quinta-feira, 15 de abril de 2021

          Big Data: O futuro dos Dados e Aplicações


  O uso de dados Big Data vem se tornando a cada dia um forte aliado das empresas que buscam passar na frente de sua concorrência, utilizando de maneira mais aprofundada as informações do mundo digital. 

 

Disponível em: http://apasshow.com.br/blog/index.php/2019/11/21/big-data-em-supermercados-mentalidade-para-conhecer-os-dados/

   Com o avanço da informática a procura pela extração de informações de uma grande base de dados vem crescendo. A Big Data vem como uma nova onda de tecnologia e arquitetura que busca dar valor e sentido a esta nova base de dados, ou seja, ela busca filtrar essa massiva quantidade de dados de forma objetiva, veloz e assertiva e transforma-las em informações importantes e valiosas para a gestão dos negócios. 

 


 "Tão importante quanto gerar informação é a capacidade de processamento de dados volumosos em alta velocidade. Isso se comprova pelo fato de que , nas últimas décadas, presenciamos o desenvolvimento de supercomputadores que atendam essa necessidade: quanto mais a tecnologia foi penetrando no meio social, mais informações as pessoas foram gerando e consumindo."

Volpato, Rufino e Dias (2014,pg 5).



    A analise de dados por Big Data possui um conjunto de ferramentas e softwares criados para otimizar a analise, a fim de obter insights que podem levar as organizações a obterem melhores decisões e direções estratégicas de negócio. Vale lembrar que para obter bons resultados é necessário ter em sua base bons dados coletados. 

     Essa base de dados pode ser obtida e estruturada por diversos meios como: registros de call center, postagens de redes sociais e blogs, dados de Customer Relationship Management, balanços patrimoniais e administrativos, assim como os chamados sentimentos das redes sociais, que nada mais são do que opiniões sobre, produtos, marcas, etc. existentes em posts ou mensagens de redes sociais. 

    Dados assim facilitam a descoberta de informações que estão muito além daquelas obtidas em relatórios sobre os dados existentes e produzidos por uma empresa. 






  A ánalise Big Data está pautada em 5 pilares (5 Vs): volume, variedade, velocidade, veracidade e valor. 

- Volume: Diz respeito a quantidade de informação;

- Variedade: Diz respeito a grande variedade de informação; 

- Velocidade: Diz respeito a agilidade com que os dados são produzidos; 

- Veracidade: Refere-se a autenticidade dos dados;

- Valor: É referente ao valor dos dados que são extraídos

  Quando se fala de projetos Bid Data, o principal foco deve ser em definir-se bem a estratégia para a extração de valor através dos dados analisados, ou seja, ter objetivos claros e metas do que se deseja obter e reconhecer. 



  A tecnologia Big Data pode ser implementada em varias rotinas de um negócio e é capaz de alavancar a estrutura de gestão de uma empresa. No entanto é importante frisar que apesar de um excelente aliado na produção de informações para a empresa é a gestão dos dados que fará com que a efetividade da vantagem competitiva aconteça. 


Aluna: Amábile Ventura Thiesen 

Referencia Bibliográfica: MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Big Data: o futuro dos dados e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2018. 230 p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=2LdiDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=big+data&ots=-4iQCc9iT7&sig=Q6g-0HaECpjjgpDJW_IFWfvbrzk#v=twopage&q&f=false. Acesso em: 15 abr. 2021.




Nenhum comentário:

Postar um comentário