terça-feira, 30 de março de 2021

TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

Educação à distância é uma categoria de ensino mediada por tecnologias de comunicação que viabiliza a auto-aprendizagem, utilizando diversos recursos didáticos em diferentes suportes de informação (SPINARDI et al., 2009). A categoria de educação à distância possibilita que o ensino não se resuma apenas ao ambiente escolar e o espaço físico da sala de aula, mas que ultrapasse barreiras físicas e se torne mais democrático, utilizando as tecnologias de comunicação e informação.

Figura 1: Ensino à Distância

Fonte: site UNINASSAU

  

A popularização da Internet é essencial para a educação à distância, visto que ela viabiliza a disponibilização de informações com amplo acesso e a baixo custo. Através da Internet, pode-se explorar a interatividade personalizada e individual de cada aluno (SPINARDI et al., 2009). Desta forma, há uma maior autonomia para que o aluno busque saberes e seja capaz de encontrar materiais didáticos de qualidade. Esta autonomia pode trazer maior auto-confiança ao indivíduo, ao passo que ele se torna protagonista na construção do seu saber.

O número de usuários de Internet vem ascendendo junto com a facilitação do uso, surgimento de novas tecnologias, novas formas de navegação e buscadores mais precisos e eficientes. Além disso, o advento das redes sociais contribui para a retenção de acesso e aumento do número de usuários em grande velocidade (CARVALHO et al., 2020). As buscas na Internet estão sendo cada vez mais facilitadas, sendo possível abranger um maior número de pessoas. Assim, a educação se torna mais acessível e abrangente.

Entre as diversas vantagens da educação à distância, destaca-se a possibilidade de ultrapassar e expandir barreiras geográficas e de tempo, sendo possível uma flexibilidade de tempo e espaço. Desta forma, o aluno é capaz de se formar, de se aperfeiçoar e/ou de se atualizar, conforme seu próprio ritmo com a possibilidade de realizar diferentes tarefas mesmo estando em diferentes locais. (SPINARDI et al., 2009)

Figura 2: Internet e redes de comunicação

Fonte: site Link Design Brasil

  

O uso de tecnologias de comunicação é utilizado pela educação e vem sendo amplamente usado por profissionais de saúde para atendimentos individuais. Profissionais da saúde e professores, e pacientes e estudantes, utilizam as tecnologias de comunicação para informar, educar e realizar procedimentos à distância. Desta forma, surgiram os termos Teleassistência, e-Saúde e Telessaúde, todos com o mesmo princípio. São uma rede interativa de teleeducação, aprendizagem e assistência/saúde colaborativa (CARVALHO et al., 2020). Diversos serviços de saúde utilizam as tecnologias de comunicação para disseminar informações precisas para diagnósticos, prevenção, tratamento de doenças, educação contínua, bem como para fins de pesquisas e avaliação. (FONSECA; BRAZOROTTO; BALEN, 2015)

No âmbito da Fonoaudiologia, a utilização de recursos tecnológicos tem mostrado resultados positivos em Telessaúde (teleassistência, telerreabilitação e telediagnóstico) e Teleeducação (educação à distância). Em 2009, o Conselho Federal de Fonoaudiologia regulamentou o uso de Telessaúde em Fonoaudiologia, organizando e orientando os profissionais quanto as suas ações. (SPINARDI et al., 2009)

                                                                     Figura 3: Telessaúde

Fonte: site Boa Consulta

 

Em agosto de 2020, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) publicou nova Resolução regulamentando a Telefonoaudiologia em todo o Brasil. A determinação segue o crescente desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, que favorece a troca de informação entre fonoaudiólogos, outros profissionais da saúde e clientes/paciente. A Telefonoaudiologia deve buscar a complementação e aprimoramento de modelos de fornecimento de serviços já existentes, contribuindo para a melhora da saúde da população (CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA, 2020). Para ler o documento na íntegra, clique aqui.

Figura 4: Telefonoaudiologia

Fonte: CREFONO1

  

A Fonoaudiologia é uma área da saúde que envolve conhecimentos específicos sobre desenvolvimento auditivo, aquisição de linguagem etc., fazendo uma interface entre a saúde e a educação (MELO; TEIXEIRA; QUEIROGA, 2021). Deste modo, a Fonoaudiologia vem lançando mão das tecnologias de comunicação com a finalidade de promover saúde, realizando atendimentos na área da voz, fala, equilíbrio, motricidade orofacial, e educacional.

Uma das especialidades da Fonoaudiologia é a Fonoaudiologia Educacional, que é uma especialidade reconhecida no Brasil desde 2010. É um amplo campo de atuação e possui extrema importância, pois abrange desde a educação infantil até a educação de adultos. A prática fonoaudiológica no ambiente escolar não deve estar ligada à prática clínica, mas a participação do fonoaudiólogo favorece que o profissional esteja pronto para identificar as diferentes mudanças o mais precocemente possível. (FONSECA; BRAZOROTTO; BALEN, 2015)

Com o uso de Telessaúde, pode-se substituir o contato pessoal entre os pacientes e profissionais de saúde envolvidas no atendimento. Isto é possível devido as tecnologias de educação, que facilitam a diminuição das desigualdades de serviços ao aproximar as barreiras geográficas e socioeconômicas. (FONSECA; BRAZOROTTO; BALEN, 2015)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autora: Michelle Vieira Felix (20250075) 

           

REFERÊNCIAS

CARVALHO, R. P. et al. Desenvolvimento de uma ferramenta educacional em formato de website sobre zumbido. Revista CEFAC, São Paulo, v. 22, n. 6, e4720, 2020.

 

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Resolução nº 580, de 20 de agosto de 2020. Dispõe sobre a regulamentação da Telefonoaudiologia e dá outras providências. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/resolucoes/resolucoes_html/CFFa_N_580_20.htm. Acesso em: 22/03/2021.

 

FONSECA, R. O.; BRAZOROTTO, J. S.; BALEN, S. A. Telessaúde em fonoaudiologia no Brasil: revisão sistemática. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 6, pág. 2033 - 2043, dezembro de 2015.

 

MELO, J. K. O.; TEIXEIRA, C. F.; QUEIROGA, B. A. M. Conhecimento de professores sobre a Fonoaudiologia Educacional e sobre a relevância da comunicação para a aprendizagem. Revista CEFAC, São Paulo, v. 23, n. 1, e6720, 2021.

 

SPINARDI, A. C. P. et al. Telefonoaudiologia: ciência e tecnologia em saúde. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri, v. 21, n. 3, p. 249 - 254, setembro de 2009.

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