A consequência da era tecnológica no meio organizacional tem gerado
alterações na maneira de administrar, nas rotinas e também nos costumes, ou
seja, as mudanças da nossa atualidade tem promovido uma verdadeira
transformação na gestão dos negócios. Com este avanço as empresas
transformaram-se em organizações cada vez mais dinâmicas, hierarquizadas,
especializadas, demandando uma gestão eficaz (GUIMARÃES; ÉVORA, 2004).
Por essa ótica, as dificuldades impostas pela pandemia colocaram em voga
a eficiência na utilização dos dados para a sobrevivência das empresas em seus
respectivos ambientes. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatísticas), apenas na primeira quinzena de Agosto de 2020 a queda na
comercialização de serviços e vendas foi de 36,1% no Brasil. Essa queda é natural
e aceitável tendo em vista as medidas de isolamento implantadas em todo país.
Nesse momento, o comércio digital ganhou um protagonismo gigantesco, como
consequência da maior utilização da internet para a realização de compras de
produtos e serviços, o aumento no fluxo de usuários utilizando a banda larga e
consequentemente a maior exposição a anúncios fizeram com que o comércio
digital assumisse ainda mais o protagonismo nas vendas.
Como resultado de um maior tráfego na internet, houve também uma maior
geração de dados por parte dos usuários. Em um levantamento feito pela
International Data Corporation (IDC), a instituição afirma que a produção de dados
dobra a cada dois anos, fazendo com que existam 500 quatrilhões de dados
armazenados no universo digital.
Por isso, a formulação de processos internos para que esses dados sejam
analisados e utilizados de maneira eficiente, gerando insights e ajudando as
empresas a entender o ambiente ao qual estão inseridas é de suma importânciapara
o posicionamento estratégico da empresa visando o alcance dos seus
objetivos.
Em se tratando dos contextos estratégicos das empresas, temos que a
definição e previsão de ambientes é uma atividade fundamental para que a
organização consiga traçar sua estratégia visando seu sucesso. É dessa forma
que a análise de dados vem se destacando e ganhando verdadeiro protagonismo
nas tomadas de decisões das organizações.
A resolução de problemas complexos e que envolvem uma enorme gama
de dados é a tarefa atribuída ao analista de dados. A capacidade de criar padrões,
correlações e modelos preditivos em cima de dados, sejam eles estruturados,
semi-estruturados e não estruturados, tem elevado sua profissão a um nível de
importância antes não percebido. Através de um levantamento da plataforma
Workana, uma plataforma de conexão entre freelancer e empresas, a busca por
analistas de dados cresceu 2100% em 2020, ditando assim uma tendência no
mercado.
Autor: Sérgio Murilo de Mattos Filho
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