Aluno: Eduardo Alves da Silva
Matrícula: 18103997
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Fonte: SA Varejo
O treinamento das equipes das lojas físicas tem se tornado uma pauta de primeira ordem nos grupos de varejo multisite. A padronização do atendimento em todos os pontos de venda é o objetivo principal, com o intuito de garantir a mesma experiência de compra a todos os clientes da marca. Para conquistar este padrão, as empresas têm investido em plataformas de treinamento online que garantem às suas equipes de vendas o mesmo acesso à informação dos conteúdos sobre Visual Merchandising, estratégias de vendas, descrição de produtos e engajamento de marca.
Experiência de marca no ponto de venda
A experiência de marca é algo intrínseco ao PDV (ponto de venda), sendo nestes espaços físicos que o cliente tem a possibilidade de ver, sentir e provar os produtos da marca de perto, sendo este o grande diferencial frente às vendas online. Por isso, cada vez mais o treinamento das equipes dos PDVs tem ganhado protagonismo nas áreas de marketing e planejamento comercial das grandes marcas, pois somente com equipes capacitadas, alinhadas à cultura e que vendem aos clientes a percepção do universo da marca, garantindo desta forma a diferenciação frente aos concorrentes.
Plataformas de treinamento direcionadas ao varejo
Plataformas como a Konviva oferecem às empresas de varejo a possibilidade de padronizar os treinamentos das equipes dos PDVs e acompanhar o desempenho das equipes de perto. Com espaços para publicar vídeo-aulas, orientações de VM e materiais nutritivos com orientações sobre sucesso do cliente. Todas as atividades são estruturadas em trilhas de aprendizagem, neste sentido, a plataforma possibilita publicar atividades para avaliação das equipes, por meio de games e quiz, além do acompanhamento dos aprendizados. Também há espaços direcionados a interação entre as lojas, para incentivar iniciativas de ações locais e trocas de boas práticas entre os PDVs.
Esta forma de treinamento tem trazido bons resultados, como os vistos nas agências do Sicredi que alcançaram em 2020 um avanço no engajamento das equipes com relação aos treinamentos. Cerca de 64% das agências passaram a publicar conteúdos exclusivos direcionados aos associados, garantindo uma melhora na experiência do cliente. Entre os colaboradores a nova forma de treinamento realizada na plataforma, obteve um nível de satisfação superior a 90%, demonstrando como o modelo possibilita um aprendizado dinâmico e que mantém o engajamento das equipes.
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