANDA, Yasmin Gomes; SPINELLI, Fernado Elias. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Campo Grande, v. 6, n. 2, p. 28-39, ago. 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwig8MiD7OXvAhX4ILkGHZZTAG8QFjAAegQIAhAD&url=http%3A%2F%2Fwww.cc.faccamp.br%2Fojs-2.4.8-2%2Findex.php%2FRTA%2Farticle%2Fview%2F1044&usg=AOvVaw1WGDixUeWU25Ymn7BgpD6p. Acesso em: 03 abr. 2021.  

 

SOUZA, Gustavo. Marketing da Tesla: descubra como ele está revolucionando o mercado automobilístico. Disponível em: https://inteligencia.rockcontent.com/marketing-da-tesla/. Acesso em: 02 abr. 2021.

 

VALLE, Alberto. Marketing nas redes sociais e a divulgação em mídias sociais. Disponível em: https://www.academiadomarketing.com.br/marketing-nas-redes-sociais/. Acesso em: 03 abr. 2021.


Referências:

JOGO, Marca Ganha. Estratégia de Marketing faz a Tesla valer Bilhões. Disponível em: https://marcaganhajogo.com.br/estrategia-de-marketing-faz-a-tesla-valer-bilhoes/. Acesso em: 02 abr. 2021.

 

MORENO, Diego. Brasileiro fica 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Disponível em: https://www.agenciavisia.com.br/news/brasileiro-fica-3-horas-e-31-minutos-por-dia-nas-redes-sociais/. Acesso em: 03 abr. 2021.

 

RIBEIRO SOARES, Felipe, REIS MONTEIRO, Plínio Rafael. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia. 2015, 42-59 [Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=350450619004

 

ROSA, Renato de Oliveira; CASAGRANDA, Yasmin Gomes; SPINELLI, Fernado Elias. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Campo Grande, v. 6, n. 2, p. 28-39, ago. 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwig8MiD7OXvAhX4ILkGHZZTAG8QFjAAegQIAhAD&url=http%3A%2F%2Fwww.cc.faccamp.br%2Fojs-2.4.8-2%2Findex.php%2FRTA%2Farticle%2Fview%2F1044&usg=AOvVaw1WGDixUeWU25Ymn7BgpD6p. Acesso em: 03 abr. 2021.  

 

SOUZA, Gustavo. Marketing da Tesla: descubra como ele está revolucionando o mercado automobilístico. Disponível em: https://inteligencia.rockcontent.com/marketing-da-tesla/. Acesso em: 02 abr. 2021.

 

VALLE, Alberto. Marketing nas redes sociais e a divulgação em mídias sociais. Disponível em: https://www.academiadomarketing.com.br/marketing-nas-redes-sociais/. Acesso em: 03 abr. 2021.



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