segunda-feira, 12 de abril de 2021

Moodle e HOTmart: Plataformas AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Revolucionam o ensino e crescem durante a pandemia do Covid-19

Moodle e Hotmart: Plataformas AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)  Transformam o ensino e crescem  durante a pandemia do Covid-19.

As plataformas de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) têm sido aliadas durante esse período de isolamento social que o mundo tem presenciado, o crescimento na utilização das plataformas só é possível a medida dos avanços tecnológicos e do aumento do acesso à internet. As plataformas oferecem para o ensino a distância ferramentas alternativas de ensino e aprendizagem. Claro, não substituem de forma alguma o ensino presencial, mas têm demonstrado funcionalidades que atendem bem ao ensino EaD (Educação a distância)  e as aulas remotas (síncronas e assíncronas). As plataformas Moodle e a Hotmart, serão  objeto de análise para compreendermos melhor o contexto da educação  com o advento do covid-19 que obrigou escolas, universidades e cursos a fecharem as portas para o ensino presencial.

Atualmente as duas plataformas têm perfis de usuários diferenciados, embora as duas tenham funcionalidades bem parecidas, utilizam tecnologia LMS (Learning Management System) sistema de gestão de aprendizado, que chamamos aqui no Brasil de AVA. O moodle é utilizado por alunos de universidades, cursos e escolas publicas, a plataforma oferece aulas online e tem diversas funcionalidades de fácil compreensão, oferece aulas síncronas e assíncronas,  dentre  outras possiblidades. A plataforma HOTmart promove empreendedorismo através da educação à distancia, oferece uma estrutura que promete unir produtores de conteúdos (cursos), vendedores e  clientes ( alunos), ou seja, um ambiente virtual em que é possível produzir conteúdos e vende-los através de vendedores comissionados para clientes interessados. 

O crescimento dessas plataformas mostram como a educação nunca mais será a mesma após a pandemia. Temos um BOOM dessas startups que mostraram pra que vieram, aproveitando  o momento crítico do avanço da pandemia que impossibilitou o ensino presencial, elas apresentaram soluções que atendem a demanda social, conseguiram em curto período se adaptarem à crise e geraram alternativas funcionais, nesse caso soluções tecnológicas para a educação. De acordo com o próprio Moodle “havia 4.504.000 dispositivos ativos no aplicativo Moodle no último mês, vs 1,305,000 desta vez no ano passado,” dados de 2020.

Os serviços oferecido pelo Moodle têm algumas peculiaridades, a primeira delas é o sistema de gerenciamento de aprendizagem de código aberto, cabe destacar que código aberto não significa que é livre de cobranças, e sim que existe uma autonomia para os usuários, que decidem o que acontece na plataforma e como.  Além disso, a plataforma oferece atividades em grupo de forma remota, consegue medir progresso dos alunos, avaliações, oferece aprendizagem móvel (aplicativo) e segurança aos seus usuários. Por ser de código aberto a plataforma afirma estar de acordo com Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, sigla em inglês-General Data Protection Regulation) válido para união europeia, que é semelhante a recente LGPD ( Lei Geral de proteção de Dados) aprovada no Brasil.

De acordo com a revista  digital Pequenas empresas & grandes negócios   e o Instituto Millenium  a Hotmart fundada em 2011 em Minas Gerais, cresceu 80% e tem uma rede de 1,3 milhão de usuários cadastrados, está presente na Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia), Madri ( Espanha) e Amsterdã ( Holanda). A empresa oferece um serviço totalmente digital, consiste na venda de cursos que podem ser comprados por qualquer pessoa, um produtor no Brasil vende seu curso para um individuo em qualquer lugar, ou vice e versa, não precisa modificar o produto do zero, um único produto será vendido para milhares de pessoas, são vídeo aulas, Ebook’s, PDF, palestras, etc. Além disso oferece integração com formas de pagamentos permitindo facilidade na compra dos serviços.

Na contra mão desses avanços tecnológicos e do crescimento dessas plataformas surgem algumas questões, uma delas diz respeito ao acesso de uma parcela da população a modalidade de ensino ofertada.  Muitas pessoas simplesmente  não têm acesso à internet, ou não têm serviço de banda larga de qualidade,  um problema que afeta provavelmente usuários do moodle, pois na Hotmart o público realmente é diferenciado pela natureza da plataforma, ela vende cursos para quem pode comprar e certamente quem compra tem acesso à internet. O moodle  é um sistema de código aberto e está sendo utilizado em escolas, universidade e cursos e quem não tem acesso à internet não consegue usar. 

A pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), gerou oportunidades, além disso trouxe uma rápida transformação social, como um divisor de águas, daqui alguns anos acreditamos que vamos lembrar desse momento como um fenômeno de possibilidades, pessoas e empresas se reinventaram para sobreviverem à crise gerada pela contaminação do vírus, governos formaram unidades para buscar alternativas, a ciência  mostrou ser resiliente e altamente capaz de criar.  O ensino foi um dos desafios que de imediato precisou buscar alternativas diante  do isolamento. Vimos num curto prazo universidades, escolas e cursos  reinventarem suas formas de ensino utilizando plataformas de AVA para adaptarem-se a esse “novo normal”.

A utilização de AVA não  emerge desse período de pandemia, já era uma ferramenta utilizada para ensino e aprendizagem, o seu crescimento nesse período de pandemia se deu para atender à demanda da educação. Neste sentido, surge nesse cenário um processo disruptivo com a forma de ensino e de aprendizado, o ensino tomando novos ares, ampliam-se várias discussões em torno do sentido da educação, assim como coloca em xeque a educação à qual estamos acostumados. Softwares como o Moodle e o HOTmart oferecem uma dinâmica interativa que imita  a sala de aula, só perde para a questão do contato pessoal,  esse  inclusive é outro campo de discursão muito importante e necessário, a medida que cresce a demanda pelo ensino remoto, aparecem alguns problemas,  professores relatam ansiedade e sobrecarga de trabalho e alunos relatam dificuldade para acompanhar aulas a distância, há relatos de dificuldade com a internet, etc.

A tecnologia empregada nessas plataformas tendem a evoluir tentando suprir o distanciamento entre as pessoas, o moodle e a Hotmart vieram pra ficar e estão transformando nossa forma de aprender e de ensinar. O crescimento dessas empresas mostram  a capacidade do ser humano de se reinventar, de criar embora, as soluções tecnológicas não atendem a todos, temos presenciado algumas desigualdades no acesso ao ensino, coisa que no Brasil não é novidade, haja visto que educação de qualidade no Brasil é um desafio e tanto.

Atualmente  os principais benefícios do uso do AVA estão relacionados às soluções imediatas para a educação à distância, favorece a formação de redes virtuais de aprendizado, possibilita os alunos controlarem o tempo e escolherem a melhor  hora de estudo dependendo da forma como o conteúdo é disponibilizado, pois pode ser síncrono ou não. As ferramentas do moodle, por exemplo oferecem recursos  interativos através de fóruns, mensagens, vídeos, textos, WEB conferências e atividades em grupo, a usabilidade é bem intuitiva, não é difícil entender a interface do sistema. Como desvantagens temos: os inevitáveis problemas técnicos, má qualidade da internet, ou a falta dela em alguns casos, nem todos tem acesso, falta da interação pessoal e a exigência de organização por parte dos usuários para acompanhar as aulas, nem todos tem essa habilidade, o que prejudica o rendimento.

 Levando em consideração essas questões o crescimento dessas plataformas é resultado do avanço tecnológico possibilitado pela inclusão digital, espera-se que ao longo do tempo possam transformar a educação, tornando-a ainda mais acessível e inclusiva. O legado que vai ficar desse período de pandemia é a resiliência, a reinvenção e a educação mais participativa fruto da conexão das redes virtuais . Não é o fim das desigualdades no ensino, mas sim o início de uma nova forma de pensar na educação para além da tradicional sala de aula, o grande desafio desse processo está em romper com a barreira do distanciamento, pois até  agora somos frutos evolutivos de um longo período de  socialização que se deu exclusivamente através do contato entre as pessoas. 

Universidade federal De Santa Catarina

Discente: Indiara Soares Silva

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Referências:

BRASIL (org.). O que é COVID-19. 2020. Ministério da Saúde. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 02 fev. 2021.

EXAME. Unicórnio de Minas Gerais, Hotmart recebe aporte de R$ 735 milhões. 2020. Revista digital. Disponível em: https://exame.com/pme/unicornio-de-minas-gerais-hotmart-recebe-aporte-de-r-735-milhoes/. Acesso em: 01 abr. 2021.

HOTMART (Brasil). Sobre a empresa.. 2020. Disponível em: https://www.hotmart.com/pt/hotmart. Acesso em: 01 abr. 2021.

MOODLE (Austrália). Moodle LMS. 2020. Disponível em: https://moodle.com/pt/lms/. Acesso em: 31 mar. 2021.


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário