quinta-feira, 15 de abril de 2021

O boom dos Podcasts


Qual podcast você está ouvindo hoje? Você sabia que o Brasil é o segundo produtor e consumidor de podcasts no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos? 

O ano de 2019 foi considerado “o ano do podcast no Brasil”, o gênero desde então só aumenta. Durante a pandemia de Covid-19 a produção deste gênero de áudio disparou no território nacional  e em 2020 o Brasil ficou entre os três primeiros países na liderança da produção deste gênero. Estes dados são da pesquisa da empresa americana Voxnest que é referência em dados para a indústria de podcasts. 


A plataforma de streaming Deezer realizou uma pesquisa com usuários brasileiros e concluiu que 25% dos ouvintes brasileiros consomem mais de uma hora de podcast por dia. Outra pesquisa do IBOPE em maio de 2019 apontou que 40% dos brasileiros entres as classes A, B e C já ouviram podcasts. No entanto, a mesma pesquisa identificou que outros 32% não sabiam o que era um podcast. 


Mas afinal, você sabe o que é um Podcast?

A palavra Podcast tem origem americana nas palavras "Ipod" um aparelho da Apple que transmite áudio em Mp3 e a palavra Broadcast (transmissão). Ou seja, um podcast é uma transmissão de áudio, como um programa de rádio, porém sem horário e canal certo. O programa pode ser ouvido em sites, aplicativos e plataformas. E o melhor é que o ouvinte pode acompanhar seus programas em diferentes horários e ao realizar diversas atividades como por exemplo ao caminhar. A PodPesquisa – ABPOD / CBN - 2018 revelou que é muito comum ouvir durante o deslocamento casa-trabalho-casa, fazendo atividades domésticas, durante a prática de exercícios ou até mesmo no trabalho.

Como surgiu os Podcasts ?

É claro que este gênero não surgiu assim de repente. A primeira ideia de conteúdos digitais em áudio surgiu nos anos 80 nos Estado Unidos. No Brasil nos anos 90 através de feiras de tecnologia tem-se o registro de algo parecido com o gênero, onde já era possível pausar o  conteúdo quando o ouvinte desejasse. Com o desenvolvimento dos computadores e da internet, os arquivos em áudio digital foram se tornando de mais fácil acesso e se popularizando em conjunto com a rede mundial de computadores. A partir da disseminação dos arquivos em MP3 no início dos anos 2000, outras tecnologias para áudio foram lançadas no mercado. A Apple lançou o primeiro Ipod, que reproduzia áudios e Applian Technologies o primeiro gravador de áudio para PCs. Dois aparelhos que ajudaram na popularização da gravação e transmissão de e áudios nesse formato.



O boom das comunicações virtuais ampliou o formato de consumo de diversos conteúdos na web. Foram surgindo cada vez mais sites, blogs, videoblogs, redes sociais virtuais, entre outras ferramentas que estreitaram as cyber relações. Somente em 2004 na Inglaterra surgiu o termo “podcast” que conhecemos hoje, a ideia veio de um jornalista que inseriu o termo em um artigo do famoso jornal inglês “the guardian". Em 2005 a Apple já disponibilizou o acesso a podcast na sua plataforma (o iTunes). No mesmo ano a Yahoo criou um diretório onde os usuários poderiam se inscrever e baixar os episódios. O Brasil seguiu a onda mundial e em 2006 o programa de rádio Café Brasil ganhou também o formato de podcast e é um dos mais acessados até hoje. 

Quem são os ouvintes dos podcasts?

Segundo pesquisas do Ibope (2019) 52% dos ouvintes são homens e 48% mulheres, e a idade média é de 34 anos. A região sudoeste do país é onde predominam os ouvintes de podcasts. Abaixo  pode-se ter uma visão por idade e região dos consumidores deste género de áudio.   

O boom das comunicações virtuais ampliou o formato de consumo de diversos conteúdos na web. Foram surgindo cada vez mais sites, blogs, videoblogs, redes sociais virtuais, entre outras ferramentas que estreitaram as cyber relações. Somente em 2004 na Inglaterra surgiu o termo “podcast” que conhecemos hoje, a ideia veio de um jornalista que inseriu o termo em um artigo do famoso jornal inglês “the guardian". Em 2005 a Apple já disponibilizou o acesso a podcast na sua plataforma (o iTunes). No mesmo ano a Yahoo criou um diretório onde os usuários poderiam se inscrever e baixar os episódios. O Brasil seguiu a onda mundial e em 2006 o programa de rádio Café Brasil ganhou também o formato de podcast e é um dos mais acessados até hoje. 

Consumidores do Podcast por idade

Fonte: Pesquisa Ibope Podcast – 2019

Consumidores do Podcast por região

Fonte: Pesquisa Ibope Podcast – 2019

Os ouvintes também em sua maioria possuem uma alta escolaridade, 57% concluíram o Ensino Superior, sendo que 21% possuem Pós Graduação e outros 29% estão cursando o Ensino Superior.

O Youtube apesar de não ser uma plataforma específica de áudio é onde a maioria dos ouvintes procuram ouvir seus podcasts. Três quartos dos ouvintes regulares do gênero utilizam smartphones como meio para escutar os programas. O YouTube e Spotfy lideram os acessos a podcasts entre brasileiros.


Podcast e educação na pandemia

Este gênero durante a pandemia do coronavírus ganhou mais força e tem servido de ferramenta para a educação, que com as medidas de distanciamento tiveram as aulas remanejadas para o ensino a distância. Dados do Spotify revelam que o consumo de podcasts dobrou no segundo trimestre de 2020 entre os ouvintes da plataforma. O aumento por conteúdos neste gênero é um estimulo à produção de áudio, e o mercado tem se mostrado com muitas novidades para a alegria dos ouvintes.

Muitos conteúdos na área da educação ganharam versões em podcasts recentemente. Pesquisas indicam que muitos livros também ganharam versões em áudio, são os audiobooks. Estes meios evidenciam que mesmo fora de sala de aula a produção e disseminação do conhecimento deve continuar e para isso os podcasts tem auxiliado na produção e transmissão de conteúdos de diversas áreas do conhecimento.

Autora: Karine Oliveira da Silva - 18101184

Acadêmica de Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Fontes:

https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/02/4903872-pandemia-redefiniu-o-crescimento-do-consumo-de-podcasts-e-audiolivros.html

https://www.comunique-se.com.br/blog/conheca-a-historia-do-podcast-no-mundo/

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/06/15/spotify-apostou-em-podcasts-e-entao-a-pandemia-mudou-o-que-ouvimos

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2019/11/02/interna_tecnologia,803272/brasil-se-consolida-como-o-segundo-maior-mercado-de-podcasts-do-mundo.shtml

https://www.b9.com.br/129662/enquanto-habitos-de-musica-retornam-ao-normal-consumo-de-podcasts-no-spotify-dobrou-no-ultimo-trimestre/

https://www.pravaler.com.br/podcast-os-melhores-programas-para-estudar/

https://www.comunique-se.com.br/wp-content/uploads/2020/01/BR_The_State_of_the_Podcast_Universe_2019.pdf

https://iabbrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Guia-IAB-Podcast_v2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário